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Av. Antônio da Costa Santos recebe paradas de ônibus metropolitano

 

A movimentação de máquinas e operários no canteiro de obras do Corredor Metropolitano Noroeste “Vereador Biléo Soares”, no Jd. Nova América, é intensa. Nesta semana, o trabalho se divide em diversas frentes de trabalho. Uma das equipes trabalha na instalação da cobertura das paradas de ônibus sobre as estruturas construídas ao longo do traçado do Corredor na avenida Antônio da Costa Santos. Ao todo, são cinco abrigos duplos: cada um tem acesso para embarque e desembarque em ambos os lados, uma vez que estão instalados no canteiro central da avenida. As estruturas foram construídas na avenida, mas a cobertura foi moldada em outro canteiro, sendo que o transporte até os abrigos e a instalação segue em andamento. Dois abrigos já estão prontos e os restantes devem ser finalizados nos próximas semanas.

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O serviço é executado pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e acompanhado pela Prefeitura. Além da finalização das paradas de ônibus, as demais frentes de trabalho avançam com as obras de abertura viária, sentido Parque Perón até a SP-101 (Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença); criação de acessos entre os imóveis localizados na avenida, até o corredor expresso; implantação de guias e sarjetas; além de plantio de grama.

Para a realização da atual etapa de trabalho, que inclui escavação, drenagem e pavimentação, a EMTU bloqueou a avenida Antônio da Costa Santos, entre as ruas São Francisco da Glória e Congonha, com apoio da equipe da Secretaria de Mobilidade Urbana. A previsão é que a via seja liberada nas próximas semanas.

A obra, quando finalizada, vai possibilitar o tráfego de veículos pela Ponte da Esperança, construída pela Prefeitura de Hortolândia para integrar as regiões Leste (Jd. Novo Ângulo) e Oeste (Jd. Amanda) da cidade. A partir do Parque Peron, o traçado do Corredor Metropolitano segue pelo bairro Chácaras Nova Boa Vista, até o km 5 da SP-101, onde a concessionária Rodovias do Tietê implanta um dispositivo de acesso ao corredor expresso e à Ponte da Esperança. Quando todas as etapas estiverem prontas, o Corredor Metropolitano proporcionará a ligação viária de Americana até Campinas.

O Estado investe R$ 58,2 milhões nas obras em Hortolândia, que incluem a interligação da avenida Olívio Franceschini com a ponte; o viário da ponte até a SP-101, com duas alças de acesso do Corredor à rodovia, nos sentidos Monte Mor e Campinas; duas estações de transferência nos bairros Peron e Rosolen; cinco estações de embarque e desembarque; além de um CCO (Centro de Controle Operacional), na avenida Olívio Franceschini; e de um viaduto na SP-101, na altura do Jardim Rosolen.

Rota alternativa

A Prefeitura instalou placas para orientação dos motoristas sobre os desvios que devem ser utilizados na região do Jd. Nova América, onde o trânsito está bloqueado para as obras do Corredor Metropolitano. Para acesso à região Central, os motoristas e os coletivos devem seguir pela rua Monte Azul, passando pela rua Congonhas, rua José Roberto da Silva, rua Gildo Begosso, rua João Ravanhani, retornando para a rua Antônia Luzia de Jesus através da rua Adail Alves da Silva.

As linhas de ônibus urbanos e intermunicipais também sofrem alterações. O ponto final dos coletivos, situado próximo a Igreja Santa Edwiges, se deslocará para a rua Monte Azul, lateral ao campo de futebol de bairro.

PIC

A obra do Corredor Metropolitano e a liberação da Ponte da Esperança para o tráfego de veículos são obras que fazem parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), programa que prevê mais de 100 intervenções e serviços que promoverão o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

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