Nossa Cidade

Biblioteca Municipal da Prefeitura comemora o Mês do Livro

 

Para os apreciadores de literatura e livros, abril tem várias datas festivas. Para comemorá-las, a Biblioteca Municipal “Terezinha França de Mendonça Duarte”, órgão da Prefeitura de Hortolândia, realiza uma ação especial. Neste mês, o espaço amplia, para os usuários cadastrados, o prazo de empréstimo de livros de 14 para 21 dias e a quantidade de livros que podem ser emprestados de três para seis exemplares.

Anuncio


O coordenador da biblioteca, Rafael Antonio da Silva, explica que a ação busca estimular o hábito da leitura nas pessoas e celebrar datas importantes para a literatura. “Investimos em ações deste tipo para divulgar a biblioteca, reforçando a filosofia de que ela é um espaço dinâmico para estudos, informação, conhecimento e cultura. A biblioteca não é somente livros”, salienta Silva.     

Nesta terça-feira (02/04) é comemorado o Dia Internacional do Livro Infantil. A data marca o nascimento de escritor dinamarquês Hans Christian Andersen (1805-1875), que se notabilizou por vários contos infantis clássicos, como “O Patinho Feio”, “A Pequena Sereia” e “A Roupa Nova do Imperador”. 

Já o dia 18 é o Dia Nacional do Livro Infantil. A data marca o nascimento do escritor paulista Monteiro Lobato (1882-1948), o criador da consagrada série “O Sítio do Picapau Amarelo”, que traz os personagens antológicos Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Anastácia, a boneca Emília, Visconde de Sabugosa, Cuca, Tio Barnabé, Marquês de Rabicó, Garnizé, dentre tantos outros.

Por fim, o dia 23 é o Dia Mundial do Livro, data institucionalizada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), que marca as mortes do poeta e dramaturgo inglês William Shakespeare (1564-1616), autor de peças clássicas como “Hamlet”, “Romeu e Julieta”, “Sonhos de Um Noite de Verão” e “Macbeth”;  do romancista espanhol Miguel de Cervantes (1547-1616), autor do clássico “Dom Quixote”; e o nascimento do romancista russo Vladimir Nabokov (1899-1977), cuja obra mais conhecida é “Lolita”. O livro foi transformado no filme de mesmo nome, de 1962, dirigido pelo cineasta americano Stanley Kubrick (1928-1999).  

O coordenador ressalta que a Biblioteca Municipal tem em seu acervo várias obras dos autores homenageados nas datas deste mês. O público pode consultar os títulos disponíveis por meio do site http://biblivre.hortolandia.sp.gov.br/Biblivre5/single/. Atualmente, a biblioteca conta com cerca de 17 mil obras.

CARTEIRINHA

Para quem quer pegar livros emprestados da biblioteca é preciso fazer a Carteirinha de Leitor no próprio local, que fica no primeiro piso do Open Shopping, localizado na rua Luiz Camilo de Camargo, 581, região central. Os interessados têm que levar foto 3X4 recente, cópia da Carteira de Identidade (RG) e cópia de comprovante de residência. Já para menores de idade, é necessário que pai, mãe ou responsável leve cópia do RG e autorização. 

Caso haja dano ou extravio dos livros emprestados, o usuário terá que fazer a reposição do mesmo título. A Biblioteca registra, em média, de 30 a 50 empréstimos por dia. A Biblioteca Municipal funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h50.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo