Nossa Cidade

Câmeras de segurança com leitores inteligentes estão instaladas em 50% da cidade

A instalação das 27 câmeras inteligentes com  leitores OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres) chegam à 50% no município. A Prefeitura instala os equipamentos para monitoramento de segurança nas entradas e saídas da cidade, uma ação da  da Secretaria de Segurança em parceria com a Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas). A previsão é de que em 30 dias, o sistema entre em operação. O investimento  da Agemcamp para a aquisição dos equipamentos é de R$ 550 mil. A contrapartida da Administração é de R$ 300 mil.

De acordo com o secretário de Segurança, Marcelo Borges, a instalação permitirá a fiscalização e monitoramento dos pontos de fuga quando ocorre roubo e furto de veículos, conforme registro da GM (Guarda Municipal).

O sistema é composto por radares inteligentes capazes de fazer a leitura instantânea das placas de veículos, ação que ajuda na identificação rápida de veículos roubados, furtados ou com documentação irregular. De acordo com o secretário de Segurança, Marcelo Borges, o diferencial das câmeras OCR é a integração de dados, permitindo agilidade no fluxo de informações e eliminação de trabalhos redundantes, aumentando, desse modo, a eficácia operacional dos órgãos envolvidos.

Em operação

Hortolândia conta com o sistema INFOSEG (Informações de Segurança) que entrou em operação em 2013. O sistema permite o  acesso ao banco de dados do Ministério da Justiça, facilita o trabalho da Guarda Municipal na pesquisa de inquéritos, processos, de veículos, e condutores, armas de fogo e  mandados de prisão. Quando ocorre suspeita, as consultas são realizadas por meio de controle operacional, instalado na sede da GM.

O INFOSEG é uma rede que reúne informações de segurança pública dos órgãos de fiscalização do Brasil, por meio da tecnologia de informação e comunicação. A rede integra um conjunto de bases de dados distribuídas pelos estados da Federação e por órgãos do governo federal.

Fonte: Pref. Hortolândia 

Anuncio


{fcomment}

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo