Connect with us

Nossa Cidade

Biblioteca Municipal e Centro de Memória iniciam agendamento de visitas monitoradas

Prefeitura

Publicado

em

Que tal complementar o aprendizado dos alunos com atividades práticas e lúdicas? Uma boa dica para escolas, universidades e instituições de ensino em geral, públicas e particulares, é fazer visitas monitoradas à Biblioteca Municipal “Terezinha França de Mendonça Duarte” e ao Centro de Memória “Professor Leovigildo Duarte Junior”, ambos órgãos da Prefeitura de Hortolândia. A biblioteca e o centro iniciam o agendamento das visitas monitoradas. A atividade também pode ser agendada por associações e entidades beneficentes, culturais, igrejas e empresas.

O agendamento de visita monitorada à Biblioteca Municipal pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone 3887-1684, pelo BiblioZap, serviço de atendimento via aplicativo WhatsApp, cujo número é 99578-6759, e pelo e-mail

\n

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


. As visitas podem ser feitas em grupo com até 30 pessoas. De acordo com o coordenador da biblioteca, Rafael Antonio da Silva, a visita pode ter um foco mais direcionado e específico, dependendo do interesse de cada grupo.

As visitas monitoradas acontecem às quartas-feiras, em dois horários, das 9h às 11h, e das 14h às 16h. Ao fim da atividade, os visitantes recebem certificado. A biblioteca iniciará as visitas monitoradas no dia 25 de março. 

Atualmente, a biblioteca conta com cerca de 5.000 leitores cadastrados e acervo com 17 mil títulos. O acervo pode ser consultado via internet por meio do site http://biblivre.hortolandia.sp.gov.br/Biblivre5/single/. A biblioteca conta ainda com uma sala infantil e com uma lan house. A Biblioteca Municipal “Terezinha França de Mendonça Duarte” fica no piso inferior do Open Shopping, localizado na rua Luiz Camilo de Camargo, 581, região central. 

CENTRO DE MEMÓRIA   

Já para os grupos interessados em conhecer o Centro de Memória, o agendamento das visitas monitoradas pode ser feito de terça a sexta-feira das 9h às 10h, das 14h às 15h, e das 19h30 às 20h30, este horário para alunos de EJA (Educação de Jovens e Adultos) e universidades, por meio do telefone 3865-2678. De acordo com a coordenadora do centro, Paula Caetano, as visitas têm duração de cerca de 40 minutos e podem ser feitas por grupos com até 25 pessoas. O centro iniciará as visitas monitoradas na próxima quinta-feira (27/02).

Atualmente, o centro está com a exposição “Sabores de Hortolândia – Uma Mistura de Temperos, Histórias e Culturas”, inaugurada em dezembro do ano passado. A exposição mostra o aspecto histórico-cultural da alimentação. Também são abordados temas como gastronomia e saúde. A exposição tem vídeos relacionados com o tema e uma mesa com potes contendo temperos e especiarias. Outra atrativo da exposição é um cantinho de leitura em homenagem à poetisa goiana Cora Coralina (1889-1985), que também se notabilizou por ser uma doceira talentosa. 

O Centro de Memória ocupa o prédio da antiga Estação Ferroviária Jacuba, que foi restaurado pela Prefeitura e inaugurado em 2014. O espaço reúne acervo sobre a história da estação e do município e dispõe de videoteca, biblioteca, mapoteca, fototeca e terminal de consulta digital. O Centro de Memória “Professor Leovigildo Duarte Junior” está localizado na rua Rosa Maestrelo, 2, Vila São Francisco.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Temperatura pode chegar a 7°C no sábado (04)

Portal Hortolândia

Publicado

em

Nesta quarta-feira (01) o dia começou com céu encoberto e com chuvas intermitentes e ao anoitecer, houve um declínio acentuado na temperatura.

A partir de quinta-feira (02), a condição é de predomínio de sol e temperaturas baixas até o sábado. Na quinta-feira, a mínima é de 8°C e a máxima, 20°C.

Na sexta-feira (03), a tendência é de temperaturas entre 8 e 19°C. No sábado, a mínima fica um pouco mais baixa, em 7°C e a máxima sobe um pouco mais, ficando em torno dos 22°C.

A partir do domingo (05), conforme a massa de ar de origem polar segue para o Atlântico, as temperaturas devem subir bastante, ficando cerca de 3 a 5°C mais elevadas do que com relação ao sábado.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Hortolândia confirma mais uma morte por Covid-19

Portal Hortolândia

Publicado

em

A prefeitura de Hortolândia confirmou na noite desta quarta-feira(1) mais uma morte por covid-19 na cidade. Com essa a cidade chega no número de 33 óbitos.

A paciente era uma mulher de 75 anos, que foi internada no Hospital Mário Gatti, em Campinas, no dia 11/06 e o exame para testa a Covid-19 colhido no dia 18/06.

O resultado do exame dando positivo para o novo coronavírus saiu no dia 20/06 e a paciente, que tinha outras comorbidades, faleceu no dia 29/06.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Cadastro para segundo drive-thru de testes rápidos será aberto nesta quinta-feira (02/07), às 10h

Prefeitura

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia abrirá o cadastro para o segundo drive-thru de testes rápidos da COVID-19 nesta quinta-feira (02/07), às 10h. O cadastro deverá ser feito no site da Prefeitura, http://www2.hortolandia.sp.gov.br/. O segundo drive-thru será no Parque Socioambiental Lago da Fé, neste sábado e domingo (04 e 05/07), das 8h às 13h. O parque fica na avenida Joaquim Martarolli, Jardim Nova Alvorada. De acordo com a Secretaria de Saúde, serão disponibilizados 360 testes, sendo 180 para cada dia. Poderão se cadastrar somente pessoas com idade acima de 16 anos. Será vedado o cadastro para servidores municipais, uma vez que eles estão sendo testados de acordo com o cronograma estabelecido pela Secretaria de Saúde.

No cadastro, a pessoa deverá informar o número do Cartão do Cidadão e a data de nascimento. Ao fazer o cadastro, será gerada uma senha numérica com o dia e o horário que a pessoa fará o teste. Assim que completar o total de 360 cadastros, o sistema será interrompido automaticamente. A Prefeitura salienta que quem já se cadastrou para o primeiro drive-thru não poderá se cadastrar para o segundo drive-thru neste fim de semana.

No dia do teste, a pessoa terá que apresentar o Cartão do Cidadão e um documento com foto. O teste será aplicado somente para as pessoas que fizeram o cadastro.

A Secretaria de Mobilidade Urbana montará barreiras no entorno do Parque Socioambiental Lago da Fé para limitar o acesso ao local somente para as pessoas cadastradas para o teste. Cada pessoa poderá ir somente com um acompanhante dentro do veículo. O uso de máscara é obrigatório.

No local, serão montadas tendas. O acesso ao teste será feito somente de carro, em fila. Poderão entrar até seis veículos por vez. De acordo com a Secretaria de Saúde, cada teste deverá durar entre 15 a 20 minutos. O teste é semelhante ao de Diabetes, no qual será colhido uma gota de sangue de cada pessoa.

A Prefeitura salienta às pessoas que se cadastrarem para que compareçam efetivamente no dia e no horário especificados para o teste. Não haverá reagendamento do teste para quem se atrasar ou não comparecer.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares