Nossa Cidade

Beneficiários do Bolsa Família devem atualizar dados de saúde

A Prefeitura de Hortolândia orienta as famílias do município que recebem benefício do Bolsa Família para procurar a unidade de saúde mais próxima de casa, a partir desta semana, até o dia 30 de outubro, para realizar o acompanhamento semestral obrigatório. Em Hortolândia, 8.364 famílias recebem o auxílio financeiro, cujo valor médio é de R$ 243,31 por núcleo familiar. Do total de famílias beneficiárias do programa, 7.041 deveriam ser acompanhadas pela Secretaria de Saúde. No entanto, apenas 57,26% realizaram a atualização semestral no último período. Este acompanhamento é um dos critérios do programa do Governo Federal para que as famílias continuem recebendo o benefício.

Anuncio


Durante a visita à unidade de saúde, crianças terão a carteira de vacinação atualizada. Além disso, os menores de sete anos passarão por avaliação antropométrica, com medição de peso e altura. Já meninas e mulheres com idade entre dez e 49 anos, terão avaliação nutricional. As mulheres que amamentam e as gestantes receberão atendimento específico de pré-natal e ginecologia. Para a atualização dos dados, é necessário levar carteira de vacinação, cartão de gestante (quando houver gravidez), e RG ou certidão de nascimento.

“É responsabilidade do município convocar e acompanhar estas famílias, para garantir o desenvolvimento e crescimento adequado das crianças e a saúde da gestante e das mulheres em idade fértil. Por isso, é importante que todos os beneficiários compareçam à USF (Unidade de Saúde da Família) ou UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima para fazer este acompanhamento, garantindo a continuidade do benefício financeiro”, explicou o secretário de Saúde, Lourenço Daniel Zanardi.

Bolsa Família

O programa do Governo Federal Bolsa Família beneficia famílias brasileiras carentes inscritas no Cadastro Único, com renda mensal per capita de até R$170,00 e que tenham em sua composição gestantes ou crianças e adolescentes de até 17 anos. O benefício é liberado por um processo de seleção da Caixa Econômica Federal, que prioriza aquelas com menor renda. O objetivo do programa é garantir a essas famílias o direito à alimentação e o acesso à educação e à saúde.

cleardot
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo