Nossa Cidade

Bem Me Quer Paz Se Quer é caso de sucesso na XV Marcha Azul Marinho

Ação de prevenção à violência da Prefeitura foi destaque, nesta quarta-feira (29/05), no evento em Brasília

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Segurança, apresentou durante a XV Marcha Azul Marinho, realizada nesta quarta-feira (29/05), em Brasília, os projetos Bem Me Quer Paz Se Quer e Caminhando Juntos. A Marcha Azul Marinho é uma mobilização nacional com objetivo de levar informações sobre a Polícia Municipal na Segurança Pública, municipalizada, através das Guardas Municipais, que realizam o policiamento preventivo local. Durante a atividade, também são realizados seminários para a troca de experiências sobre projetos que deram certo. De acordo com a coordenadora do Bem Me Quer Paz Se Quer, Adriana Alves dos Santos Herdeiro, Hortolândia foi destaque ao apresentar projetos sociais voltados a prevenção ao uso de drogas, autoestima, violência, entre outros.

Anuncio


De acordo com a Secretaria de Segurança, a Marcha Azul Marinho é uma mobilização que se tornou referência entre os guardas municipais de todo país. O movimento é idealizado pelo Naval Guarda Municipal, fundador da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, Maurício Domingues da Silva. A dinâmica é realizada através da ONG SOS Segurança Dá Vida, que dá juridicidade ao evento.

Hortolândia foi destaque no movimento, que reuniu Guardas Municipais de todo país. De acordo com a coordenadora do projeto Bem Me Quer Paz Se Quer, os projetos sociais desenvolvidos na cidade foram os únicos a serem apresentados aos participantes. “O idealizador do evento conhece o trabalho do projeto desde o início. Ele deixou evidenciado a todos que esse era um dos projetos mais estruturados que ele conhece, por isso, fomos convidados a apresentá-los”, informou Adriana.

Na oportunidade, guardas municipais de Hortolândia apresentaram as estratégias de desenvolvimento dos projetos Bem Me Quer Paz Se Quer e Caminhando Juntos. Por meio dos projetos, a Guarda Municipal desenvolve uma série de atividades preventivas ao uso de drogas e valorização da vida para crianças, adolescentes e comunidade. “Com o foco de sensibilizar outras instituições a desenvolverem projetos voltados às práticas de prevenção, compartilhamos todo nosso conhecimento. Violência requer prevenção”, afirmou a coordenadora do projeto.

O secretário de Segurança, Joldemar Nunes Correa, explica que o Marcha Azul Marinho é uma referência para a troca de experiências entre guardas municipais de todo país. “A apresentação de um projeto preventivo nosso de sucesso aumenta a visibilidade de Hortolândia e nos projeta nacionalmente. Esses projetos sociais de prevenção são ferramentas importantes para o combate à violência”, observou o secretário.

Bem Me Quer Paz Se Quer

O Bem Me Quer Paz Se Quer é um projeto voltado a orientação para prevenção ao uso de drogas. Ele atende os alunos do Ensino Fundamental I. Durante o projeto, os alunos têm aulas com vídeos educativos e também recebem orientações sobre os perigos de se usar cerol em linhas de pipa. Também são abordados os temas como bullying e cyberbullying, cidadania, amizade, realização de sonhos como perspectiva de vida, entre outros.

Caminhando Juntos

O Caminhando Juntos é uma extensão do projeto Bem Me Quer Paz Se Quer. O projeto surgiu com a necessidade de estender a orientação aos alunos do Ensino Fundamental II, Ensino Médio, além de empresas e comunidade.

Nele são abordados os temas de conscientização dos prejuízos causados pelo uso de drogas lícitas e ilícitas, além da valorização da vida e da família. Também são debatidos com frequência três assuntos de grande relevância : bullying, autoestima e depressão.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo