Nossa Cidade

Audiência Pública discute Plano de Mobilidade Urbana

As propostas de melhorias para trânsito e transporte que foram apresentadas pela população durante Audiência Pública em setembro do ano passado serão discutidas novamente e encaminhado para aprovação em nova Audiência, nesta quinta-feira (07/04), às 19h, na Câmara Municipal. Toda a população pode participar do encontro, cujo objetivo é validar o que foi proposto no último encontro para o Plano Municipal de Mobilidade Urbana e compor o texto com as diretrizes de investimentos nesta área à serem realizadas nos próximos 10 anos pela Prefeitura de Hortolândia. Com o texto finalizado, a documentação seguirá para aprovação pela Câmara.

O objetivo do Plano de Mobilidade Urbana é abranger diretrizes para o sistema viário, tráfego, trânsito, ciclovias, trânsito de pedestres, acessibilidade, além de obras que vão colaborar para a eficiência do sistema viário pelos próximos 10 anos. Estas medidas vão disciplinar o crescimento do município de maneira ordenada, de modo que atenda e integre todos os aspectos da mobilidade urbana.

Anuncio


O Plano é uma exigência do Ministério das Cidades aos municípios com mais de 200 mil habitantes. Em Hortolândia, a elaboração destas diretrizes é realizada por empresa contratada por licitação. Entre os principais assuntos sugeridos estão acessibilidade e ampliação de acessos às cidades da região.

“A melhoria da acessibilidade em nosso município, principalmente nas calçadas, foi um tema bastante comentado entre as possíveis propostas que devem entrar no Plano. Além disso, a população apontou a necessidade de ampliar as ligações viárias com outros municípios, ação que depende de parceria com o governo estadual e com as concessionárias que administram estradas na região”, disse o diretor do Departamento de Mobilidade Urbana, Sidney Fraga Alves.

Como etapa prévia à elaboração do Plano de Mobilidade, a Prefeitura concluiu o Plano Diretor de Sistema Viário em 2014. O documento prevê pontes e viadutos em diversos pontos da cidade, além de avenidas marginais, rotatórias e ciclovias que vão integrar as regiões e facilitar o ir e vir das pessoas pelos próximos 20 anos. Algumas destas obras já foram entregues; outras estão em andamento.

Obras

Os investimentos da Prefeitura de Hortolândia em mobilidade urbana são prioridade no governo do Prefeito Antonio Meira. Além de melhorar a qualidade do sistema de transporte coletivo urbano, a Administração Municipal realiza obras com o intuito de garantir sistema viário ágil e eficiente.

Em 2015, o prefeito lançou o pacote de intervenções “Hortolândia Mais Bonita”. O Programa contempla um conjunto de obras para garantir melhorias no sistema de trânsito em todas as regiões, visual moderno para a cidade e mais qualidade de vida. Parte das ações são realizadas com investimentos de R$ 50 milhões, uma parceria da Prefeitura com o governo federal por meio do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento).

As intervenções deste programa preparam a cidade para o constante aumento no número de veículos. De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano, nos últimos 10 anos, a quantidade de automóveis emplacados em Hortolândia saltou de 36.054, em 2005, para 90.124, em 2015, uma elevação de 150% na quantidade de veículos circulando pelas ruas de Hortolândia.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo