Connect with us

Nossa Cidade

Banda Municipal comemora 25 anos com dois concertos especiais

Avatar de Prefeitura

Published

on

imagem 212

 

Após completar 28 anos de emancipação, Hortolândia continua em ritmo comemorativo com o aniversário de 25 anos da Banda Municipal. Para marcar a data, o grupo fará dois concertos especiais gratuitos. O primeiro será, nesta quinta-feira (30/05), às 20h, na entrada principal do Shopping Hortolândia, localizado na rua José Camilo de Camargo, 5, Remanso Campineiro. A segunda apresentação será, sábado (01/06), às 20h, no Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia (CEMMH), órgão da Prefeitura, localizado na rua Vicente Palhão, s/nº, Jardim Santa Cândida.  

Anuncio


O maestro do grupo e coordenador do órgão, Marcio Beltrami, explica que a Banda Municipal e o CEMMH foram criados por meio da Lei Municipal Lei Nº 188, de 1 de junho de 1994. 

Beltrami ressalta que o grupo e o centro musical atuam conjuntamente no sentido de um complementar o outro. “O CEMMH e a Banda Municipal foram criados com os objetivos de cooperar com o aperfeiçoamento educacional e cultural da população por meio de apresentações públicas da Banda e do ensino musical gratuito no CEMMH”, ressalta. O maestro ainda destaca que, por meio das apresentações, a Banda Municipal cumpre outros dois objetivos, que são a difusão da música, em especial a erudita, e a formação de público. 

Advertisement

Atualmente, a Banda Municipal tem 48 integrantes, a maioria moradores da cidade e que se formaram no próprio CEMMH. A faixa etária dos músicos vai de 16 a 45 anos. Beltrami ainda ressalta que, recentemente, o grupo aumentou o número de integrantes com a entrada de nove alunos do CEMMH. “Eles são estudantes que têm mostrado grande desenvolvimento técnico, e que, após passarem por testes, foram aprovados para integrar a Banda”, explica Beltrami.

Com a consolidação do trabalho e a demanda por apresentações, a Banda Municipal contribuiu para o surgimento de outros grupos, também vinculados ao CEMMH: Banda Experimental, Da Campana Pra Fora, Madeira Brasil, Sopro de Prata, Vibrasax e Turuntuntun. Para que a população possa assistir gratuitamente as apresentações da Banda Municipal e dos demais grupos, a Prefeitura realiza projetos como  “Concertos Oficiais – Séries Outono, Inverno e Primavera” e “Música Na Escola”, este promove apresentações em escolas das redes pública e particular, e em entidades, igrejas e associações. 

Para a secretária de Cultura, Alessandra Amora Barchini, o aniversário de 25 anos da Banda Municipal serve como um exemplo de política pública bem sucedida nas áreas educativa e cultural. “Para a Prefeitura é motivo de orgulho celebrar o 25º aniversário da Banda Municipal. Graças à atuação conjunta da Banda e do Centro de Educação Musical, a Administração promove, de forma gratuita e democrática, a difusão e o ensino de música erudita para a população. Estas ações beneficiam a cidade como um todo, uma vez que grande parte dos alunos que se formam no CEMMH integram a Banda Municipal e os demais grupos da Escola de Música”, destaca Alessandra. 

PROGRAMAS

Advertisement

Nos dois concertos especiais, a Banda Municipal executará programas diferentes. Na apresentação desta quinta-feira (30/05) no Shopping Hortolândia, o grupo tocará um repertório eclético. O público poderá conferir obras de música erudita, como “Bachianas Brasileiras Nº 5 – Ária (Cantilena)”, do maestro e compositor fluminense Heitor Villa-Lobos (1887-1959), e de música popular, com destaque para “Chega de Saudade”, um dos clássicos da bossa nova de autoria de Tom Jobim e Vinicius de Moraes.

Já no concerto do sábado (01/06) no CEMMH, a Banda Municipal apresentará um programa eminentemente de música erudita, com destaque para a obra “Concerto In C Major For Piccolo And Band”, do compositor italiano Vivaldi (1678-1741).

Concertos especiais em comemoração aos 25 Anos da Banda Municipal de Hortolândia:

Data: 30/05/2019 (quinta-feira)

Advertisement

Local: Entrada principal do Shopping Hortolândia

Horário: 20h

Endereço: rua José Camilo de Camargo, 5, Remanso Campineiro

 

Advertisement

Data: 01/06/2019 (sábado)

Local: Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia (CEMMH) – Sala Maestro Eleazar de Carvalho

Horário: 20h

Endereço: rua Vicente Palhão, s/nº, Jardim Santa Cândida

Advertisement

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Ponte Estaiada ficará interditada por 10 dias: confira os horários

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

Ponte Estaiada

Motoristas devem ficar atentos aos novos horários do bloqueio do tráfego na Ponte Estaiada, em Hortolândia, pelos próximos dias. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, a medida visa melhorar a mobilidade dos moradores e garantir a segurança viária.

Antes criticada como um “elefante branco”, a Ponte agora desempenha um papel essencial na circulação da cidade.

Confira datas e horários de interdição da Ponte Estaiada

Anuncio


Entre amanhã (19) e o dia 29 abril, fica proibido o tráfego na ponte, sendo permitida apenas a circulação local, das 19h30 às 6h. No entanto, é importante ressaltar que neste domingo (21), a interdição acontecerá das 7h às 18h, somente na pista sentido bairro-Centro.

Essas medidas visam melhorar o fluxo de veículos e garantir a segurança dos usuários da ponte. Motoristas devem estar atentos às sinalizações e orientações dos agentes de trânsito para evitar transtornos durante o período de interdição.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Queda de temperatura é prevista para este fim de semana em Hortolândia: confira

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

Queda de temperatura

Com a entrada de uma frente fria no estado de São Paulo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que haja queda de temperatura em cidades do interior do estado, incluindo Hortolândia. O comunicado entrou em vigor à meia-noite de hoje.

Vale ressaltar que nossa cidade amanheceu com uma temperatura amena e ventos leves, porém, gelados, registrando cerca de 19ºC. Para hoje, a máxima não ultrapassará os 25ºC, marcando uma redução de cinco graus em relação aos dias anteriores.

Anuncio


Já amanhã (19), é quase certo que os termômetros cairão mais um pouco, com mínima de 15°C, porém, sem a perspectiva de chuva – algo que se prolonga para o fim de semana. Já no sábado (20), teremos uma variação entre 15°C e 28°C, com tendência de ventos fracos, porém, frios na parte da manhã e a tarde.

Por fim, o domingo (21) vem com as mesmas perspectivas, sendo um excelente momento para ficar com a família, descansando e se preparando para a segunda feira.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Oito partidos se unem pela reeleição de Zezé Gomes com Cafú de vice em Hortolândia

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

zeze-cafu

No inicio da noite dessa quarta-feira (17), um marco na política hortolandense: líderes de oito partidos se uniram em um movimento de apoio à reeleição do Prefeito Zezé Gomes, lançando uma ampla lista de pré-candidatos para as eleições municipais de 2024.

O evento, realizado no espaço Gold Eventos e prestigiado por mais de 500 pessoas, marcou não apenas a apresentação dos futuros postulantes aos cargos de vereador e vice-prefeito, mas também um testemunho da força e engajamento do projeto político em curso na cidade.

Anuncio


O prefeito Zezé Gomes expressou gratidão pela mobilização e reforçou o compromisso de dar continuidade ao desenvolvimento inteligente e sustentável que tem caracterizado a gestão municipal. Em seu discurso, ele destacou a importância de representar um legado de progresso e qualidade de vida, enaltecendo os esforços desde a administração de seu antecessor, Angelo Perugini. “Hortolândia é uma cidade em ascensão, planejada para prosperar e oferecer bem-estar à sua população. Agradeço a confiança depositada em nossa gestão e reafirmo nosso compromisso com o cuidado e o progresso”, declarou.

Além do anúncio dos pré-candidatos a vereador, uma nomeação crucial marcou o evento: o atual Secretário Municipal de Governo, Cafu César, foi indicado como pré-candidato a vice-prefeito. Cafu refletiu sobre a importância do planejamento e da articulação política para o futuro de Hortolândia, destacando a necessidade de buscar soluções que garantam avanços para a cidade e sua população. “A confiança depositada em mim pelo prefeito Zezé é um privilégio. Estamos comprometidos em buscar o melhor para Hortolândia, negociando recursos e implementando projetos que promovam o bem-estar de todos os cidadãos”, afirmou.

Advertisement

Com representantes de partidos como Republicanos, PSB, PSD, Podemos, Progressistas, Partido Verde, PT e PCdoB, o evento demonstrou a união em torno de um projeto político que visa o progresso e a melhoria contínua de Hortolândia. Com mais de 100 homens e 40 mulheres na lista de pré-candidatos, a frente ampla revela um compromisso conjunto em direção a um futuro promissor para a cidade.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

Ponte Estaiada Ponte Estaiada
Nossa Cidade8 minutos ago

Ponte Estaiada ficará interditada por 10 dias: confira os horários

Motoristas devem ficar atentos aos novos horários do bloqueio do tráfego na Ponte Estaiada, em Hortolândia, pelos próximos dias. De...

shopping de Indaiatuba shopping de Indaiatuba
Policial1 hora ago

Quatro pessoas são presas após furto de mais de R$ 36 mil em shopping de Indaiatuba

Quatro pessoas, sendo três mulheres e um homem, furtaram cerca de R$ 36 mil em produtos de um shopping de...

transporte público de Piracicaba transporte público de Piracicaba
Policial4 horas ago

Ônibus do transporte público de Piracicaba é incendiado e assusta moradores

Por volta das 4 horas da manhã de ontem (17), um ônibus do transporte público de Piracicaba foi incendiado e...

Queda de temperatura Queda de temperatura
Nossa Cidade6 horas ago

Queda de temperatura é prevista para este fim de semana em Hortolândia: confira

Com a entrada de uma frente fria no estado de São Paulo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que...

ônibus do BRT ônibus do BRT
Nossa Região6 horas ago

Acidente com ônibus do BRT deixa semáforos sem funcionar na Avenida John Boyd Dunlop, em Campinas

Na manhã de hoje (18), ocorreu um acidente entre um ônibus do BRT e um carro na Avenida John Boyd...

IBM IBM
Cursos7 horas ago

Plataforma lança mais de 100 cursos gratuitos com certificados, junto com a IBM

Você conhece o Eu Capacito? Essa é uma plataforma online que, neste momento, está disponibilizando mais de 140 cursos gratuitos,...

sabesp sabesp
São Paulo8 horas ago

O futuro da água em São Paulo, privatização da Sabesp é aprovada em primeira votação

Na última quarta-feira (17), a Câmara dos Vereadores de São Paulo deu um passo significativo rumo à privatização da Companhia...

Advertisement
cinema

Populares