Connect with us
Publicidade

Nossa Cidade

“Blog Educação” oferece atividades para o desenvolvimento integral dos alunos da Educação Infantil

Prefeitura

Publicado

em

A fim de trabalhar o brincar de diversas formas e, assim, possibilitar o desenvolvimento integral, ou seja, social, cognitivo e motor da criança na primeira infância, a Prefeitura de Hortolândia disponibiliza atividades lúdicas e diversificadas na modalidade Educação Infantil, no “Blog Educação” (consulte o link aqui). A iniciativa é da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.

O “Blog Educação”, como ferramenta pedagógica, traz contribuições importantes para que as crianças que estão em casa possam ter acesso a conteúdos com estratégias lúdicas e possíveis de serem realizadas com a família. Nesse momento, as crianças, de zero a cinco anos, merecem ainda mais atenção, pois estão em pleno desenvolvimento.

Publicidade

Neste período de pandemia, que impôs o distanciamento social para conter a disseminação do Coronavírus, as crianças, que passavam boa parte do dia na escola, agora estão integralmente com a família, distantes das vivências, das interações e situações de aprendizagem promovidas de forma planejada e intencional pela escola. Além de estreitarem os laços familiares e contribuirem para o desenvolvimento integral dos alunos, as propostas de atividades, apresentadas no blog, oferecem possibilidades especialmente pensadas por professores, educadores e gestores para cada fase, prezando sempre pelo desenvolvimento integral dos alunos.

Para a mãe Ana Paula de Freitas Pasqualeto, a experiência com o blog tem sido muito boa. “As atividades são bem pedagógicas e minha filha adora fazer, estou sempre ajudando. Temos um grupo com as mães e a professora. Quando precisamos, podemos tirar dúvidas. É muito importante a criança ter esses estímulos e estudar desde a Educação Infantil. Ela já era muito esperta e com a ida para creche, se desenvolveu ainda mais. Eu acho a Lívia até avançada para a idade dela”, disse Ana Paula, de 35 anos, mãe de Lívia dos Santos Pasqualeto, aluna do maternal A, da Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Jardim Novo Cambuí.

Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, o papel do adulto como facilitador é fundamental, sendo uma oportunidade não só de aprendizagem, mas de convívio com as crianças por meio de experiências que estimularão diferentes aspectos do desenvolvimento infantil.

“Nossos profissionais têm trabalhado intensamente para oferecer atividades para as nossas crianças, desde o berçário, que valorizem, também, a vivência com as famílias, neste momento em que a interação social na escola é substituída pelo convívio em casa. O simples engatinhar do bebê, as brincadeiras e o diálogo são fundamentais para estimular o desenvolvimento. Através das atividades propostas temos o objetivo de oferecer experiências significativas e importantes para o desenvolvimento das crianças, como o desenvolvimento motor, emocional, afetivo, da imaginação e a ludicidade”, ressaltou a diretora de Educação Infantil, Maybe Lordano.

Em tempos de tecnologia, é importante incentivar as crianças a brincar longe das telas e estimulá-las a pular, rastejar, engatinhar, correr, interagir, explorar o espaço disponível, inventar brincadeiras, contar e recontar histórias e/ou fatos, cantar, dançar e explorar conceitos como alto e baixo, dentro e fora, pequeno e grande, curto e longo, quente e frio, entre outros. Essas atividades, embora pareçam comuns e corriqueiras, são fundamentais para o desenvolvimento da criança, ressalta a diretora.

Segundo a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Sandra Fagundes Freire, a Educação Infantil traz aprendizados significativos e proporciona vínculos afetivos. “A Educação Infantil trabalha o brincar e é justamente através desse brincar, diferenciado, que a criança conseguirá aprender e se desenvolver. Na brincadeira, a criança trabalha vários aspectos. No espaço do blog, as famílias poderão conhecer músicas, brincadeiras, histórias, jogos, experiências e outras propostas que são significativas e planejadas a partir de conteúdos importantes e essenciais para as crianças”, enfatizou Sandra.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Hortolandense brilha em concurso de Musas fitness no Rio

Portal Hortolândia

Publicado

em

Há exatos 3 meses, recebi um convite para participar de um concurso de Musas fitness, mas como? Em plena pandemia com academias fechadas. Michele brilhou a ficou em segundo lugar em um concurso no Rio.

A beldade moradora do Nova America em Hortolândia, que é um exemplo de determinação, pois além de ser atleta fitness, Michele Orsolon também é mãe de um menino e ela sentiu na pele a experiência de buscar a recuperação do shape após o parto anos depois para retomar seu corpo sarado.

Publicidade

Segundo ela: “treinar é uma das coisas que mais gosto de fazer, e usei a quarentena a meu favor, foquei no meu corpo e na minha meta, meu primeiro concurso, jurava q ia pegar o 5 lugar enfim, no dia 27 de setembro no bar da Lapa no Rio de Janeiro fui classificada em segundo lugar e eleita a Mulher mais bonita do evento.. Uma emoção e adrenalina que não sei explicar. Dei o meu melhor, trabalho em dois empregos e mesmo assim eu consegui.. tudo depende do seu objetivo”

Na sua caixa de comentários são diversos os adjetivos para a gata. “Linda maravilhosa”, elogiou um seguidor. “Que mulher é essa Brasil”, destacou outro. “Gata exuberante”, concluiu um terceiro. Para acompanhar mais sobre Michele Orsolon, basta seguir ela no seu Instagram @micheleorsolon

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura instala semáforos na Região Central, em frente à atacadista

Portal Hortolândia

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia instalou semáforos entre as ruas Luiz Camilo de Camargo e Júlio Silva Batista, na Região Central, em frente ao recém-inaugurado atacadista Assaí. Os equipamentos já estão funcionando.

A ação é da Secretaria de Mobilidade Urbana. O objetivo do trabalho é garantir mais segurança viária a motoristas e pedestres que circulam pela região e acessam o estabelecimento comercial.

Publicidade

“Esta ação causará impacto positivo para pedestres, que poderão atravessar com mais segurança, e para os motoristas, que, além de respeitar os limites de velocidade, evitando acidentes, acessarão com facilidade o estabelecimento que funciona ali”, afirma o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

Segurança viária

Para salvar vidas no trânsito, a Prefeitura realiza, desde 2017, uma série de ações, que vão de atividades educativas com motoristas e pedestres, reforço na sinalização, até a implantação de radares controladores de velocidade, principal medida adotada pela Administração Municipal para a redução de mortes no trânsito da cidade. Os dispositivos começaram a funcionar em janeiro do ano passado. Além disso, o mutirão de Tapa-Buraco acontece, periodicamente, em toda a cidade.

Outra medida importante é a instalação de dois painéis eletrônicos com informações sobre o trânsito, nas entradas da cidade. Eles já estão funcionando. O objetivo é informar ao motorista sobre o fluxo do trânsito no município, além de dar avisos necessários para a boa fluidez do tráfego, cuidados e bem-estar pessoal.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Em razão das obras no Hospital Municipal, Prefeitura orienta população a procurar UPAs-24h em casos de urgência

Portal Hortolândia

Publicado

em

Hospital Mario Covas

Em virtude das obras em andamento no Hospital Municipal “Mario Covas”, no Jd. Mirante, a Prefeitura de Hortolândia orienta a população que, em casos de urgência, busque atendimento nas UPAs-24h (Unidades de Pronto Atendimento) Amanda e Rosolen.

A UPA-24h Amanda está localizada na rua Washingotn Luiz, 1.066, Jardim Amanda II. Já a UPA-24h Rosolen fica na rua Orlando Pavan, 395, Jardim Rosolen. Em casos leves, a orientação é procurar atendimento nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município.    

Publicidade

Por causa das obras, o pronto socorro do Hospital Municipal funciona temporariamente em um espaço adaptado com estrutura menor. Em razão disso, para evitar aglomeração no pronto socorro do hospital, a recomendação da Secretaria de Saúde é que a população procure atendimento nas UPAs-24h Amanda e Rosolen e nas UBSs. Ainda de acordo com a Secretaria, as obras do Hospital acontecem em duas frentes de trabalho: pronto socorro adulto e Centro de Diagnóstico por Imagens, onde será instalado um tomógrafo.

TRANSFORMAÇÃO NA SAÚDE

A Prefeitura de Hortolândia desenvolve uma série de obras e ações para a reestruturação do sistema de saúde na cidade, que incluem reforma e ampliação do Hospital Municipal, reforma de UBSs, abertura de farmácias em todas as unidades de saúde, entre outras melhorias que resultam em mais qualidade no atendimento prestado aos munícipes.

A reforma do Hospital Municipal já está em curso. São investidos R$ 12,5 milhões nesta ação, que inclui reforma desde a fachada até as instalações internas, garantindo a ampliação de 67 para 100 leitos, com 10 vagas de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) adulto. Entre os novos serviços que serão oferecidos no local está o exame de tomografia, medida que colaborará para agilizar o diagnóstico dos pacientes.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares