Connect with us

Nossa Cidade

Aumento de mais de 200% na coleta seletiva em Hortolândia

Portal Hortolândia

Publicado

em

População de Hortolândia mais que dobrou a separação de lixo para a coleta seletiva. Prova disso é que o serviço de coleta seletiva porta a porta, implantado pela Prefeitura, recolheu cerca de 375 toneladas de materiais recicláveis em 2019. Em 2018, quando o serviço foi implantado foram recolhidos cerca de 116 toneladas de materiais recicláveis.

O serviço de coleta seletiva porta a porta foi implantado pela Prefeitura de Hortolândia inicialmente nos bairros Parque Ortolândia e Jardim Firenze. Hoje, o serviço beneficia 32 dos 114 bairros da cidade, atendendo cerca de 20 mil famílias. A meta da Prefeitura é atender toda a cidade, pouco a pouco.

A coleta seletiva (porta a porta e voluntária) é uma ação da Prefeitura, vinculada ao PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento) e à Agenda Verde. Ambas as iniciativas visam envolver a população na tarefa de fazer o descarte correto de lixo e manter a cidade limpa. Incluem diversas ações de cidadania, dentre elas palestras de conscientização ambiental e plantio de árvores, bem como ações de zeladoria e coleta de lixo e entulho descartados irregularmente pelas ruas de Hortolândia.

O serviço é realizado pela Secretaria de Serviços Urbanos por meio do consórcio Horto Ambiental. A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realiza o monitoramento diário da coleta com o objetivo de ampliar e melhorar a forma do descarte de recicláveis. De acordo com dados do consórcio, houve ampliação e participação significativa da população, sendo que em dezembro de 2019 foram coletadas 36,5 toneladas. Já em dezembro de 2018, o total de material reciclável coletado foi de cerca de 26 toneladas.  

A coleta seletiva é importante por trazer melhor qualidade de vida para a população. O serviço também representa economia, uma vez que o município poupa recursos com o transporte e aterramento dos resíduos. O material recolhido pelo serviço é encaminhado para a Cooperativa Águia de Ouro, parceira da Prefeitura. Fundada em 2001, a cooperativa reúne atualmente 25 cooperados, pessoas entre 29 e 62 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social. Com o que a cooperativa arrecada com a coleta, triagem e venda de recicláveis, cada cooperado ganha de R$ 1.180,00 a R$1.500,00 por mês. A cooperativa também recebe os materiais recicláveis que a população descarta nos oito PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de Entulhos e outros materiais recicláveis) e 21 LEVs (Locais de Entrega Voluntária de recicláveis) existentes na cidade.

A secretária adjunta da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento Oliveira, comemora os números positivos do serviço de coleta seletiva em 2019, em especial, no mês de dezembro, destacando que este bom desempenho é resultado do trabalho que a Prefeitura tem realizado junto com a população. “Os dados demonstram que  a Administração Municipal avança na sustentabilidade, pois, além de proteger o meio ambiente,  minimiza o impacto no aterro sanitário e ainda fortalece a cooperativa de reciclagem do município, gerando emprego e renda, atendendo assim a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal Nº 12.305/2010) e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Com isso, a Prefeitura proporciona uma cidade mais limpa, organizada e com qualidade vida”, destaca Eliane.

Nossa Cidade

Shopping Hortolândia divulga novo horário de atendimento

Portal Hortolândia

Publicado

em

O Shopping Hortolândia é um centro comercial localizado na cidade de Hortolândia, São Paulo.

Inaugurado em 24 de novembro de 2011, o empreendimento conta com 120 lojas, sendo 5 Âncoras (C&A, Marisa, Hering, Mônica Sanches, Passarela, World Tennis, O Boticário, Pernambucanas, Lojas Americanas, Claro, TIM, CVC Viagens, Colchões Ortobom, Chilli Beans, McDonald’s, Burguer King, Habib’s, Subway, Grilleto, O Matuto, Chocolates Brasil Cacau e o Cinesystem), 1 (um) Atacadista (Tenda Atacado), além de um estacionamento com capacidade para 682 vagas.

O Shopping Hortolândia divulga que a partir de amanhã (08/05), opera em um novo horário

• Lojas e quiosques
Segunda a sábado, das 9h às 21h.
Domingos e feriados, das 14h às 20h.


• Praça de alimentação
Segunda a sábado, das 10h às 22h.
Domingos e feriados, das 11h às 21h.


• Cinema
Todos os dias, das 10h às 21h – (sessões encerradas às 21h).


• Academia Smart Fit
Segunda a sexta, das 6h às 21h.
Sábados e domingos, das 7h às 11h.


• Lotérica
Segunda a sábado, das 9h às 19h.
Domingos e feriados – FECHADA


• Tenda atacado
Segunda a sábado, das 6h às 21h.
Domingos e Feriados, das 8h às 18h.

• Drive-thru (carros) / Retirada (Takeaway)
Todos os dias, das 10h às 21h.


• Delivery – Alimentação
Todos os dias, das 10h às 22h.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Prorrogada novamente, Fase de Transição vai até 23 de maio em Hortolândia

Prefeitura

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia acatou, mais uma vez, a decisão do Governo do Estado e decidiu prorrogar por mais duas semanas a Fase de Transição para a retomada gradativa da economia, estipulada no Plano São Paulo de Retomada Consciente.

A quarta etapa se estenderá até o dia 23 de maio. O decreto 4.793, assinado pelo prefeito José Nazareno Zezé Gomes, foi publicado, nesta sexta-feira (07/05), na edição 1.203 do Diário Oficial Eletrônico do Município e está disponível no seguinte link, clique aqui . A terceira etapa da Fase de Transição, vigente desde o dia primeiro deste mês se encerraria neste domingo (09/05).

O novo decreto municipal permite a abertura, das 6h às 21h, de todos estabelecimentos comerciais e de serviços, dentre eles shoppings centers, galerias, restaurantes, lanchonetes, salões de beleza, barbearias, atividades culturais e parques, já a partir deste sábado (08/05), porém respeitando o novo percentual de restrição de limite de público que é de 30% da capacidade. Anteriormente, eles só poderiam abrir até as 20h. A retirada de produtos na porta dos estabelecimentos pelos sistemas “drive-thru” (cliente em veículo), “walk-thru” (cliente a pé) ou “take-away” (para viagem, com cliente a pé) pode se estender até as 21h.

Também estão autorizadas as celebrações individuais e coletivas em igrejas, templos e espaços religiosos, desde que seguidos rigorosamente todos os protocolos de higiene e distanciamento social. Parques municipais também poderão ficar abertos, entre as 6h às 18h.

A nova regulamentação mantém o toque de recolher no município, porém ampliando o horário de circulação. Fica restrita a circulação de pessoas, das 21h às 5h, e o atendimento presencial em estabelecimentos comerciais e de serviços, das 21h às 6h.

Estabelecimentos que descumprirem as determinações estão sujeitos a multa com base no artigo 112 da Lei nº 10.083, de 23 de setembro de 1998, que dispõe sobre o Código Sanitário do Estado de São Paulo.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura conclui construção de calçada e ciclovia na Av. da Emancipação

Prefeitura

Publicado

em

A obra de construção da terceira faixa da avenida da Emancipação avança. A Prefeitura de Hortolândia concluiu a construção da nova calçada com a pintura da ciclovia, no trecho desde o cruzamento com a rua Barão de Itapura até a saída para a Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101), no sentido Monte Mor. Agora, as equipes da Administração MunIcipal trabalham na preparação do terreno no último trecho que receberá o complemento da faixa de rolagem. A maior parte da faixa já recebeu asfalto. De acordo com a Secretaria de Obras, simultaneamente, são realizados outros ajustes com apoio de maquinários, como nivelamentos necessários no local.  Ao todo, são 550 metros de nova pista.

Após a obra, motoristas que seguirem pela avenida da Emancipação, sentido Monte Mor/Rodovia dos Bandeirantes, terão maior fluidez no trânsito, sem a necessidade de parar no trevo da EMS. O objetivo da Prefeitura é acabar com o congestionamento de veículos que se forma neste trecho da avenida, principalmente em horários de pico. Outra obra será realizada pela Administração Municipal, neste mesmo contrato, na Avenida da Emancipação, mas no sentido de entrada da cidade. Trata-se da adequação viária que tornará o trânsito mais seguro para quem vem a Hortolândia pela SP-101.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Populares