Connect with us

Nossa Cidade

Atividades da campanha Novembro Azul orientam sobre saúde do homem

Prefeitura

Publicado

em

Neste mês, toda a sociedade se mobiliza pela campanha Novembro Azul de prevenção ao câncer de próstata. Em Hortolândia, a Prefeitura também aderiu à ação e iluminou a Ponte da Esperança (estaiada) de azul. Ao longo do mês, uma programação diversa levará mais conhecimento sobre a doença à população. As atividades começam nesta quinta-feira (07/11), com palestra na UBS Santa Clara. Confira a programação completa abaixo.

A Secretaria de Saúde de Hortolândia oferece os exames de ultrassom de próstata e de sangue (PSA, ou Antígeno Prostático Específico), que auxiliam no diagnóstico precoce. Para isso, o paciente deve ser consultado por um clínico geral na UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de casa, profissional que pode iniciar os exames necessários, como toque retal, e dar o encaminhamento para o especialista. A prevenção ao câncer de próstata é um importante aliado da saúde: cerca de 90% dos casos descobertos precocemente têm cura.

A próstata é uma glândula que só o homem possui e se localiza na parte baixa do abdômen, abaixo da bexiga e à frente do reto. O órgão envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. O câncer de próstata não dá sinais expressivos: é uma doença silenciosa.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a partir dos 50 anos de idade, todos os homens devem realizar exames preventivos contra o câncer de próstata, como acontece com as mulheres em relação ao câncer de mama. O principal exame é o toque retal. Por meio desta análise clínica, o médico pode suspeitar de câncer na próstata e indicar outros exames que confirmem ou descartem a doença.

“O toque retal pode ser realizado no consultório do clínico geral. Por isso, os pacientes que têm alguma suspeita devem procurar a unidade de saúde mais próxima de casa, uma vez que o generalista inicia o processo de diagnóstico na própria consulta”, destacou a secretária Interina de Saúde, Mary Guimar Almeida Rocha. Casos suspeitos de câncer de próstata são encaminhados para urologistas do Centro de Especialidades Médicas, médicos que solicitam o ultrassom e o PSA.

De acordo com informações da Secretaria de Saúde, todos os meses a Prefeitura realiza cerca de 650 exames PSA. O Antígeno Prostático Específico é uma enzima produzida pelas células da próstata. A alta concentração no sangue pode indicar alterações na próstata, como prostatite, hipertrofia benigna da próstata ou câncer de próstata, por exemplo. Por isso, o exame é complementar, e não diagnóstico. Pacientes que recebem o pedido deste exame nas unidades de saúde de Hortolândia são atendidos em cerca de 30 dias.

Já o ultrassom de próstata é mais específico no diagnóstico da doença, em conjunto com os exames complementares. A média mensal de pedidos atendidos pela Secretaria de Saúde é de cerca de 30 exames. Pedidos solicitados pelos médicos são agendados para atendimento do paciente em dois meses.

Além dos exames preventivos, é importante manter hábitos saudáveis. A prática de exercícios físicos regulares e uma alimentação balanceada, além de evitar o câncer, garantem mais qualidade de vida.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

Etecs divulgam lista de classificação geral do Vestibulinho

Portal Hortolândia

Publicado

em

A lista de classificação geral com os vestibulandos do processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o primeiro semestre de 2020 pode ser consultada no site www.vestibulinhoetec.com.br e na unidade em que o candidato pretende estudar.

A relação traz quem se inscreveu no Ensino Médio em todos os seus formatos, incluindo Ensino Técnico Integrado ao Médio (Etim) e Novotec Integrado; no primeiro termo do Ensino Técnico Integrado ao Médio na modalidade EJA; no primeiro módulo do Ensino Técnico (presencial, semipresencial e online); no processo de avaliação e certificação de competências para acesso às vagas remanescentes do segundo módulo para cursos técnicos e à segunda série do Ensino Médio; e para os cursos de Especialização.

A primeira lista dos convocados será divulgada na próxima segunda-feira (20) somente na unidade onde o candidato deseja estudar. Cabe a ele acompanhar a convocação.

Calendário para matrícula

Os convocados devem fazer a matrícula no horário definido pela unidade de ensino, nos dias relacionados abaixo, desde que não seja feriado municipal na cidade onde a Etec está localizada.

* 20 de janeiro:           primeira lista de convocação

* 21 e 22 de janeiro:   matrícula dos convocados da primeira lista

* 23 e 24 de janeiro:   divulgação dos convocados da segunda lista, nas respectivas Etecs, e matrícula

Caso as vagas não sejam preenchidas após a segunda chamada, outra lista deverá ser divulgada na Etec. Cabe ao candidato comparecer na unidade em que pretende estudar para acompanhar a convocação.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Centro de Convivência da Melhor Idade oferece atividade de férias

Prefeitura

Publicado

em

O CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) do Remanso Campineiro, espaço da Prefeitura de Hortolândia destinado à atividades para este público, está com a programação recheada durante as férias. Os idosos cadastrados no local podem praticar às segundas-feiras aulas de ginástica e artesanato; às terças-feiras, hidroginástica para homens e mulheres; às quartas-feiras,  ginástica; às quintas-feiras, hidroginástica para homens e mulheres, além de artesanato. Durante toda a semana, são disputados jogos de mesa em todos os horários. Na próxima quarta-feira (22/01), o espaço receberá a segunda aula de Oficina de Decoupage em Vidro.

A programação de verão para os idosos já cadastrados continua até o dia 31 de janeiro. O recadastramento ara as atividades de 2020 começa á partir do dia 28 de janeiro e vãi até o dia 07 de fevereiro. Para os interessados em começar a frequentar o espaço, novos cadastros podem ser feitos a partir do dia 10 de fevereiro. O Centro de Convivência da Melhor Idade fica localizado na rua Euclides Pires de Assis, nº 200, bairro Remanso Campineiro.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

Parques socioambientais de Hortolândia são opções de lazer no final de semana

Prefeitura

Publicado

em

O final de semana chegou e Hortolândia conta com espaços para diversão gratuita da família. Estamos no verão e nada melhor que curtir um passeio ao ar livre nos parques da cidade. Durante este período, a Prefeitura intensifica a limpeza e a poda do mato nas áreas de lazer, para que a população possa usar os locais com tranquilidade. 

Há opções para diversão gratuita e ao ar livre em diferentes bairros da cidade. No Jd. Santa Clara do Lago, o Creape (Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola), tem uma área verde para a prática de caminhada, espaço para piquenique, além de  um campo de areia na parte de trás do parque, ao lado do parquinho infantil, para a prática de futebol. Localizado na Rua Bolívia, 290, o Creape abre diariamente, das 6h às 20h. Além do campinho e da pista de caminhada, o local tem academia ao ar livre e outros espaços de convivência, bem como restaurante anexo.

Já na região central, o Parque Socioambiental Chico Mendes, cercado de árvores, é uma ótima pedida para quem quer curtir uma área verde em meio à agitação e comodidade que o centro da cidade pode oferecer. A grande pista de caminhada, que dá a volta no parque e a academia ao ar livre são as atrações para os fãs de práticas esportivas. Ao lado do parque, sorveterias, barzinhos e restaurantes são opções para se alimentar e hidratar neste calor. Também no centro, o Parque Socioambiental “Renato Dobelin” possui coreto e espaço para caminhada.

O Parque Socioambiental “Lago da Fé”, no Parque Gabriel é o “caçula” de todos os parques de Hortolândia. Construído no ano passado pela Administração, a pista de caminhada é o ponto alto do local, além da área com grama para a realização dos piqueniques. A iluminação de LED implantada pela Prefeitura no Lago da Fé permite a utilização no período noturno, proporcionando mais visibilidade e segurança aos frequentadores. 

Do outro lado da Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP-101), o Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jd. Nossa Senhora de Fátima, contempla uma pista de caminhada com vista para um lago cercado de árvores e uma deliciosa “sombrinha”, onde os bancos e mesas podem ser usados para alimentação e “passatempo” como uma partida de dominó, por exemplo. Academia ao ar livre para os desportistas e o playground para as crianças completam a diversão no espaço.

Na região do Jardim Carmen Cristina, o Parque Remanso das Águas também possui mesinhas e bancos para o descanso e um descontraído bate-papo entre amigos. A prática esportiva fica por conta da caminhada e da utilização das quadras para quem gosta de esportes coletivos e com bola. 

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo



Max Milhas