Nossa Cidade

Câmara jovem terá 16 mulheres no mandato de 2018

Parlamento Jovem de Hortolândia elegeu no último dia 14 de novembro os 19 alunos, entre as 17 escolas participantes, para a legislatura que terá início em 2018. Dos 19 eleitos, 16 são mulheres, sendo que os cargos suplentes também foram ocupados todos pelas meninas. A apuração aconteceu na Câmara Municipal de Hortolândia no dia 20 de novembro, pela equipe do projeto Parlamento Jovem e o resultado foi publicado oficialmente nesta quarta-feira, em diário oficial.

Diferente do cenário político nacional, a 1ª Câmara Jovem de Hortolândia terá em sua maioria mulheres, que também foram maioria entre os candidatos. Dos 47 inscritos para participar do pleito nas escolas, 33 eram mulheres. “É emocionante ver como esses jovens estão interessados e engajados em participar da nossa política, de fazer a diferença. Eles são os futuros políticos do nosso país. Melhor ainda ver que as mulheres estão lutando pelo seu espaço e conquistando lugares de destaque. Antigamente mulheres se quer podiam votar, hoje em Hortolândia, fizemos história, com uma Câmara Jovem majoritariamente feminina”, comentou o presidente da Câmara, Zaca (PTB).

Anuncio


A mulher tem cada vez mais se interessado pela política, ainda não há tantas em cargos eletivos, mas como maioria da população brasileira, as mulheres começaram a ver a necessidade de estarem presentes na política para exigirem seus direitos e lutarem por uma sociedade mais justa. “A mulher é, normalmente, quem administra a família, ela é o esteio de muitas casas, e em várias delas é ainda a renda principal. Nada mais justo que a gente começar a perceber o quanto estarmos engajadas na política fará diferença na nossa vida e na nossa sociedade. A mulher é quem vai à escola, aos postos de saúde, é a primeira a perceber as necessidades, por isso é tão importante ver meninas interessadas desde cedo em fazer a diferença”, comentou a tesoureira do PTB Mulher, Celma Maria de Oliveira Batista.

As eleições aconteceram no dia 14 em 15 escolas do município, sendo em sua maioria realizada através de urnas eletrônicas, cedidas em parceria com o Cartório Eleitoral de Hortolândia. Algumas escolas, com turnos à noite, realizaram, além da votação eletrônica durante o dia, votação manual. “Duas escolas realizaram as eleições por conta própria, e só utilizamos seus resultados no dia da apuração, para sabermos os vencedores e os suplentes”, comentou o coordenador do programa, Vicente de Paula.

Parlamento Jovem

O processo do Parlamento Jovem em 2017 já está finalizado, e os trabalhos do programa retornam em 2018, com um calendário recheado de atividades aos alunos ganhadores. A primeira programação acontece em 19 de fevereiro, quando os alunos serão trazidos à Câmara para assistir uma sessão ordinária, sob supervisão da equipe do Parlamento, onde poderão tirar dúvidas iniciais sobre o processo legislativo.

Em 22 de fevereiro, eles retornarão à Câmara para serem diplomados, assim como acontece em uma eleição normal, farão o juramento e eleição da Mesa Diretora, composta por Presidente, Vice-Presidente, 1º e 2º Secretário. “A diplomação será feita como a verdadeira, pois fechamos mais uma parceria com a Justiça Eleitoral. O Juiz Eleitoral virá à Câmara para fazer a diplomação dos eleitos e dos suplentes”, explicou Zaca.

Ainda haverá estágios dos alunos na Câmara para estudar o processo legislativo, que será um pouco mais simples do que o usado no dia a dia da Câmara, mas seguindo os mesmos moldes. “Nossa equipe está preparada para orientar os jovens de como eles deverão agir, o que poderão fazer, sobre os processos, além dos deveres como vereadores”, ressaltou Vicente de Paula.

As sessões serão realizadas a cada dois meses e a primeira está agendada para o dia 7 de março. “Além das sessões, temos outras atividades sendo preparadas para os alunos, como a visita à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, inclusive com conversas com o presidente da Assembleia”, elencou Zaca.

ELEITOS

Nº de Ordem

Escola

Aluno

Nº de Votos

01

E.E. Honorino Fabri

Isabelle Magalhões Batista

612

02

E.E. Manoel Ignácio da Silva

Ellen Vieira Lima

606

03

Instituto Adventista São Paulo – IASP

Lara Monyse Ferreira de Lira

584

04

E.E Jardim Santa Clara do Lago

Isabela Maia da Silva

510

05

E.E. Eliseo Marson

Allany Aparecida C. Nogueira dos Santos

502

06

E.E. Prof. Euzébio Antônio Rodrigues

Mirã Ferreira Soares

421

07

E.E. Cristiane Chaves Moreira Braga

Kelly Makimo Caetano

400

08

Instituto Adventista São Paulo – IASP

Thomas Lopes Sorgi

396

09

E.E. Raquel Saes Melhado Silva

Karina do Amaral Deodato

272

10

E.E. Raquel Saes Melhado Silva

Nicole Fernandes Monteiro

271

11

E.E. Pastor Roberto Rodrigues de Azevedo

Jéssica Grechi Francisco

241

12

E.E Prof. Maristela Carolina Mellin

Sara Vanilly Lima Gurgel

228

13

E.E. Guido Rosolen

Guilherme Alves da Silva

226

14

E.E. Recreio Alvorada

Andressa Domingos de Camargo

226

15

E.E. Prof. Maria Cristina de S. Lobo

Ingrid de Oliveira Alves

225

16

E.E. Priscila Fernandes da Rocha

Gabryel M. R. dos Santos

176

17

E.E. Prof. Lionar Freitas Câmara

Brenda Hanielle dos Santos

158

18

E.E. Maria Rita Araújo Costa

Lavínia Alves

139

19

E.E. Prof. José Claret Dionísio

Lana Rafaela da Silva

119

SUPLENTES

Nº de Ordem

Escola

Aluno

Nº de Votos

01

E.E. Honorino Fabri

Letícia Gonçalves Fonseca

242

02

E.E. Jardim Santa Clara do Lago

Beatriz Vitória dos Reis França

200

03

E.E. Pastor Roberto Rodrigues de Azevedo

Francielly Albuquerque Checone

197

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo