Connect with us

Nossa Cidade

Autismo será debatido em ciclo de palestras virtuais gratuitas em Hortolândia

Prefeitura

Publicado

em

Especialistas, estudantes de Pedagogia e outras áreas, além do público em geral, terão a oportunidade de participar, na próxima semana, de um ciclo de palestras online gratuitas sobre TEA (Transtornos do Espectro do Autismo), promovida pelo Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo), em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Hortolândia, órgão independente acompanhado pela Prefeitura de Hortolândia. As palestras, com tema “Transtorno do Espectro do Autismo e os desafios para pais e profissionais: uma combinação necessária”, acontecem de 8 a 11 de junho, sempre às 19h, com acesso pelo link bit.ly/teatalkshortolandia, que direciona o interessado diretamente para a sala de palestras do aplicativo Zoom. A participação dá direito a certificado de evento acadêmico, emitido no final de cada sessão.

Entre os palestrantes, estão profissionais da Prefeitura de Hortolândia, como a coordenadora de Educação Especial e Inclusiva da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, Regina Célia Dias A. Shigemoto, especialista em deficiência intelectual e em psicopedagogia, entre outras qualificações; e o diretor do Cier (Centro Integrado de Educação e reabilitação) “Romildo Pardini”, Donizeti Faria, especialista em deficiência intelectual, inclusão escolar e psicopedagogia, além de outras formações.

A presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Hortolândia, Andresa Galdina de Alcantara, também será uma das palestrantes. “A parceria da Universidade Adventista com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência tem como objetivo envolver alunos, profissionais, familiares e comunidade na conscientização dos direitos da pessoa com deficiência, proporcionando conhecimentos, reflexões, quebras de preconceito, discriminação e adequação as necessidades da pessoa com deficiência”, destaca. 

O evento é importante para levar conhecimentos sobre o autismo. De acordo com a coordenadora da Educação Especial e Inclusiva, na rede municipal de ensino de Hortolândia há 150 alunos com autismo. “É importante conhecer as diversas possibilidades de trabalho e ainda saber das potencialidades e dos pontos frágeis da pessoa com autismo, levando em conta que cada ser humano é único, não existe uma criança com autismo igual à outra. Este ciclo de palestras traz a teoria para realidade, facilitando o aprendizado dos universitários e os tornando sensíveis em relação ao respeito às diferenças”, destaca Regina.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Com mais duas fatalidades por Coronavírus, Hortolândia soma 41 óbitos

Portal Hortolândia

Publicado

em

A prefeitura de Hortolândia confirmou na tarde desta quarta-feira (08) mais uma morte por Covid-19. Essa é a 2ª morte registrada hoje , somando um total de 41 óbitos na cidade.

Uma das pacientes era uma mulher de 78 anos,que foi internada na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia no dia 28/06,mesma data que foi colhido exame para Covid-19, recebeu alta no dia 30/06,mas teve nova internar;:ao na U.R. em 05/07. O resultado positivo recebido em 07107. O falecimento aconteceu dia 05/07.

A outra paciente era uma mulher de 91 anos, que foi internada na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia no dia 30/06, mesma data que foi coletado o exame para Covid-19. O resultado positivo para Coronavírus foi recebido no dia 07107. O falecimento aconteceu no dia 02/07.

Ambas as pacientes tinham outras comorbidades.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Veículo avança sinal vermelho e colide contra outro no centro de Hortolândia

Redação

Publicado

em

Por

Dois veículos colidiram após um deles avançar o sinal vermelho, no centro de Hortolândia, na tarde desta quarta-feira (8).

O acidente aconteceu por volta das 16h, no cruzamento entre a rua Nelso Pereira Bueno com a Luiz Camilo de Camargo.

A Guarda Municipal e o Departamento de Trânsito estiveram no local para organizar o trânsito até a retirada dos veículos.

Não houve feridos.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura reforça sinalização de trânsito em frente a mais uma escola

Prefeitura

Publicado

em

Mais uma etapa do reforço e implantação de sinalização em ruas localizadas em frente a escolas foi realizada, na manhã desta quarta-feira (08/07), por equipes da Prefeitura de Hortolândia. Faixas de pedestres, retenção e alertas como “PARE” foram pintados entre as ruas José Moscardini e Delmira Antônia de Jesus, próximo à escola infantil Girassol, no Jardim Nossa Senhora de Fátima.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, a ação garantirá mais segurança no trânsito da região para pais, alunos e motoristas, após o reinício das aulas na unidade de ensino. Além disso, o trabalho organiza o trânsito e evita o excesso de velocidade por parte dos motoristas e ajuda na travessia de pedestres. O serviço acontece, diariamente, em diversas regiões da cidade e continuará nos próximos dias.

Implantação de lombadas

Para evitar o excesso de velocidade dos motoristas, a Prefeitura também implantou mais uma lombada na avenida Joaquim Martarolli, próximo à Câmara Municipal, além de outra na rua Benedito Alves Pinto, na mesma região.

O reforço e a implantação da sinalização viária estão entre as diversas ações realizadas pela Prefeitura para aumentar a segurança no trânsito da cidade. Em 2017, foi criado um pacote de medidas para reduzir os acidentes de trânsito. Além da sinalização, o pacote inclui a instalação de radares para fiscalização, que funcionam desde janeiro do ano passado, e ações educativas com motoristas e a comunidade em geral.

De janeiro a março deste ano, foram registrados três óbitos causados por acidentes nas vias de Hortolândia. Em maio, nenhum acidente fatal foi registrado na cidade. Os dados do Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo) apontam que o município cumpriu a meta estabelecida pelo Governo Estadual para o período. Segundo o Infosiga, Hortolândia registra os menores índices de violência no trânsito desde 2015, quando o órgão passou a disponibilizar as estatísticas, por meio do site oficial da entidade.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares