Nossa Cidade

Aula de zumba encerra atividades do “Outubro Rosa”, domingo (29/10)

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, realiza, neste domingo (29/10), a partir das 9h, uma aula gratuita de zumba. O evento faz parte do conjunto de ações realizadas pela Administração no “Outubro Rosa”, que alerta para prevenção do câncer de mama. A aula será realizada no Setor Cultural “Arlindo Zadi”, localizado na rua Graciliano Ramos, nº 280, no Jardim Amanda II. Homens e mulheres de todas as idades podem participar.

 “Nossa Administração realiza ações para alertar as mulheres sobre os riscos do câncer de mama. Na semana passada, a caminhada foi um sucesso e esperamos que, neste domingo, também possamos levar um bom número de pessoas para a prática esportiva neste evento”, observa o secretário de Cultura, Esportes e Lazer, Francisco Raimundo da Silva.

Anuncio


OUTUBRO ROSA

As ações do Outubro Rosa fazem parte do Programa Viva Mais, um conjunto de ações do governo, que tem o objetivo de garantir maior longevidade com qualidade de vida à população, por meio da adoção de hábitos saudáveis.

Desde o início do mês, diversas atividades são promovidas com o objetivo de incentivar as mulheres a realizarem o autoexame, que auxilia no diagnóstico precoce do câncer de mama, o que aumenta as chances de cura da doença.

O prédio do novo HORTOFÁCIL recebeu iluminação rosa, também uma referência à prevenção do câncer de mama. A caminhada realizada no domingo (22/10) também fez parte das atividades de prevenção.

CÂNCER DE MAMA

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos. Este é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Especificamente no Brasil, esse percentual é um pouco mais elevado e chega a 28,1%. Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do SUS (Sistema Único de Saúde). Quanto mais precoce a doença for identificada, maior a chance de cura.

Em Hortolândia, o atendimento inicial é realizado nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) ou USFs (Unidades de Saúde da Família), por um médico ginecologista. Casos suspeitos de câncer de mama são encaminhados para o Cesm (Centro Especializado em Saúde da Mulher), unidade onde é possível realizar mamografia e ultrassom, exames de diagnóstico da doença. No local, profissionais especializados analisam estes exames e, caso seja necessário, encaminha pacientes para atendimento e tratamento em unidades de referência na região.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo