Connect with us

Nossa Cidade

Biblioteca Municipal realiza projeto “Achei Um Livro” no Creape, nesta sexta-feira (08/11)

Prefeitura

Publicado

em

Se você gosta de livros, esta sexta-feira (08/11) pode ser seu dia de sorte de encontrar uma obra literária na rua. A Biblioteca Municipal “Terezinha França de Mendonça Duarte”, órgão da Prefeitura, realiza o projeto “Achei Um Livro” no Creape (Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola), localizado no Jardim Santa Clara do Lago. 

Desta vez, os livros estarão embrulhados em papel com a identidade visual da biblioteca e com fita na cor azul, em referência ao “Novembro Azul”, campanha de prevenção ao câncer de próstata. Na parte externa do embrulho, cada livro virá com um aviso colado no alto, à esquerda, com dicas sobre os temas da obra com os seguintes dizeres: “Pegue este livro se você está interessado em: …”, e com um cartão com o número do BiblioZap, serviço de atendimento da biblioteca via aplicativo WhatsApp. O número é (0 XX 19) 99578-6759. Serão espalhados pelo Creape de 15 a 20 livros.

Esta é terceira vez que o projeto será realizado fora da região central, onde fica a biblioteca municipal, em razão da boa receptividade que a ação teve junto ao público. De acordo com o coordenador do órgão, Rafael Antonio da Silva, a Prefeitura busca divulgar a biblioteca para moradores distantes da região central e estimulá-los a usufruir a estrutura do espaço. Neste ano, o projeto já foi realizado no Jardim Amanda e no Parque Socioambiental “Irmã Dorothy Stang”, no Jardim Nossa Senhora de Fátima.

O projeto espalha livros de diferentes gêneros literários de ficção e não ficção em locais públicos, como bancos de praça, pontos de ônibus, embaixo de árvores, entre outros. Silva ressalta que os livros não ficam escondidos, eles são deixados aleatoriamente.

Quem achar um livro pode ajudar na divulgação do projeto nas redes sociais. Basta postar uma mensagem ou foto do livro achado com as hashtags #acheiumlivrohortolandia e #bibliotecacentralhto. Os sortudos também podem enviar mensagem e/ou foto para o BiblioZap.

REGIÃO CENTRAL

Quem não puder ir até o Creape, poderá ter a sorte de achar um livro na região central. A Biblioteca Municipal também realizará o projeto nesta sexta-feira nas imediações e dentro das dependências do Open Shopping, localizado na rua Luiz Camilo de Camargo, 581. As obras também estarão embrulhadas com fitas azuis. Serão deixados de 15 a 20 livros.

O projeto “Achei Um Livro” foi criado em setembro de 2018. É realizado sempre na segunda sexta-feira de cada mês. Neste mês, será realizado na primeira sexta-feira em razão do feriado do Dia da Proclamação da República, no dia 15/11.

Por meio do projeto, a Prefeitura visa a formação e o cadastro de novos leitores na biblioteca, além de estimular a população a conhecer o espaço e, com isso, desmistificar a ideia de que a biblioteca é um lugar elitizado e mostrá-la como um ponto de convivência e de difusão de cultura. Atualmente, a Biblioteca Municipal conta com acervo de cerca de 16.000 títulos e mais de 4.000 usuários cadastrados.

Para quem quer se tornar usuário da biblioteca, é necessário confeccionar a Carteirinha de Leitor na própria Biblioteca. Os interessados têm que levar foto 3X4 recente, cópia da Carteira de Identidade (RG) e cópia de comprovante de residência. Já para menores de idade, é necessário que o pai, a mãe ou responsável leve cópia do RG e autorização. O acervo da biblioteca pode ser consultado via internet, por meio do site http://biblivre.hortolandia.sp.gob.br/Biblivre5/single/. 

