Nossa Cidade

Atividade no Cesm marca Agosto Dourado de incentivo à amamentação

 

Pacientes atendidas pelo Cesm (Centro Especializado em Saúde da Mulher) participaram, nesta quarta-feira (15/08), de uma atividade especial em comemoração ao Agosto Dourado de incentivo ao Aleitamento Materno. O objetivo é conscientizar as futuras mamães, atendidas na unidade de saúde, sobre a importância de manter uma amamentação exclusiva até o sexto mês do bebê e prolongada até o segundo ano de vida. O evento contou com orientação prática sobre a forma correta de amamentar e a posição melhor indicada para mãe e bebê, além de exposição de cartazes e do depoimento de uma mãe.

Anuncio


Bruna Kacielly Pereira de Andrade é mãe do pequeno João, de quatro meses, que é amamentado com exclusividade. Servidora da Secretaria de Saúde, Bruna, que está em licença maternidade, participou do evento para contar sua experiência. “Apesar de tudo o que eu li e estudei durante a gravidez, só a experiência prática me fez entender como é amamentar. Tive algumas dificuldades, mas recebi orientação de uma profissional, e isso fez toda a diferença”, afirma. “O João só mama no peito, não recebe nenhum outro alimento, e está grande e tem ganhado peso de uma forma muito boa e saudável. Fico muito feliz em ser responsável por isso, por meio da amamentação”, destaca.

De acordo com a enfermeira Fátima Gomes, que atua na gerência de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde, o aleitamento materno proporciona muito mais do que o fortalecimento do vínculo entre mãe e bebê. “O bebê se desenvolve de forma mais segura e nutritiva, com menos chances de ter alergias e problemas respiratórios. Há também o fortalecimento do sistema imunológico, que é um ganho permanente”, explica a profissional. Para a mãe os benefícios são relacionados à saúde e autoestima, como prevenção do câncer de mama, redução do peso ganho durante a gravidez e satisfação em colaborar para o desenvolvimento saudável do filho.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo