Nossa Cidade

Bilhete Único deve ser adquirido na garagem da Viação Lira

Somente o cadastro do Cartão Sênior do Idoso é realizado no prédio da Secretaria de Mobilidade Urbana

Para adquirir o Bilhete Único e garantir as vantagens no transporte coletivo urbano em Hortolândia, o usuário pode solicitar e retirar o cartão na garagem da Viação Lira, concessionária do sistema de transporte coletivo urbano (veja endereço abaixo). Somente o cadastro do Cartão Sênior do Idoso, que permite gratuidade do transporte para passageiros com idade superior a 60 anos, deve ser realizado diretamente no prédio da Secretaria de Mobilidade Urbana (confira o endereço abaixo). Após o cadastro, será entregue ao usuário desta categoria um número de protocolo para que ele possa retirar o cartão na garagem da Viação Lira. Para adquirir o cartão do Bilhete Único, é preciso levar cópia de RG, CPF e comprovante de endereço. A emissão do cartão é gratuita. 

Anuncio


Com o cartão em mãos, a viagem de ônibus dentro do município custa R$ 4,30. Ao optar pelo pagamento em dinheiro, a passagem custa R$ 4,50. Além disso, durante os dias úteis, a integração é realizada no período de uma hora e, aos finais de semana, o usuário do transporte coletivo de Hortolândia tem o período de duas horas para realizar a integração em qualquer ponto de embarque. 

Para começar a utilizar o Bilhete Único é preciso fazer recarga de crédito. São três os locais onde é possível fazer a recarga: Farmácia MM, na rua Antônio Fernandes Leite, nº 533, no Jardim Santa Isabel; além do Terminal Metropolitano de Hortolândia, na avenida Olívio Franceschini, altura do Parque Ortolândia; e na garagem da Viação Lira, na avenida Santana, no Jardim Amanda.

REESTRUTURAÇÃO

O sistema de Bilhete Único para cobrança das tarifas no transporte coletivo urbano foi implantado em Hortolândia, em outubro de 2017, como parte das ações da Prefeitura para reestruturação do sistema de transporte público na cidade. 

CATEGORIAS

A “família” de cartões do Bilhete Único já conta com as seguintes categorias em circulação; o Cartão Sênior do Idoso, que permite gratuidade do transporte para passageiros com idade superior a 60 anos e, por isso, é o único que não precisa de recarga, o Cartão do Escolar e o Cartão Comum do Bilhete Único; o Cartão do Colaborador, para funcionários do transporte, como os motoristas profissionais e Cartão Vale Transporte.

Para completar as categorias, está em andamento a criação do Bilhete Especial (para pessoas com deficiência) e o Especial Acompanhante (para o responsável pela pessoa com deficiência). O modelo dos cartões desta categoria já estão prontos e serão implantados em breve.  Administração ainda implantará o Cartão Empresarial (vale transporte para uso corporativo). Todas as modalidades do Bilhete Único permitem itinerários com integração em qualquer ponto de embarque no município.

Além de garantir economia aos usuários de transporte coletivo urbano, o Bilhete Único proporciona rapidez nos itinerários e segurança, pois reduz a utilização de dinheiro para pagamento da tarifa.

PIC

A reestruturação do sistema de transporte coletivo urbano faz parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento). O programa prevê investimentos para promover o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. Os recursos financeiros do PIC são fruto de parcerias da Prefeitura com os governos estadual, federal e a iniciativa privada.

Veja onde solicitar o Bilhete Único:

•Secretaria de Mobilidade Urbana (Somente idosos)

Rua Olegário Bueno da Silva, nº 100, no Remanso Campineiro

 

•Garagem da Viação Lira (Todos os demais)

Av. Santana, nº 1.000, no Jd. Amanda

 

Veja onde recarregar o Bilhete Único:

•Farmácia MM

Rua Antônio Fernandes Leite, nº 533, no Jardim Santa Isabel

•Terminal Metropolitano de Hortolândia

Avenida Olívio Franceschini

•Garagem da Viação Lira

Av. Santana, nº 1.000, no Jd. Amanda

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo