Nossa Cidade

Av. São Francisco de Assis recebe novas luminárias LED no canteiro central

Nesta terça-feira (21/01), a Prefeitura de Hortolândia deu início ao trabalho de instalação das novas luminárias com lâmpadas de LED na avenida São Francisco de Assis, no trecho que atualmente recebe investimentos em duplicação, desde a Vila Real até o Parque do Horto. As novas luminárias seguem o padrão das que foram instaladas, em 2019, em diversos pontos da cidade. De acordo com a Secretaria de Obras, outras avenidas da cidade também receberão luminárias com lâmpadas LED, que proporcionam maior potencial de luminosidade, garantindo mais segurança para motoristas e pedestres, além de embelezamento das vias públicas.

Os demais locais contemplados com o atual contrato de iluminação são: a ponte de ligação do Jd. Novo Cambuí com o Parque Gabriel; a avenida José Augusto de Araújo (Novo Estrela); a ponte do Jd. São Sebastião; o trecho viário de ligação do Jd. Nova Alvorada até o Jd. Santa Clara do Lago II; a avenida Olívio Franceschini (trecho próximo ao Condomínio Residencial Jd. de Mônaco); a rotatória do Hospital Mário Covas; a avenida Panaíno; e a avenida da Emancipação (trecho próximo ao Good Bom).

Anuncio


A meta do prefeito Ângelo Perugini é que, até o final deste ano, todos os 22 mil pontos de iluminação pública, em toda a cidade, sejam de LED. Para isso, a Prefeitura conclui uma PPP (Parceria Público-Privada), que prevê diversas ações de modernização da rede pública. Em setembro, dois consórcios foram considerados aptos a prosseguir na concorrência para assumir os serviços de monitoramento inteligente, expansão, operação e manutenção dos pontos de iluminação da cidade. Por meio de transmissores de dados em cada luminária, o monitoramento inteligente possibilitará, por exemplo, reduzir o nível de luminosidade das lâmpadas nos horários em que há menos fluxo de pessoas nas avenidas e parques, colaborando para a economia de energia. Além disso, será possível monitorar falhas, como lâmpadas queimadas, o que garantirá manutenção mais rápida.

As ações de modernização da rede de iluminação pública garantirão eficiência energética e economia aos cofres públicos. Com a medida, a Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica estima que a Prefeitura reduza em até 50% os custos com iluminação pública. “Hoje, pagamos R$ 600 mil por mês em iluminação pública. Com as lâmpadas de LED, vamos pagar 200 mil. É com esta economia investiremos na troca das lâmpadas”, justificou o prefeito.

PIC

Os investimentos em iluminação pública fazem parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento) implantado pelo prefeito para incentivar o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. O programa prevê mais de 100 obras e serviços, em diversas áreas. Para estas intervenções, o município conta com apoio de recursos da iniciativa privada e dos governos estadual e federal, sendo que a principal fonte de recursos é um financiamento junto ao banco internacional CAF.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo