Nossa Cidade

Blitze do Outubro Rosa leva orientações sobre câncer de mama à população

Neste sábado (18/10), Prefeitura realiza mutirão de mamografias

outubro-rosa

Anuncio


A campanha Outubro Rosa, de conscientização sobre o câncer de mama, têm envolvido diversas ações de mobilização em Hortolândia. Desde o início do mês, atividades como palestras, caminhada e mutirão de mamografia têm sido divulgadas, com o objetivo de incentivar o autoexame e o diagnóstico precoce da doença. Nesta quarta e quinta-feira (15 e 16/10), a Prefeitura realiza Blitze nas principais avenidas da cidade, para distribuição de material informativo.

O folheto traz orientações sobre como a mulher deve realizar o autoexame e quais os sinais de alerta. O material faz um convite, ainda, para que toda a população participe da Caminhada Rosa. A caminhada acontece no dia 1 de novembro, com concentração às 8h, ao lado do Cier (Centro Integrado de Educação e Reabilitação) Romildo Pardini, no Jardim Santa Amélia. O ponto de chegada será no Parque Chico Mendes, na Região Central, onde haverá uma aula de lian gong, encerrando o percurso. Os participantes devem vestir roupas nas cores rosa ou branca.

Dia Rosa terá mutirão de mamografias

Neste sábado (18/10), a Secretaria de Saúde realiza o Dia Rosa, com um mutirão de mamografias. Cerca de 100 exames gratuitos serão realizados no Cesm (Centro Especializado em Saúde da Mulher), sem necessidade de agendamento ou encaminhamento médico, em mulheres com mais de 50 anos. O atendimento será das 8h às 12h. As interessadas devem levar documento de identidade, comprovante de endereço e Cartão Cidadão. No dia do exame, a recomendação é que a paciente não use nenhum tipo de creme na mama; desodorante pode ser usado normalmente.

Se o número de mulheres aptas para o exame neste dia for superior a 100 pessoas, os profissionais do Cesm agendarão uma nova data para a realização da mamografia, ainda sem a necessidade de encaminhamento. Caso alguma mulher com idade inferior a 50 anos procure pelo serviço no Dia Rosa, os profissionais darão orientações de como ela pode agendar o exame na rede básica de saúde.
Sandra Alyne

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo