Connect with us
Publicidade

Nossa Cidade

Baixa umidade relativa do ar deixa Hortolândia em alerta e cuidados com a saúde e meio ambiente devem ser reforçados

Portal Hortolândia

Publicado

em

Com o Estado de São Paulo em alerta pela baixa umidade relativa do ar, causada pelo tempo seco e as altas temperaturas, a Prefeitura de Hortolândia promove, até o dia 31 deste mês, a “Operação Estiagem”. A ação acontece em parceria com a Defesa Civil do Estado e visa alertar a população sobre os cuidados que devem ser tomados neste período, bem como monitorar as áreas de queimadas.

De acordo com a Secretaria de Segurança, é necessária a colaboração da população para não descartar, irregularmente, entulho, recicláveis ou material orgânico em áreas verdes e espaços públicos. Este crime ambiental contribui para o surgimento de focos de queimada.

Publicidade

O trabalho está em vigor desde o início de maio, início da temporada mais seca do ano. De acordo com a Defesa Civil municipal, é necessário redobrar os cuidados com a saúde neste período, porque problemas respiratórios são mais comuns nesta época do ano e há também o agravante da pandemia do Coronavírus.

O monitoramento dos focos de queimadas acontece em espaços públicos, particulares, áreas verdes e APPs (Áreas de Proteção Permanente). O trabalho de orientação e fiscalização é feito diariamente, inclusive aos finais de semana, por equipes de Fiscalização Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, mesmo com a pandemia do Coronavírus. O objetivo é evitar este tipo de crime, que prejudica o meio ambiente e a saúde das pessoas, afetando principalmente o sistema respiratório.

O pico da baixa umidade do ar acontece no período da tarde, entre 12h e 16h. A concentração da poluição ajuda a aumentar os casos de gripe, viroses, doenças respiratórias e alergias. Outros sintomas frequentes são dores de cabeça, tonturas, náuseas e irritação nos olhos, nariz e garganta.

Descarte irregular de entulho e resíduos contribui com queimadas

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, caso haja flagrante no descarte irregular de lixo, entulho, restos de construção civil e outros materiais que facilitam o surgimento dos focos de queimadas, o infrator é orientado a recolher o resíduo descartado, além de poder receber multas (veja valores abaixo).

“Manter a cidade limpa e descartar os lixos e resíduos de maneira regular protegem o meio ambiente, evita queimadas e o surgimento de doenças transmitidas por animais peçonhentos. Todos devem fazer sua parte e contribuir para uma cidade melhor. Além disso, não devem ser descartadas bitucas de cigarro, por exemplo. Com o tempo seco, esta ação é fatal para a aparição de queimadas”, observa o secretário de Serviços Urbanos, Francisco Raimundo da Silva.

Denúncias pelo aplicativo da “Agenda Verde”

A Prefeitura pede a colaboração da população para não descartar irregularmente entulho e resíduos nem praticar queimadas. Estas ações são crime ambiental e estão sujeitas a multa. Atualmente, os valores variam de R$ 340 a R$ 34.000.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas e veículos que praticam crime ambiental pode enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde. Para baixar o aplicativo, basta fazer o download gratuito nas plataformas Google Play ou App Store do smartphone. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.

Confira algumas dicas para evitar problemas de saúde durante a estiagem:

  • Beba muita água
  • Aumente o consumo frutas e vegetais na alimentação
  • Mantenha o ambiente umidificado com equipamentos, toalhas úmidas ou bacias com água distribuídas pelos cômodos. Não deixe água parada por muito tempo em casa, para evitar que o local se torne um criadouro de insetos transmissores de doenças, como o mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue. O ideal é trocar a água de baldes e bacias, diariamente.
  • Limpe a casa com pano úmido
  • Mantenha portas e janelas abertas, para melhorar a circulação do ar no ambiente
  • Higienize os olhos com algodão úmido para evitar irritações, conjuntivites e outros problemas oculares
  • Evite fazer exercícios físicos ao ar livre, entre 11h e 17h
  • Evite objetos que acumulam poeira, como tapetes, cortinas e bichos de pelúcia
  • Evite o ar condicionado, pois o equipamento resseca ainda mais o ar
  • Nunca fume em ambientes fechados
Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Construção da Emei Jd. Novo Ângulo está em fase final

Portal Hortolândia

Publicado

em

Já esta na final as obras da Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Jd. Novo Ângulo, em construção pela Prefeitura de Hortolândia. Já são realizados serviços de instalação de forro e colocação de esquadrias, procedimentos que praticamente encerram a obra da creche, que será entregue ainda neste ano.

O prédio é construído por meio de convênio celebrado com o Governo Federal, com recursos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Quando a escola for aberta para aulas, haverá 320 novas vagas para crianças com idade entre zero e cinco anos, em turmas de Berçário, Mini-Grupo, Maternal, Jardins I e II.
 
De acordo com a Secretaria de Obras, a área construída da nova creche é de 1.311,97 metros quadrados e a área total do terreno 1.510,23 metros quadrados.

Publicidade

A execução da obra teve de ser readequada após atrasos sucessivos, tanto no cronograma da construção, quanto no de repasses de recursos federais, a empresa vencedora da primeira licitação abandonou a obra e foi penalizada com a rescisão do contrato. Em razão disso, a Prefeitura precisou abrir novo processo licitatório para contratar a empresa atual.

O serviço foi retomado em dezembro do ano passado. Agora, as obras estão em franco andamento e prestes a serem concluídas dentro do novo prazo esperado.
 
“É com muita alegria que chegamos à etapa final as obras. Nós estamos empreendendo todos os esforços para concluir e realizar a entrega desta nova unidade, prevista para o mês de novembro deste ano. Vamos conseguir beneficiar as crianças dessa região, que contarão com uma escola nova, que foi feita para atender com muita qualidade, com condições adequadas, com espaços amplos, levando em conta os aspectos do desenvolvimento infantil, aspectos lúdicos e inclusivos, pensando nas necessidades especiais das crianças que precisam de uma maior atenção. Cada espaço foi pensado com muito carinho. Nós estamos procedendo com todos os detalhes da obra, com toda a organização e equipamentos para que essa creche possa estar funcionando já no próximo ano. Esse ano, já nas inscrições para a Educação Infantil, nós já poderemos ter as vagas disponíveis, para que os pais possam fazer a suas inscrições”, enfatizou a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Sandra Fagundes Freire.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Coronavírus Hortolândia: 3987 casos confirmados, 3804 curados e 137 óbitos

Redação

Publicado

em

Por

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta quinta-feira(24) mostra que o município teve 3987 casos confirmados, 3804 curados e 137 óbitos.

Casos confirmados: 09 pacientes internados em UTI’s fora do município; 05 em enfermaria fora do município; 0 no Hospital Municipal Mário Covas; 02 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 30 em isolamento domiciliar.

Publicidade

Casos suspeitos – aguardando exame: 04 casos internados em UTI’s fora do município; 03 em enfermaria fora do município; 0 caso no Hospital Municipal Mário Covas; 01 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 218 em isolamento domiciliar.

4004 casos já foram descartados mediante resultado do exame de Covid-19.

A partir de 17/05, os casos de síndrome gripal sem coleta de exames estão excluídos dos boletins diários. Somente constarão no relatório, os casos em que são colhidos exames para diagnosticar pacientes contaminados pelo Coronavírus.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura reforça sinalização para readequar fluxo de veículos próximo à rua dos Estudantes

Portal Hortolândia

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia iniciou, na manhã desta quinta-feira (24/09), o reforço na sinalização viária nas ruas Lídia Giroto Navarto e João Paiva, além das Ruas Três e Cinco, na região do Jardim do Bosque. No local, as equipes da Secretaria de Mobilidade Urbana reforçam a pintura das faixas de rentenção, dos “PARES” obrigatórios e das faixas duplas amarelas contínuas.

Na mesma região, também foi iniciada a pré-marcação da sinalização na rua Terezinha Navarro da Silva, no trecho entre a avenida da Emancipação e a rua dos Estudantes. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, a ação na rua Terezinha Navarro da Silva tem o objetivo de preparar o local para quando for concluída a construção de uma rotatória na rua dos Estudantes. A partir daí a via passará a ser “mão-dupla”, ou seja, receber o tráfego nos dois sentidos já que hoje, apenas um sentido da via recebe o fluxo do trânsito.

Publicidade

“Estamos trabalhando em meio à comemoração da Semana Nacional do Trânsito. Esta é mais uma ação da Prefeitura para celebrar esta importante semana de conscientização. As adequações no trânsito da região organizam o tráfego, melhoram o fluxo, evitam congestionamentos e excesso de velocidade que podem causar acidentes”, explica o diretor de operações da Secretaria de Serviços Urbanos, José Eduardo Vasconcellos. O serviço continuará nos próximos dias.

Segurança viária cresce em Hortolândia

Para salvar vidas no trânsito, a Prefeitura realiza, desde 2017, uma série de ações, que vão de atividades educativas com motoristas e pedestres, reforço na sinalização, até a implantação de radares controladores de velocidade, principal medida adotada pela Administração Municipal para a redução de mortes no trânsito da cidade. Os dispositivos começaram a funcionar em janeiro do ano passado.

Outra medida importante é a instalação de dois painéis eletrônicos com informações sobre o trânsito, nas entradas da cidade. Eles já estão em funcionamento. O objetivo é informar ao motorista sobre o fluxo do trânsito no município, além de dar avisos necessários para a boa fluidez do tráfego, cuidados e bem-estar pessoal.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares