Nossa Cidade

Avança implantação de vielas para esgoto no Jd. N. Sra. Auxiliadora

 

A Prefeitura de Hortolândia acompanha as obras de implantação de vielas sanitárias para coleta de esgoto domiciliar, realizadas pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Atualmente, o serviço se concentra nas ruas do Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, onde cerca de 500 imóveis serão beneficiados com o afastamento de dejetos após a conclusão do serviço. Atualmente, a cobertura da rede de coleta de esgoto atinge 95% em Hortolândia. As obras que garantirão a universalização do serviço avançam e a previsão é que até 2020 todo o esgoto da cidade seja coletado e tratado. Entre os bairros que ainda receberão vielas em trechos de quadras estão o Parque Ortolândia, Vila Real e Jardim Nova Hortolândia.

Anuncio


A implantação das vielas acontece em todos os locais onde a rede coletora que passa nas ruas não é capaz de captar o esgoto dos imóveis por gravidade, por ser imóveis instalados em partes baixas das quadras. Nestes casos, a tubulação é implantada na parte dos fundos dos imóveis, num trecho onde não pode haver construções de alvenaria. “Há anos lutamos para que todas as residências de Hortolândia tenham esgoto coletado e tratado. Em parceria com a Sabesp, estamos próximos de alcançar essa meta, uma conquista do povo. Saneamento básico representa mais qualidade de vida e higiene, além da valorização dos imóveis”, observa o prefeito Angelo Perugini. 

Luta pelo esgoto

A luta histórica da população de Hortolândia por esgoto começou na década de 1980 e viu os primeiros resultados a partir de 2005, na primeira gestão do prefeito Angelo Perugini que, em parceria com a Sabesp, fez Hortolândia sair do marco zero de coleta e tratamento de esgoto para 95% de cobertura do serviço. Esse resultado contou principalmente, com a participação popular.

Histórico – Esgoto em Hortolândia

•Década de 80: organização de movimentos populares em prol do esgoto

•1997: a Sabesp assume os serviços de água e esgoto na cidade. No contrato de concessão é previsto o prazo de dois anos para oferecer coleta e tratamento de esgoto.

•2003: a Sabesp inicia as obras da ETE, paralisadas depois por questões jurídicas envolvendo a concessionária e a empreiteira contratada para realizar a obra.

•2005: o prefeito Angelo Perugini assume a Prefeitura e inicia o trabalho de parceria com a Sabesp, para agilizar as obras de esgoto.

•2006: a população vai às ruas reivindicar à Sabesp esgoto coletado e tratado. No mesmo ano, a Sabesp retoma as obras de rede coletora de esgoto e libera as primeiras ligações de residências a rede coletora de esgoto.

•2007: a Prefeitura cria a Comissão de Acompanhamento de Obras de Esgoto, composta por representantes da sociedade civil. No mesmo ano, a Sabesp retoma as obras da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto).

•2009: a ETE é inaugurada e, quatro meses depois, já tratava 30% do esgoto do município.

•2012: no segundo governo do prefeito Perugini, 72% da cidade tinha cobertura com rede coletora.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo