Connect with us
Publicidade

Nossa Cidade

“Blog Educação” de Hortolândia ultrapassa um milhão de visualizações

Prefeitura

Publicado

em

Desafio é a palavra da vez para a Educação. Com a suspensão das aulas presenciais, para conter a disseminação do Coronavírus, a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, disponibilizou o “Blog Educação”. Criada para oferecer atividades escolares aos alunos da rede municipal de ensino, da educação básica até a de jovens e adultos, a plataforma já soma mais de um milhão de visualizações, somente no Ensino Fundamental, até esta quarta-feira (15/07).

O objetivo principal do Blog é disponibilizar atividades escolares da matriz curricular de cada modalidade aos alunos da rede municipal de ensino (da Educação Infantil, do Ensino Fundamental, da educação integral, da educação especial/inclusiva e também da EJA), sendo uma possibilidade de estudo, por meio dos recursos digitais de aprendizagem. O Blog está disponível neste link.

O canal de estudos remotos foi elaborado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia para ser um espaço de aprendizagem e uso das mídias digitais como recurso pedagógico. De acordo com Fabiana Rodrigues, diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia, criador da ferramenta, “a pandemia do novo Coronavírus e, consequentemente, a suspensão das aulas presenciais trouxeram para nós inúmeros desafios. O trabalho com o Blog Educação foi um desses, mas que, como os demais, nos proporcionou aprendizado e trabalho em equipe. Hoje, o Blog é um ambiente virtual rico em oferta de atividades para além dos nossos alunos”, ressaltou.

Para o assistente de direção da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Villagio Ghiraldelli, Wilton Araújo de Oliveira, trabalhar com o blog foi um grande desafio para todos os profissionais da Educação. “Um dos maiores foi conseguir sintetizar as atividades presenciais de forma que atingíssemos o objetivo principal, que é a aprendizagem significativa. Contudo, no decorrer das semanas, a preparação das atividades foi sendo aperfeiçoada, tanto pelos docentes, que estão desenvolvendo um trabalho excepcional, quanto em relação aos gestores, que atualizam semanalmente o blog. Teremos grandes desafios devido a pandemia da COVID-19 e estamos fazendo o máximo para que a relação escola família seja cada mais vez mais próxima”, ressaltou Oliveira.

Dentro do blog principal, clicando nos links “Educação Infantil”, “Ensino Fundamental e Educação Integral” ou “EJA”, é possível encontrar as atividades por escolas. Conforme esclarece a Secretaria e Educação, Ciência e Tecnologia, cada escola é responsável pelo seu conteúdo, com identificação do ano, disciplina, nível ou área de conhecimento, facilitando o acesso e busca pelas atividades. No blog, também estão disponíveis atividades pedagógicas relacionadas à Educação Física Escolar, Língua Inglesa, Arte e Música, além de Educação Especial e Inclusiva , Educação Integral e atividades do projeto  Bem me Quer, Paz se Quer, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública.

“A utilização do Blog como ferramenta pedagógica é muito bem-vinda e acredito que a nossa unidade escolar avançou muito ao utilizar esse recurso. Pessoas foram aprendendo, relembrando, mudando atitudes, valores e revendo práticas, o que é muito bom para o desenvolvimento das aulas, na medida do que é possível realizar diante da situação em que estamos vivenciando. Tivemos o cuidado de proporcionar o acesso às atividades postadas online aos alunos que não possuem acesso a internet”, disse Rute Batista do Nascimento, assistente de direção na Emef Jardim Primavera.

Os estudantes que não possuem computador ou acesso à internet e necessitam de material pedagógico impresso e livros didáticos podem procurar a escola no período das 9h às 15h. No entanto, é preciso fazer agendamento prévio, via telefone, para evitar aglomeração. Na hora da retirada, o responsável precisa usar máscara, levar caneta própria e higienizar as mãos. As medidas são para que as atividades cheguem até a casa do aluno e este possa fazer a utilização no canal. Atualmente, a rede municipal de Educação conta com 58 escolas e cerca de 23 mil alunos matriculados.

Segundo a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Sandra Fagundes Freire, a participação tem sido excelente. “Em um momento tão difícil que estamos vivendo é com foco e muito trabalho que chegamos nesse dado de ter um milhão de visualizações no nosso blog educacional, tendo em vista a situação que nós estamos vivendo. Todas as escolas estão reinventando suas rotinas para que os alunos sejam bem atendidos e bem acompanhados. Agradecemos muito a participação dos pais e dos familiares que tem colaborado e acompanhado a aprendizagem das crianças em casa e, também, motivado os alunos a estarem conosco pelo blog e pelas mídias sociais. Esperamos logo poder estar todos juntos. A nossa escola não será mais a mesma, sairemos mais fortes e motivados desse período”, enfatizou.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Bailarinas hortolandense são premiadas em competição Panamerican Dance

Portal Hortolândia

Publicado

em

Bailarinas de Hortolândia e uma Escola que fica no Jardim Interlagos, são premiadas na competição nacional Panamerican Dance, que carrega o titulo de maior competição de dança da América Latina.

A competição nacional Panamerican Dance, que carrega o titulo de maior competição de dança da América Latina, conta com o patrocínio de festivais internacionais como “Summer Program Russian Ballet – USA”, “Livorno in Danza – Itália”, “Festival de Danzas del Mercosul – Argentina” e “Chile em Dança – Chile”. A banca de jurados possui bailarinos renomados como Alice Arja, professora, coreógrafa e diretora geral e artística de escolas no RJ e da Cia de Ballet do RJ. Criadora da sua própria metodologia de ensino com base na Técnica de Dança Clássica: Inglesa, Russa (Vaganova) e Cubana. 

Atualmente é Relações Internacionais na América do Sul do Miami City Ballet. E Alex Lima, com uma experiência de 14 anos no mundo da dança atuando como bailarino, coreógrafo, professor e jurado em festivais no Brasil e desde 2015 atua como representante das competições internacionais de dança Livorno en danza, na Itália e Amsterdanz na Holanda, selecionado grupos nas competições para representar o Brasil internacionalmente. 

Com mais de 250 coreografias e a participação de mais de 15 estados, a premiação seleciona o primeiro, segundo e terceiro lugar baseado na pontuação técnica, separado por gênero, idade e estilo de dança, ainda contando com premiações especiais com bolsas e convites para festivais e escolas internacionais.

O grupo selecionado de meninas entre 15 e 17 anos já treina junto a 4 anos, com treinos quase diários e de longas horas. Fazendo suas próprias coreografias sob a orientação da professora Sarah Christina Velloso, usando de diversas técnicas e da melhor abordagem necessária.

As aulas de ballet clássico e Jazz contam com meninas e meninos de 3 até 17 anos e a turma adulta a partir de 18 anos. Meninos possuem bolsa 100% de desconto e ambos têm a oportunidade de aprender modalidades diferentes de dança e atuação, integrando as aulas de técnica de dança. 

Nosso grupo de Hortolândia competiu na categoria solo sênior, com 3 coreografias no estilo livre de dança, e 1 coreografia em grupo também sênior no estilo livre de dança. Todas as coreografias foram premiadas.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Coronavírus Hortolândia: 4499 casos confirmados, 4302 curados e 156 óbitos

Redação

Publicado

em

Por

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta segunda-feira(26) mostra que o município teve 4499 casos confirmados, 4302 curados e 156 óbitos.

Casos confirmados: 03 pacientes internados em UTI’s fora do município; 0 em enfermaria fora do município; 0 no Hospital Municipal Mário Covas; 03 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 35 em isolamento domiciliar.

Casos suspeitos – aguardando exame: 05 casos internados em UTI’s fora do município; 04 em enfermaria fora do município; 0 caso no Hospital Municipal Mário Covas; 06 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 121 em isolamento domiciliar.

5369 casos já foram descartados mediante resultado do exame de Covid-19.

Desde o dia 17/05, os casos de síndrome gripal sem coleta de exames estão excluídos dos boletins diários. Somente constarão no relatório, os casos em que são colhidos exames para diagnosticar pacientes contaminados pelo Coronavírus.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Previsão de chuva e queda nas temperaturas para o fim da semana

Portal Hortolândia

Publicado

em

Nesta segunda-feira (26) a temperatura mínima registrada pelo Cepagri (Unicamp) em Campinas foi de 15,4ºC às 6:40. Apesar da formação de algumas nuvens rasas já nas primeiras horas da manhã. A temperatura máxima prevista é de 32C.

A previsão para a terça-feira (27) é de nebulosidade variável, com maior cobertura de nuvens no período da tarde. Essas nuvens devem se desenvolver verticalmente, formando nuvens mais profundas, e provocar pancadas de chuva de forma isolada a partir da tarde. As temperaturas ficam entre 20 e 31ºC.

A tendência para a quarta-feira (28) é de predomínio de sol e temperaturas entre 18 e 32ºC. Entre a quinta e a sexta-feira são esperadas chuvas mais volumosas, devido à passagem de uma frente fria, que deverá provocar uma queda nas temperaturas entre o final de outubro e o início de novembro.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Populares