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Nossa Cidade

Biblioteca Municipal realiza projeto “Achei Um Livro”, nesta sexta-feira (13/12)

Prefeitura

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Esta sexta-feira (13/12) pode ser seu dia da sorte. A Biblioteca Municipal “Terezinha França de Mendonça Duarte”, órgão da Prefeitura de Hortolândia, realiza o projeto “Achei Um Livro” na região central da cidade. Para quem ainda não sabe, o projeto espalhará livros, de diferentes gêneros literários de ficção e não ficção, dentro das dependências do Open Shopping, onde fica a biblioteca municipal, e nas imediações do estabelecimento. As obras serão deixadas em locais como bancos, pontos de ônibus, entre outros. 

Os livros estarão embrulhados em papel com a identidade visual da biblioteca, fita na cor vermelha e adereços em referência ao Natal. Na parte externa do embrulho, colado no alto, à esquerda, um aviso traz dicas sobre os temas da obra com os seguintes dizeres: “Pegue este livro se você está interessado em: …”, e com um cartão com o número do BiblioZap, serviço de atendimento da biblioteca via aplicativo WhatsApp. O número é (0 XX 19) 99578-6759.

Quem achar um livro pode ajudar na divulgação do projeto nas redes sociais. Basta postar uma mensagem ou foto do livro achado com as hashtags #acheiumlivrohortolandia e #bibliotecacentralhto. Os sortudos também podem enviar mensagem e/ou foto para o BiblioZap.

NATAL SUSTENTÁVEL

A Biblioteca Municipal também realizará o projeto “Achei Um Livro”, na próxima sexta-feira (20/12), dentro da programação do 3º Natal Sustentável no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, localizado na rua Manoel Antonio da Silva, 415, Jardim Nossa Senhora de Fátima. 

O projeto “Achei Um Livro” foi criado em setembro de 2018 e é realizado sempre na segunda sexta-feira de cada mês. Por meio do projeto, a Prefeitura visa a formação e o cadastro de novos leitores na biblioteca, além de estimular a população a conhecer o espaço e, com isso, desmistificar a ideia de que a biblioteca é um lugar elitizado e mostrá-la como um ponto de convivência e de difusão de cultura. Atualmente, a Biblioteca Municipal conta com acervo de 16.000 títulos e cerca de 5.000 usuários cadastrados. Os leitores podem consultar o acervo da biblioteca on line por meio do site http://biblivre.hortolandia.sp.gov.br/Biblivre5/single/.

A Biblioteca Municipal“Terezinha França de Mendonça Duarte” fica no piso inferior do Open Shopping, localizado na rua Luiz Camilo de Camargo, 581, região central. Mais informações podem ser obtidas pelo BiblioZap, pelo telefone 3887-1684, ou pelo e-mail

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Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

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Nossa Cidade

Campanhas de vacinação contra a Poliomielite e de multivacinação terminam nesta quinta-feira (29/10)

Portal Hortolândia

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Se você tem crianças e adolescentes, é bom ficar atento! As campanhas de vacinação contra a Poliomielite e de multivacinação realizadas pela Prefeitura de Hortolândia terminam nesta quinta-feira (29/10), em razão do feriado do Dia do Servidor Público, transferido do dia 28 para o dia 30 deste mês. As vacinas estão disponíveis nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade (Vide abaixo o horário de funcionamento de cada uma). A campanha de vacinação contra a Poliomielite é para crianças de 1 a 4 anos. Até o momento, de acordo com a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, o município já imunizou 4.345 crianças. Conforme dados deste ano do PNI (Programa Nacional de Imunização) do Ministério da Saúde, a cobertura está em 38%. A população estimada de crianças de 1 a 4 anos do município é de 11.264.

Junto com a vacinação contra a Poliomielite, a Prefeitura realiza a campanha de multivacinação para atualizar a carteira de vacinas de crianças e adolescentes com idade inferior a 15 anos. De acordo com a Secretaria de Saúde, 1.442 crianças com idade inferior a 1 ano já compareceram à campanha, destas 594 tomaram as vacinas que estavam desatualizadas ou faltantes na carteira. Já da faixa etária de 5 a 14 anos de idade, 2.644 crianças e adolescentes compareceram à campanha, destas 1.466 tomaram as vacinas faltantes na carteira ou desatualizadas.

A Secretaria de Saúde ressalta que as campanhas têm como objetivo aumentar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes do município, que neste ano está baixa em razão da pandemia do Coronavírus.

Para quem tem receio de levar crianças e adolescentes para tomar a vacina, a Prefeitura de Hortolândia esclarece que as UBSs seguem os protocolos sanitários, a fim de evitar a disseminação do Coronavírus. Dentre as medidas adotadas está manter o distanciamento de dois metros na fila entre as pessoas.

Ainda na fila será feita a triagem de pacientes sintomáticos respiratórios. Ao ser constatada a presença destes pacientes, os mesmos não receberão a vacina e serão encaminhados para a Unidade Respiratória, montada anexa à UPA-24h (Unidade de Pronto Atendimento) Nova Hortolândia, para avaliação médica.

Os funcionários das UBSs estão vestidos com EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). Eles também intensificam as medidas de higienização, tais como lavagem de mãos e utilização de álcool em gel.

Em virtude de a UBS Nova Hortolândia estar ocupada com a Unidade Respiratória, os moradores desta região devem levar suas crianças e adolescentes para receberem as vacinas na Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) “João Carlos do Amaral Soares”, localizada na rua José Martim dos Anjos, 55. O horário é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h30.

Confira a lista das UBSs onde estão disponíveis as vacinas:  

UBSHorário
Adelaide 7h às 16h
Campos Verdes 7h às 16h
Nova Europa 7h às 16h
Orestes Ôngaro 7h às 16h
Santa Esmeralda 7h às 16h
Santiago 7h às 16h
São Bento 7h às 16h
São Jorge 7h às 16h
Taquara Branca 7h às 16h
Amanda I 7h às 16h
Amanda II 7h às 16h
Figueiras 7h às 16h
Parque do Horto 7h às 16h
Emeief João Carlos do Amaral Soares 7h às 16h30
Novo Ângulo 7h às 17h
Rosolen 7h às 18h
Santa Clara 7h às 18h
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Prefeitura de Hortolândia transfere Dia do Servidor Público para esta sexta-feira (30/10)

Portal Hortolândia

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Hortolândia terá feriado prolongado neste final de semana. A Prefeitura transferiu o ponto facultativo em homenagem ao Dia do Servidor Público, comemorado originalmente no dia 28 de outubro, para esta sexta-feira (30/10), de acordo com o Decreto Municipal n°4.617. Com isso, as repartições públicas estarão fechadas a partir desta quinta-feira (29/10), às 17h. 

Com a celebração do Dia de Finados, nesta segunda-feira (02/11), a Administração Municipal manterá em funcionamento durante o feriadão somente os serviços públicos essenciais. O atendimento nos setores públicos retomam nesta terça-feira (03/11), às 8h.


Veja o que abre e o que fecha nas repartições públicas municipais no feriado:

SAÚDE

O Pronto Socorro do Hospital Municipal Mário Covas funcionará 24 horas. Mas, em virtude das obras em andamento no local, o atendimento funciona temporariamente em um espaço adaptado com estrutura menor. Para evitar aglomeração, a recomendação da Secretaria de Saúde é que a população procure atendimento nas UPAs-24h (Unidades de Pronto Atendimento) Amanda e Rosolen. A UPA-24h Amanda está localizada na rua Washington Luiz, 1.066, Jardim Amanda II. Já a UPA-24h Rosolen fica na rua Orlando Pavan, 395, Jardim Rosolen.

A UPA Nova Hortolândia Manoel Georgino Lopes também estará aberta para prestar atendimento na UR (Unidade Respiratória), recebendo os casos de COVID-19. O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) poderá ser acionado pelo telefone 192. As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) ficarão fechadas, e reabrirão na terça-feira (13/10).

A UVZ (Unidade de Controle de Zoonoses) terá atendimento de plantão, junto com o DPBEA (Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal), com atendimento pelo telefone 3897-3312. Estes órgãos são responsáveis por ocorrências relacionadas à fauna, como captura de animais silvestres, por exemplo.


ASSISTÊNCIA SOCIAL

Órgãos de assistência social, como CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CCS (Centro de Convivência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) ficarão fechados. O Cadastro Único também não terá expediente. Estes órgãos retomam o atendimento, também, na terça-feira (13/10), às 8h. O Conselho Tutelar funcionará em regime de plantão.

SEGURANÇA

A Secretaria de Segurança informa que a Guarda Municipal e a Defesa Civil funcionarão normalmente, podendo ser solicitadas pelos telefones 08000-111-508, 199 ou 3897-6050 (Defesa Civil).


COLETA DE LIXO DOMÉSTICO E SELETIVA

De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, a coleta de lixo orgânico domiciliar será feita normalmente, conforme a escala habitual. Já a coleta de materiais recicláveis, porta a porta, será interrompida no dia 12/10, retornando na terça-feira (13/10). 

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de Entulho e outros Materiais Recicláveis) e os LEVs (Locais de Entrega Voluntária de recicláveis) funcionarão normalmente.


Confira abaixo os telefones de plantão:
SAMU – 192
Hospital Municipal – 3809-5100
Guarda Municipal – 199 e 08000-111-508
Defesa Civil – 199 ou 3897-6050
Corpo de Bombeiros – 193
Zoonoses/DPBEA – 3897-3312

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Nossa Cidade

Hortolândia recebe mais de R$1,5 milhões da Lei Aldir Blanc para a cultura

Portal Hortolândia

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Para auxiliar trabalhadores da cultura, prejudicados pela pandemia do novo Coronavírus, a Prefeitura de Hortolândia já recebeu o repasse de R$ 1.519.909,72 para aplicação em ações emergenciais. O recurso foi recebido através da Lei Federal de Emergência Cultural “Aldir Blanc”. Segundo a Secretaria de Cultura, será publicada, na primeira quinzena de novembro, a lista dos agentes, espaços e outras iniciativas do setor que realizaram o mapeamento cultural e estão aptos a receber parte do benefício.

A lista é resultado da primeira etapa do Mapeamento Cultural realizado pela Administração Municipal, com o objetivo de reconhecer todos os participantes da cadeia produtiva que trabalham de forma direta ou indireta com cultura, sendo empresa, entidade ou MEI (Micro Empreendedor Individual) dos mais diversos segmentos: música, teatro, dança, arte de rua, literatura, artesanato, sonorização, produção cultural, dentre outros.

Para realizar o acompanhamento, análise e aprovação dos mais de 200 cadastros recebidos, foi instituído o Comitê Gestor de Acompanhamento e Fiscalização, composto por quatro membros da Secretaria de Cultura e quatro membros da sociedade civil. O objetivo é garantir contribuições e a participação popular em todo o processo. Os membros do Comitê deverão, ainda, elaborar, analisar e aprovar a prestação de contas, referente à execução dos recursos, reunindo-se periodicamente, de forma presencial ou virtual, conforme a necessidade de trabalho decorrente de suas atribuições.

Para o inciso II, a previsão é que o município repasse R$460.000,00 do valor recebido e o restante para o inciso III. Conforme prevê a Lei, os recursos podem ser realocados entre os incisos. Para o inciso III, os editais estão sendo finalizados e deverão ser publicados no Diário Oficial Eletrônico do município.

“Já publicamos toda a regulamentação municipal, realizamos os atendimentos com os cadastros e reuniões online de tira-dúvidas. Estamos unindo esforços com a sociedade civil para que todo esse trabalho, em torno do repasse da Lei, seja realizado com transparência, seriedade e agilidade, pois nossos fazedores de Cultura necessitam o quanto antes do auxílio”, destacou a secretária de Cultura, Alessandra Amora Barchini.

Mapeamento cultural

A Administração Municipal finalizou, em 15 de outubro, a segunda etapa do Mapeamento Cultural no município. Foram feitos 201 cadastros, entre espaços culturais, agentes, grupos, coletivos, empresas, entidades, cooperativas e eventos regulares da cadeia produtiva cultural que atuam na cidade. O prazo estipulado na primeira etapa (até 18 de setembro) foi para que o município conseguisse ter uma base para cumprir o inciso II e III do art. 2° da Lei. A segunda etapa, encerrada em 15 de outubro, estabeleceu a primeira lista de possíveis beneficiados pelo II. Segundo a Secretaria de Cultura, o cadastro é permanente.

A LEI

A Lei Federal 14.017/2020, de 29 de junho de 2020, conhecida como Lei Aldir Blanc, tem como objetivo central estabelecer ajuda emergencial para artistas, coletivos e empresas que atuam no setor cultural e atravessam dificuldades financeiras durante a pandemia.

Em homenagem ao compositor e escritor Aldir Blanc, que morreu em maio, vítima da COVID-19, o projeto vem para socorrer profissionais e espaços da área que foram obrigados a suspender seus trabalhos. A Lei determina a liberação de R$ 3 bilhões em auxílio financeiro a artistas e a estabelecimentos culturais durante a pandemia do Coronavírus.

Os recursos devem ser aplicados por estados, Distrito Federal e municípios, em renda emergencial para os trabalhadores do setor, subsídios para manutenção dos espaços culturais e instrumentos como editais e prêmios.

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