Connect with us

Nossa Cidade

Atividades de Educação Especial e Inclusiva para fazer em casa divertem e estimulam alunos

Prefeitura

Publicado

em

A cuidadora de idosos Simone da Silva Barreto, de 36 anos, moradora do Pq. São Miguel, incluiu na rotina diária em sua casa, nesta quarentena, momentos de contação de histórias para o filho Felipe, de 11 anos. O garoto tem paralisia cerebral e cardiopatia e, por isso, é uma das 150 crianças acompanhadas pela equipe de Escola Especial do Cier (Centro Integrado de Educação e reabilitação) Romildo Pardini, unidade educacional da Prefeitura de Hortolândia, vinculada à Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Os momentos lúdicos em família na casa do Felipe contaram com o suporte da equipe do Cier, que preparou com carinho materiais de apoio, como fantoches de papel e outras atividades. O conteúdo enviado para as famílias diverte e ajuda no estímulo e desenvolvimento das crianças.

“Todos os alunos foram contemplados com atividades específicas para este período em que as aulas estão suspensas, por conta da pandemia de Coronavírus”, destacou o diretor do Cier, Donizeti Faria. “Achei bem interessante o material que eu busquei no Cier para usar nas atividades em casa. Havia tinta guache, cola, giz de cera, bexigas e outras coisas. Mas o que o Felipe mais gostou foram as máscaras e fantoches para a contação de histórias. Até a historinha veio junto, escrita, para eu ler para ele”, avalia Simone. A mãe do aluno diz que também foi entregue pelo Cier uma lista de rotina, com horários pré-estabelecidos para atividades do dia a dia. “Pregamos na parede e tem sido útil para toda a família”, comentou.

“As atividades foram preparadas em forma de kits práticos, de acordo com os níveis de atendimento dos alunos, sendo: estimulação sensorial; vivência pedagógicas; oficinas ocupacionais assistidas; e oficinas ocupacionais de gerenciamento, capacitação e padaria artesanal”, explicou o diretor da unidade. As atividades realizadas no Cier fazem parte das ações de Educação Especial e Inclusiva oferecidas pela Prefeitura de Hortolândia.

AEE

Além dos alunos da Educação Especial atendidos exclusivamente no Cier, a Prefeitura de Hortolândia oferece o AEE (Atendimento Educacional Especializado) para 670 crianças com deficiência (auditiva, visual, múltiplas, física, síndromes autismo e surdocegueira), alunos que estão inseridos na rede regular de ensino. De acordo com a coordenadora da Educação Especial e Inclusiva, Regina Célia Dias A. Shigemoto, o AEE conta com 30 professores, que atuam nas 57 escolas municipais. “Para atender estes alunos neste período de pandemia, a equipe do AEE inicialmente orientou as famílias quanto à necessidade de ter e seguir uma rotina em casa, além de realizar atividades diversificadas, ajudando as crianças a superarem o atual momento”, explicou. Como material de apoio, as famílias receberam atividades impressas, jogos construídos pelo professor AEE e livros específicos. Além disso, conteúdo didático é postado no Blog Educação, que pode ser acessado no site da Prefeitura.

Todos os estudantes da rede municipal de ensino de Hortolândia, que frequentam as várias séries da Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos) encontram atividades específicas no Blog Educação, independente de serem ou não atendidos pela equipe do AEE. A diferença é que, no caso do AEE, os professores prepararam atividades específicas, de acordo com o desenvolvimento individual da criança. “As deficiências, as dificuldades e as limitações precisam ser reconhecidas, mas não devem restringir o processo de ensino. É necessário buscar formas, alternativas, para que todos possam aprender. Este é o nosso grande esforço”, destaca Regina.

Blog Educação

A Prefeitura de Hortolândia criou o “Blog Educação”, em que disponibiliza atividades escolares aos alunos da rede municipal de ensino, desde a Educação Infantil, Ensino Fundamental/Educação Integral até a EJA. Com o material, que pode ser conferido online no site oficial da Administração e, também, baixado para estudos offline, os estudantes mantém a rotina de estudos em dia.

A criação do “Blog Educação”, elaborado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia, é mais uma ação para proporcionar aos estudantes da rede municipal atividades que seriam passadas em sala de aula, fazendo com que eles mantenham a rotina diária de estudos remotos. De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, logo no início da suspensão das aulas, as escolas entregaram às famílias dos alunos livros didáticos e paradidáticos, com atividades diversas para serem realizadas em casa.

Dentro do blog principal, clicando nos links “Educação Infantil”, “Ensino Fundamental e Educação Integral” ou “EJA”, é possível encontrar as atividades por escolas. Conforme esclarece a Secretaria e Educação, Ciência e Tecnologia, cada escola é responsável pelo seu conteúdo, com identificação do ano, disciplina, nível ou área de conhecimento, facilitando o acesso e busca pelas atividades. No blog também estão disponíveis atividades pedagógicas relacionadas à Educação Especial, Educação Física, Inglês, além de Arte e Música.

De acordo com a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Sandra Fagundes Freire, as atividades do blog serão conferidas pelos professores, na escola, após o retorno das aulas. “Estamos nos adaptando para atender a comunidade escolar e acompanhar os alunos de uma forma diferenciada. As atividades permite um auxílio às famílias, para que os alunos possam estabelecer uma rotina ainda mais eficiente, em suas casas, garantindo o vínculo, a aprendizagem continuada, com muita leitura e atividades que relembram o conteúdo já visto. Mas, assim que as escolas reabrirem, as atividades serão conferidas, corrigidas e continuadas”, destacou Sandra.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

Shopping Hortolândia divulga novo horário de atendimento

Portal Hortolândia

Publicado

em

O Shopping Hortolândia é um centro comercial localizado na cidade de Hortolândia, São Paulo.

Inaugurado em 24 de novembro de 2011, o empreendimento conta com 120 lojas, sendo 5 Âncoras (C&A, Marisa, Hering, Mônica Sanches, Passarela, World Tennis, O Boticário, Pernambucanas, Lojas Americanas, Claro, TIM, CVC Viagens, Colchões Ortobom, Chilli Beans, McDonald’s, Burguer King, Habib’s, Subway, Grilleto, O Matuto, Chocolates Brasil Cacau e o Cinesystem), 1 (um) Atacadista (Tenda Atacado), além de um estacionamento com capacidade para 682 vagas.

O Shopping Hortolândia divulga que a partir de amanhã (08/05), opera em um novo horário

• Lojas e quiosques
Segunda a sábado, das 9h às 21h.
Domingos e feriados, das 14h às 20h.


• Praça de alimentação
Segunda a sábado, das 10h às 22h.
Domingos e feriados, das 11h às 21h.


• Cinema
Todos os dias, das 10h às 21h – (sessões encerradas às 21h).


• Academia Smart Fit
Segunda a sexta, das 6h às 21h.
Sábados e domingos, das 7h às 11h.


• Lotérica
Segunda a sábado, das 9h às 19h.
Domingos e feriados – FECHADA


• Tenda atacado
Segunda a sábado, das 6h às 21h.
Domingos e Feriados, das 8h às 18h.

• Drive-thru (carros) / Retirada (Takeaway)
Todos os dias, das 10h às 21h.


• Delivery – Alimentação
Todos os dias, das 10h às 22h.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Prorrogada novamente, Fase de Transição vai até 23 de maio em Hortolândia

Prefeitura

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia acatou, mais uma vez, a decisão do Governo do Estado e decidiu prorrogar por mais duas semanas a Fase de Transição para a retomada gradativa da economia, estipulada no Plano São Paulo de Retomada Consciente.

A quarta etapa se estenderá até o dia 23 de maio. O decreto 4.793, assinado pelo prefeito José Nazareno Zezé Gomes, foi publicado, nesta sexta-feira (07/05), na edição 1.203 do Diário Oficial Eletrônico do Município e está disponível no seguinte link, clique aqui . A terceira etapa da Fase de Transição, vigente desde o dia primeiro deste mês se encerraria neste domingo (09/05).

O novo decreto municipal permite a abertura, das 6h às 21h, de todos estabelecimentos comerciais e de serviços, dentre eles shoppings centers, galerias, restaurantes, lanchonetes, salões de beleza, barbearias, atividades culturais e parques, já a partir deste sábado (08/05), porém respeitando o novo percentual de restrição de limite de público que é de 30% da capacidade. Anteriormente, eles só poderiam abrir até as 20h. A retirada de produtos na porta dos estabelecimentos pelos sistemas “drive-thru” (cliente em veículo), “walk-thru” (cliente a pé) ou “take-away” (para viagem, com cliente a pé) pode se estender até as 21h.

Também estão autorizadas as celebrações individuais e coletivas em igrejas, templos e espaços religiosos, desde que seguidos rigorosamente todos os protocolos de higiene e distanciamento social. Parques municipais também poderão ficar abertos, entre as 6h às 18h.

A nova regulamentação mantém o toque de recolher no município, porém ampliando o horário de circulação. Fica restrita a circulação de pessoas, das 21h às 5h, e o atendimento presencial em estabelecimentos comerciais e de serviços, das 21h às 6h.

Estabelecimentos que descumprirem as determinações estão sujeitos a multa com base no artigo 112 da Lei nº 10.083, de 23 de setembro de 1998, que dispõe sobre o Código Sanitário do Estado de São Paulo.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura conclui construção de calçada e ciclovia na Av. da Emancipação

Prefeitura

Publicado

em

A obra de construção da terceira faixa da avenida da Emancipação avança. A Prefeitura de Hortolândia concluiu a construção da nova calçada com a pintura da ciclovia, no trecho desde o cruzamento com a rua Barão de Itapura até a saída para a Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101), no sentido Monte Mor. Agora, as equipes da Administração MunIcipal trabalham na preparação do terreno no último trecho que receberá o complemento da faixa de rolagem. A maior parte da faixa já recebeu asfalto. De acordo com a Secretaria de Obras, simultaneamente, são realizados outros ajustes com apoio de maquinários, como nivelamentos necessários no local.  Ao todo, são 550 metros de nova pista.

Após a obra, motoristas que seguirem pela avenida da Emancipação, sentido Monte Mor/Rodovia dos Bandeirantes, terão maior fluidez no trânsito, sem a necessidade de parar no trevo da EMS. O objetivo da Prefeitura é acabar com o congestionamento de veículos que se forma neste trecho da avenida, principalmente em horários de pico. Outra obra será realizada pela Administração Municipal, neste mesmo contrato, na Avenida da Emancipação, mas no sentido de entrada da cidade. Trata-se da adequação viária que tornará o trânsito mais seguro para quem vem a Hortolândia pela SP-101.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Populares