A Biblioteca Municipal funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h50, no piso inferior do Open Shopping. Para mais informações, o público pode entrar em contato pelo número 3387-1684 ou pelo e-mail

\n

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Prefeitura de Hortolândia implanta iluminação em LED na Avenida Olívio Franceschini

Prefeitura

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia está substituindo as lâmpadas de vapor de sódio em toda a cidade. Desde segunda-feira (13/07), a Secretaria de Obras realiza a ação na Av. Olívio Franceschini, no Remanso Campineiro. Os trabalhos estão na etapa da escavação e concretagem, serviços que antecedem a colocação dos novos postes. A previsão é que, no máximo em 30 dias, a avenida tenha uma moderna iluminação de LED.

A Av. Olívio Franceschini é uma das vias de acesso mais importantes da cidade. Além de integrar várias regiões do município, ela faz parte do Corredor Metropolitano Vereador Biléo Soares. Após a finalização do trabalho no local, a ação acontecerá na Av. da Emancipação. As lâmpadas de LED conferem maior potencial de luminosidade, com modernidade, além de oferecer mais claridade e, com isso, aumentar a segurança nos bairros à noite. A ação também contemplará as novas obras viárias em andamento.

Uma cidade mais iluminada

A meta da Prefeitura é que, até o final de 2021, todos os bairros contem com esta tecnologia, que coloca Hortolândia na lista das cidades inteligentes do Brasil. Ao todo, serão substituídas 22 mil lâmpadas de vapor de sódio. As regiões do Jardim Amanda e Rosolen já foram beneficiadas e o trabalho está em andamento na região do Jardim Nova Hortolândia.

O consórcio contratado pela Prefeitura por PPP (Parceria Público Privada) para as ações de gestão e modernização do parque de iluminação pública nos bairros realiza um estudo luminotécnico. Trata-se da avaliação de qual tipo de luminária se adequa melhor às ruas e avenidas.

PIC

Os investimentos em iluminação pública fazem parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), implantado pela Prefeitura para incentivar o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. O programa prevê mais de 100 obras e serviços, em diversas áreas. Para estas intervenções, o município conta com apoio de recursos da iniciativa privada e dos governos estadual e federal, sendo que a principal fonte de recursos é um financiamento junto ao banco internacional CAF.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

“Estação Cidadania Hortolândia” recebe últimos reparos na parte elétrica

Prefeitura

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia trabalha na conclusão das obras do mais novo complexo esportivo da cidade: a “Estação Cidadania Hortolândia – Deputado Luiz Lauro Filho”, anteriormente chamada de CIE (Centro de Iniciação ao Esporte), no Jardim Amanda, que recebe os últimos retoques, antes da inauguração. De acordo com a Secretaria de Esporte e Lazer, equipes da Administração Municipal realizam reparos na parte elétrica para que a ligação da energia seja realizada e o espaço, inaugurado.

“O local está com 99% das obras concluídas e, ainda neste mês, os reparos finais na parte elétrica também serão concluídos para que possamos fazer a inauguração do complexo esportivo. Após a pandemia do Coronavírus, com a retomada das atividades esportivas na cidade, a população ganhará um novo local para treinamentos normais e de alto rendimento”, explica o secretário de Esporte e Lazer, Marcos Panício, o Mercadão.

Além dos retoques na parte interna, já foi feita a demarcação de vagas de estacionamento de veículos no lado externo. São 23 vagas disponíveis: 19 normais, duas para pessoas com deficiência física e outras duas para idosos. Também foi implantada uma faixa para travessia de pedestres. A “Estação Cidadania Hortolândia – Deputado Luiz Lauro Filho” fica entre as ruas João Guimarães Rosa e Fernando Sabino, próxima ao Supermercado Good Bom.

Mais vagas para treinamentos normais e em alto rendimento

Com a inauguração do espaço, a Prefeitura ampliará o atendimento gratuito à comunidade esportiva da cidade. De acordo com a Secretaria de Esporte e Lazer, após a volta das atividades esportivas na cidade, serão abertas duas mil vagas em 11 modalidades, no projeto Escolinhas Esportivas da Administração Municipal.

Na Estação Cidadania de Esportes, serão introduzidas modalidades esportivas que o município não possuía, como o atletismo, em 100 metros rasos, salto em distância e arremesso de peso. Além destas inéditas, na quadra poliesportiva do complexo, serão realizadas aulas de outras 10 modalidades: basquete, vôlei, handebol, futsal, ginástica rítmica, karatê, judô, zumba, ginástica funcional e jiu-jitsu.

Escolinhas Esportivas

No início de 2017, quando o prefeito Angelo Perugini assumiu a Prefeitura, as Escolinhas Esportivas atendiam seis mil alunos em 21 modalidades. Agora, são 9.500 pessoas atendidas em 30 tipos de atividades. De acordo com a Secretaria de Esporte e Lazer, com a reestruturação do projeto e a implantação de novos espaços esportivos, foram criadas quase quatro mil novas vagas e outras nove modalidades.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Para evitar queimadas Prefeitura intensifica “Operação Estiagem”

Prefeitura

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Defesa Civil, intensifica a “Operação Estiagem” na cidade. A ação, realizada em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, vai até o dia 31 de setembro. O objetivo é evitar e monitorar queimadas em áreas verdes e espaços públicos do município. O trabalho está em vigor desde o início de maio. De acordo com a Secretaria de Segurança, a atenção para evitar os focos de queimadas é redobrada neste período, a época mais seca do ano, com baixos índices de umidade relativa do ar e de chuvas na região.

“É necessário a população redobrar os cuidados com a saúde neste período, porque problemas respiratórios são mais comuns nesta época do ano e há também o agravante da pandemia do Coronavírus. Portanto, por mais que haja um trabalho conjunto da Prefeitura e da Defesa Civil com equipes realizando o monitoramento dessas áreas suscetíveis a queimadas, é importante que a população faça a sua parte preservando o meio ambiente sem praticar crimes ambientais”, explica o gerente da Defesa Civil de Hortolândia, Iluíde Carbonero.

Atenção à baixa umidade relativa do ar

A Defesa Civil de Hortolândia está inserida no plano de contingência da Região Metropolitana de Campinas com o objetivo de acompanhar os índices de Umidade Relativa do Ar (URA). O plano alerta a população, caso os níveis estejam muito baixos. O Plano de Contingência está estipulado em quatro níveis:

I – Observação – URA de até 30%

II – Atenção – URA de 30% a 20%

III – Alerta – URA de 20% a 12%

IV – Emergência – URA abaixo de 12%

Segundo a Defesa Civil, a umidade do ar é mais baixa, principalmente, no final do Inverno e início da Primavera. O pico da baixa umidade do ar acontece no período da tarde, entre 12h e 16h. A concentração da poluição ajuda a aumentar os casos de gripe, viroses, doenças respiratórias e alergias. Outros sintomas frequentes são dores de cabeça, tonturas, náuseas e irritação nos olhos, nariz e garganta.

Denúncias pelo aplicativo da “Agenda Verde”

A Prefeitura pede a colaboração da população para não descartar irregularmente entulho e resíduos nem praticar queimadas. Estas ações são crime ambiental e estão sujeitas a multa. Atualmente, os valores variam de R$ 340 a R$ 34.000.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas e veículos que praticam crime ambiental pode enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde. Para baixar o aplicativo, basta fazer o download gratuito nas plataformas Google Play ou App Store do smartphone. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.

Confira algumas dicas para evitar problemas de saúde durante a estiagem:

* Beba muita água

* Aumente o consumo frutas e vegetais na alimentação

* Mantenha o ambiente umidificado com equipamentos, toalhas úmidas ou bacias com água distribuídas pelos cômodos. Não deixe água parada por muito tempo em casa, para evitar que o local se torne um criadouro de insetos transmissores de doenças, como o mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue. O ideal é trocar a água de baldes e bacias, diariamente.

* Limpe a casa com pano úmido

* Mantenha portas e janelas abertas, para melhorar a circulação do ar no ambiente

* Higienize os olhos com algodão úmido para evitar irritações, conjuntivites e outros problemas oculares

* Evite fazer exercícios físicos ao ar livre, entre 11h e 17h

* Evite objetos que acumulam poeira, como tapetes, cortinas e bichos de pelúcia

* Evite o ar condicionado, pois o equipamento resseca ainda mais o ar

* Nunca fume em ambientes fechados

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares