Connect with us

Nossa Cidade

Bate-Papo de Cinema exibirá “A guerra dos paulistas”

imagem 41

Em alusão à Revolução Constitucionalista de 1932, comemorada em 9 de julho, o #MISemCasa deste sábado (11/07) exibirá o documentário “A guerra dos paulistas”. A sessão, realizada em parceria com a TV Cultura e a Buriti Filmes, acontece gratuitamente às 16h. Para assistir, é necessário se inscrever neste link. No e-mail cadastrado, uma hora antes da exibição, o público terá acesso ao filme.

Em seguida, às 18 horas, será realizado um bate-papo ao vivo com o público, no Canal do museu no YouTube, neste link, com a participação de Luiz Bolognesi (cineasta, roteirista, dirigiu o documentário “A guerra dos paulistas” e produziu a série documental “Guerras do Brasil.doc”) e Cláudia Viscardi (doutora em História Social, autora entre outros de “A República Revisitada: construção e consolidação do Projeto Republicano Brasileiro”), Chico Santos (cineasta, roteirista, especialista em gênero documentário, diretor de “Estamos todos aqui”) e mediação de Matias Pinto (historiador, apresentador do podcast Xadrez Verbal).

Anuncio

Esta edição do bate-papo de cinema Pontos MIS integra o MIS debate, que traz o tema “1932: cultura e sociedade”, a ser abordado em cinco conversas ao vivo com especialistas no canal do YouTube do museu.

Desde junho de 2017, a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura, firmou parceria com o Pontos MIS, órgão da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – Museu da Imagem e do Som – para oferecer à população ainda mais opções culturais gratuitas.

Advertisement

Sinopse e detalhes do documentário

Documentário de 2002 / 55minBrasilDireção: Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi

O documentário A guerra dos paulistas, retrata de forma didática e acessível o momento histórico do Movimento Constitucionalista de 1932. A partir de uma narrativa consistente e ilustrada com cenas ficcionais, o filme tenta responder a perguntas como quais foram as motivações para o início guerra; quem estava envolvido; quais os detalhes mais simbólicos do acontecimento e como a guerra se encerrou.

MIS Debate

Advertisement

Em julho, o MIS estreia o programa MIS Debate, em que um período, momento ou episódio histórico será revisitado e discutido por especialistas. Para a primeira edição do projeto, o Museu escolheu o tema 1932: Cultura e sociedade, aproveitando as celebrações do Movimento Constitucionalista de 1932, no dia 9 de julho.

Até este sábado (11/07), no Canal do museu no Youtube, acontecem lives especiais para referenciar esse momento histórico, por meio de debates com pesquisadores culturais, cineastas, historiadores e escritores, ilustrados por elementos audiovisuais como fotografias, cinema, televisão – com destaque, ainda, para a exposição virtual “A mulher na revolução de 1932”, uma parceria do MIS com a plataforma Google Arts & Culture.

DEBATES

— 08.07, às 20h | Hábitos culturais e a mulher na década de 30 e na guerra civil | com Mary del Priore, Fabiana Ribeiro e Patrícia Lira | https://youtu.be/fw-j1r8mWGU

Advertisement

— 09.07, às 20h | Legião Negra – a presença do negro no conflito de 1932 e na coleção Manuel Ginjo | com Denise Camargo, Oswaldo Faustino, Petrônio José Domingues e Cristiane Almeida | https://youtu.be/lrDMDp0Mky4

— 10.07, às 20h | O conflito de 1932 na teledramaturgia brasileira | com Alcides Nogueira, Francisco Vieira, Nilson Xavier e Elmo Francfort | https://youtu.be/CxWKGmRklBw

— 11.07, às 18h | Pontos MIS – Bate-papo de cinema: A guerra dos paulistas | com Chico Santos, Cláudia Viscardi, Luiz Bolognesi e Matias Pinto | https://youtu.be/ydMIS4pOLAg

Cultura em casa

Advertisement

Em razão da pandemia do Coronavírus, o Pontos MIS lançou o Ponto MIS Online, com uma programação online para o público ter acesso a atividades culturais de suas casas. Todo sábado, o programa promove uma sessão de cinema online, seguida de um bate-papo sobre a obra. As inscrições são abertas toda quinta-feira, no site do MIS.

A atividade acontece em conjunto com o #Culturaemcasa. O projeto, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa e organizações sociais de cultura, atende à orientação do Centro de Contingência do COVID-19, que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham o seu funcionamento temporariamente suspenso, a partir de 17 de março.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Baixa umidade e altas temperaturas em Hortolândia para este fim de semana: confira previsão do tempo

Baixa umidade

Nesta sexta-feira (26), Hortolândia amanheceu sob um céu aberto, com poucas nuvens e uma brisa suave, indicando um dia ensolarado pela frente. Segundo informações do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE).

Espera-se um aumento gradual das nuvens, especialmente durante a tarde, porém, sem previsão de chuva. As temperaturas devem oscilar, alcançando uma máxima de 29°C, proporcionando um clima agradável para atividades ao ar livre.

Anuncio

Para o fim de semana, os termômetros continuarão em ascensão, com previsão de máximas ainda mais elevadas. No sábado (27), a temperatura alcançará os 32°C, enquanto no domingo (28), o calor será ainda mais intenso, atingindo os 33°C.

No entanto, é importante ressaltar que a baixa umidade pode chegar a 25%. Portanto, é essencial manter-se hidratado e, caso planeje praticar atividades físicas, é recomendável fazê-lo preferencialmente durante a parte da manhã, quando as temperaturas estarão mais amenas.

Advertisement

Assim, os moradores de Hortolândia podem desfrutar de um fim de semana ensolarado e quente, ideal para aproveitar as diversas opções de lazer ao ar livre que a cidade oferece.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Praça da Cidadania, em Hortolândia, é aberta ao público em evento que teve presença do Governador de SP

Praça da Cidadania

Hortolândia marca um importante marco em sua trajetória ao inaugurar, nesta quinta-feira (25/04), a primeira Praça da Cidadania da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Fruto de uma parceria entre o Fundo Social da Prefeitura de Hortolândia e o Fundo Social do Governo do Estado de São Paulo, o complexo comunitário foi recebido com entusiasmo pela população, autoridades municipais e estaduais, incluindo o governador Tarcísio de Freitas e o prefeito José Nazareno Zezé Gomes.

A inauguração representa um avanço significativo para a cidade, sendo a primeira unidade do tipo na região e a sétima no estado de São Paulo.

Anuncio

“Esta é mais uma obra impulsionada pela boa relação com o Governo do Estado. O cuidado com as pessoas, que já é uma marca consagrada em Hortolândia, está também alinhado com as diretrizes do governo estadual”, destacou o prefeito Zezé Gomes, ressaltando a importância da parceria para o desenvolvimento da cidade.

Praça da Cidadania

Governador Tarcísio de Freitas fala sobre a Praça da Cidadania

O governador Tarcísio de Freitas reiterou o compromisso do estado com Hortolândia, enfatizando a importância da Praça da Cidadania como um espaço de formação, lazer e inclusão social. “Hortolândia pode esperar sempre esta parceria do governo do estado. A Praça de Cidadania vai ser um local que permitirá formar novos microempreendedores ou abrir as portas de mercado de trabalho para muitas pessoas”, afirmou o governador.

Localizada no Jardim Nova América, a Praça da Cidadania de Hortolândia abrange uma área construída de 7 mil metros quadrados, oferecendo uma ampla gama de infraestrutura para atividades esportivas, de lazer e formação profissional. O espaço inclui quadra poliesportiva coberta, quadra de futebol society, pista de skate, pista de caminhada, bicicletário, parque infantil, academia ao ar livre, horta comunitária e redário.

Advertisement

Um dos diferenciais da Praça da Cidadania é a presença da Escola de Qualificação Profissional, com dez salas destinadas a oferecer cursos diversos, como informática, gastronomia, moda e arte, beleza e bem-estar, entre outros. Essa iniciativa visa capacitar a população e abrir novas oportunidades de trabalho e empreendedorismo.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Calorão bate 32ºC e deve subir mais na próxima semana em Hortolândia

diminuir o calor dentro de casa

A previsão para a sexta-feira (26) é de predomínio de céu claro pela manhã e à noite, mas períodos de céu parcialmente nublado à tarde.

Não se descarta a ocorrência de pancadas muito rápidas e isoladas à tarde, uma vez que o teor de vapor de água e a presença de calor poderão favorecer o desenvolvimento de algumas nuvens ao ponto de ocasionar chuvas, embora as chances sejam pequenas. No entanto, não há riscos associados. As temperaturas ficam entre 19 e 32ºC.

Anuncio

A tendência para o sábado é de predomínio de sol, com períodos de céu parcialmente nublado. As temperaturas ficam entre 19 e 32ºC.

sáb.
33°21°

Advertisement

dom.
33°20°

seg.
34°20°

ter.
34°19°

qua.
34°20°

Advertisement

qui.
34°20°

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

torre de queda livre torre de queda livre
Nossa Região2 minutos ago

Hopi Hari tenta reabrir Torre de queda livre que fez um vítima fatal em 2012

O Hopi Hari está com planos de reabrir a Torre de queda livre, conhecida como ‘La Tour Eiffel’, que vitimou...

Baixa umidade Baixa umidade
Nossa Cidade31 minutos ago

Baixa umidade e altas temperaturas em Hortolândia para este fim de semana: confira previsão do tempo

Nesta sexta-feira (26), Hortolândia amanheceu sob um céu aberto, com poucas nuvens e uma brisa suave, indicando um dia ensolarado...

delegacia abuso delegacia abuso
Policial1 hora ago

Captura de procurado em Hortolândia por crimes graves

Na tarde desta quinta-feira(25), uma ação eficiente das forças policiais resultou na captura de um indivíduo procurado pela justiça em...

mega-sena mega-sena
Nossa Região12 horas ago

Aposta de Campinas leva mais de 5 milhões na Mega-Sena 2717

Nesta quinta-feira, 25 de abril, os olhares dos apostadores se voltaram para São Paulo (SP), onde foi revelado o tão...

julia zanatta julia zanatta
Brasil12 horas ago

Comparação entre SC e Maranhão gera controvérsia na política

A deputada federal Júlia Zanatta foi recentemente alvo de críticas após comparar os estados de Santa Catarina e Maranhão em...

Vagas de emprego na Nestlé Vagas de emprego na Nestlé
Cursos12 horas ago

Nestlé e coliga anunciam cursos de gastronomia gratuitos para jovens de todo o Brasil

A Co.liga – escola digital de cursos gratuitos no campo da economia criativa – e a Nestlé se uniram em...

Mega-Sena Mega-Sena
Brasil13 horas ago

Sorteio da Mega-Sena 2717: confira os números premiados

Na noite desta quinta-feira (25), foram divulgados os números sorteados da Mega-Sena concurso 2717. Os números premiados são: 06 –...

Advertisement
cinema

Populares