Nossa Cidade

Baixa umidade relativa do ar deixa Hortolândia em alerta e cuidados com a saúde e meio ambiente devem ser reforçados

Com o Estado de São Paulo em alerta pela baixa umidade relativa do ar, causada pelo tempo seco e as altas temperaturas, a Prefeitura de Hortolândia promove, até o dia 31 deste mês, a “Operação Estiagem”. A ação acontece em parceria com a Defesa Civil do Estado e visa alertar a população sobre os cuidados que devem ser tomados neste período, bem como monitorar as áreas de queimadas.

De acordo com a Secretaria de Segurança, é necessária a colaboração da população para não descartar, irregularmente, entulho, recicláveis ou material orgânico em áreas verdes e espaços públicos. Este crime ambiental contribui para o surgimento de focos de queimada.

Anuncio


O trabalho está em vigor desde o início de maio, início da temporada mais seca do ano. De acordo com a Defesa Civil municipal, é necessário redobrar os cuidados com a saúde neste período, porque problemas respiratórios são mais comuns nesta época do ano e há também o agravante da pandemia do Coronavírus.

O monitoramento dos focos de queimadas acontece em espaços públicos, particulares, áreas verdes e APPs (Áreas de Proteção Permanente). O trabalho de orientação e fiscalização é feito diariamente, inclusive aos finais de semana, por equipes de Fiscalização Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, mesmo com a pandemia do Coronavírus. O objetivo é evitar este tipo de crime, que prejudica o meio ambiente e a saúde das pessoas, afetando principalmente o sistema respiratório.

O pico da baixa umidade do ar acontece no período da tarde, entre 12h e 16h. A concentração da poluição ajuda a aumentar os casos de gripe, viroses, doenças respiratórias e alergias. Outros sintomas frequentes são dores de cabeça, tonturas, náuseas e irritação nos olhos, nariz e garganta.

Descarte irregular de entulho e resíduos contribui com queimadas

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, caso haja flagrante no descarte irregular de lixo, entulho, restos de construção civil e outros materiais que facilitam o surgimento dos focos de queimadas, o infrator é orientado a recolher o resíduo descartado, além de poder receber multas (veja valores abaixo).

“Manter a cidade limpa e descartar os lixos e resíduos de maneira regular protegem o meio ambiente, evita queimadas e o surgimento de doenças transmitidas por animais peçonhentos. Todos devem fazer sua parte e contribuir para uma cidade melhor. Além disso, não devem ser descartadas bitucas de cigarro, por exemplo. Com o tempo seco, esta ação é fatal para a aparição de queimadas”, observa o secretário de Serviços Urbanos, Francisco Raimundo da Silva.

Denúncias pelo aplicativo da “Agenda Verde”

A Prefeitura pede a colaboração da população para não descartar irregularmente entulho e resíduos nem praticar queimadas. Estas ações são crime ambiental e estão sujeitas a multa. Atualmente, os valores variam de R$ 340 a R$ 34.000.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas e veículos que praticam crime ambiental pode enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde. Para baixar o aplicativo, basta fazer o download gratuito nas plataformas Google Play ou App Store do smartphone. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.

Confira algumas dicas para evitar problemas de saúde durante a estiagem:

  • Beba muita água
  • Aumente o consumo frutas e vegetais na alimentação
  • Mantenha o ambiente umidificado com equipamentos, toalhas úmidas ou bacias com água distribuídas pelos cômodos. Não deixe água parada por muito tempo em casa, para evitar que o local se torne um criadouro de insetos transmissores de doenças, como o mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue. O ideal é trocar a água de baldes e bacias, diariamente.
  • Limpe a casa com pano úmido
  • Mantenha portas e janelas abertas, para melhorar a circulação do ar no ambiente
  • Higienize os olhos com algodão úmido para evitar irritações, conjuntivites e outros problemas oculares
  • Evite fazer exercícios físicos ao ar livre, entre 11h e 17h
  • Evite objetos que acumulam poeira, como tapetes, cortinas e bichos de pelúcia
  • Evite o ar condicionado, pois o equipamento resseca ainda mais o ar
  • Nunca fume em ambientes fechados
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo