Nossa Cidade

Câmeras ajudam reduzir índice de roubo e furto de veículos

Dados são referentes ao primeiro trimestre de 2014 comparado com o mesmo período de 2015

Anuncio


O número de furtos e roubos de veículos em Hortolândia apresentou redução no primeiro trimestre deste ano, se comparado ao mesmo período de 2014. Nos casos de roubo, a queda foi de 60,8%, sendo 250 em 2014 e 98 veículos em 2015. Já nos casos de furto, a diminuição foi de 38,5%,  sendo 174 em 2014 e 107 em 2015.

Dois fatores são apontados pela Secretaria Municipal de Segurança como decisivos para a redução dos índices: a ação das câmeras de monitoramento OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres), que fazem leitura instantânea das placas de veículos e ajudam na identificação de veículos roubados, e a intensificação de ações integradas entre a Secretaria de Segurança Municipal, por meio da GM (Guarda Municipal), e a PM (Polícia Militar).

“Os índices estão relacionados às ações conjuntas da GM e PM realizadas estrategicamente em diferentes pontos. Outra ação fundamental são as rondas realizadas 24h por dia pelos GMs, que são intensificadas conforme o surgimento das demandas”, destaca a comandante da Guarda Municipal, Luzanira Joaquim Nascimento.

“A integração de ações entre PM e GM, além da instalação das câmeras de monitoramento OCR, sem dúvida, são fundamentais para a redução dos índices. Mas ainda há muito a se fazer na área de segurança. Constantemente fazemos solicitações ao Estado para aumentar o número de policiais nas  ruas, entre outras demandas”, avalia o secretário de Segurança, Marcelo Borges.

Hortolândia conta com equipamentos de segurança

A Prefeitura investe em um sistema tecnológico para possibilitar fácil acesso às redes de dados e aumentar os pontos de vigilância 24h. Atualmente, 47 câmeras de monitoramento fazem a patrulha em pontos diversos, principalmente nas entradas e saídas da cidade. Neste ano, serão instaladas 25 câmeras de videomonitoramento que ficarão em pontos estratégicos avaliados pelo efetivo da Guarda Municipal. O objetivo da ação é ampliar o monitoramento. Os equipamentos são de largo alcance e garantirão o monitoramento 24h por dia de vários locais, nas principais vias do comércio e praças de maior circulação da cidade, aumentando a sensação de segurança dos munícipes.

O sistema Infoseg (Informações de Segurança) entrou em operação em 2013. Ele permite o acesso ao banco de dados do Ministério da Justiça, facilitando o trabalho da Guarda Municipal na pesquisa de inquéritos, processos, veículos e condutores, armas de fogo e mandados de prisão. Quando ocorre suspeita, as consultas são realizadas por meio de controle operacional, instalado na sede da GM.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo