Connect with us

Nossa Cidade

Campanha “10 minutos contra o mosquito” orienta população como combater o Aedes

Prefeitura

Publicado

em

As ações da Prefeitura de Hortolândia de combate ao mosquito Aedes aegypt, transmissor de doenças como a Dengue, Chikungunya e Zika, propostas à população para que os moradores sejam parceiros nesta missão são simples e fáceis de realizar. Basta 10 minutos de atenção por semana para acabar com o ciclo de procriação do Aedes e evitar essas doenças. Para orientar melhor a população, a Prefeitura de Hortolândia mantém a campanha “10 minutos contra o mosquito”. O material está disponível nas unidades de saúde, é distribuído em escolas e também pode ser conferido no site da Prefeitura, no link http://www2.hortolandia.sp.gov.br/images/banners/Panfleto.pdf. Pela internet, é possível baixar o folheto e imprimir atividades para as crianças participaram da mobilização.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o ciclo de vida dos Aedes, do ovo até a fase adulta, leva de 7 a 10 dias. Se a verificação dos criadouros for realizada uma vez por semana, é possível interromper o ciclo e evitar o nascimento de novos mosquitos. No material informativo, há orientações para checar alguns itens dentro e fora de casa. Confira as dicas:

•Mantenha bem tampados tonéis, barris e caixas d’água.

•Encha os pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda.

•Troque a água dos vasos de plantas aquáticas e bebedouros de animais, lave-os com escova, água e sabão uma vez por semana.

•Pneus devem ser guardados em locais cobertos.

•Lonas usadas para cobrir objetos ou entulhos devem ser bem esticadas para evitar poças de água.

•Garrafas devem ficar com a boca virada para baixo.

•Proteger os ralos com tela e verificar se estão limpos.

•Faça sempre a manutenção de piscinas ou fontes utilizando os produtos químicos apropriados.

•Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas.

•Plantas do tipo suculentas também podem acumular água. A orientação é virar a planta para retirar a água.

Mutirão neste sábado (15/02)

Além de orientar a população para ser parceria no combate ao Aedes, a Prefeitura também faz a parte dela, com mutirões regionais. Neste sábado (15/02), agentes de saúde vão visitar imóveis do Jd. São Miguel, Parque Gabriel e Jd. Santo André, das 8h às 13h, para vistoriar as casas e informar os moradores sobre a importância de evitar água parada.

Neste ano, Hortolândia registra 25 casos positivos de Dengue. Os indicadores apontam o risco de uma epidemia neste ano, se a proliferação do aedes aegypti não for contida. Esta previsão é realizada com base na pesquisa de ADL (Avaliação de Densidade Larvária), também conhecida como Índice Breteau. A apuração mais recente foi em janeiro e o resultado apontou índice de 3.2, considerado médio. O Índice Breteau é dividido em três escalas: de 0 a 1 é considerado em nível baixo; de 1 a 4, médio; e resultados superiores a 4, alto. Um índice baixo sinaliza que o controle dos criadouros tem sido eficaz, eliminando a maioria dos focos do mosquito Aedes aegipyt. Já quanto maior for o índice, mais chance de aumento de casos positivos de doenças.

PREVENÇÃO

Para conscientizar a população sobre a importância de manter quintais e casas livres de objetos que possam acumular água, a Prefeitura de Hortolândia lançou, em 2017, o Programa Agenda Verde, ação que envolve diversas atividades, como mutirões, Cata Bagulho, plantio de árvores em terrenos antes usados para descarte de lixo, tudo com o objetivo de deixar a cidade mais limpa. Além de colaborar com a manutenção urbana, a Agenda Verde busca despertar na população o sentimento de parceria, uma vez que todos são responsáveis pela limpeza da cidade. A Prefeitura acredita que mobilizando a população, será mais fácil resolver, em conjunto, questões ambientais que se tornam problemas de saúde pública.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Hortolândia confirma três mortes por Covid-19

Portal Hortolândia

Publicado

em

Neste fim de semana a Prefeitura de Hortolândia confirmou mais 3 mortes por Covid-19. Trata-se de um homem de 45 anos, uma mulher de 69 anos e outro homem de 39 anos. A cidade já soma 46 óbitos por Coronavírus.

BOLETIM – CORONAVÍRUS (COVID-19) – HORTOLÂNDIA – 12/07

Obs. A partir de 17/05, os casos de síndrome gripal sem coleta de exames estão excluídos dos boletins diários. Somente constarão no relatório, os casos em que são colhidos exames para diagnosticar pacientes contaminados pelo Coronavírus.

Casos notificados: 2166
Pacientes em investigação: 339
– Em Isolamento domiciliar aguardando exame: 299
– Em Internação na Unidade Respiratória – UPA Nova Hortolândia: 13
– Em Internação no Hospital Municipal Mário Covas: 4 (4 em UTI)
– Em Internação hospitalar fora do município: 23 (16 em UTI / 7 em enfermaria)

Casos confirmados: 931
– 67 pacientes em isolamento domiciliar
– 2 em Internação no Unidade Respiratória – UPA Nova Hortolândia
– 1 em Internação no Hospital Municipal Mário Covas (em UTI)
– 25 pacientes em internação hospitalar fora do município (19 em UTI / 5 em enfermaria)
– 790 pacientes já receberam alta / curados
– 46 Óbitos

Casos descartados: 896
*Todos os casos em investigação encontram-se em isolamento e acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde
**Comunicação de casos confirmados mediante informação da Secretaria de Saúde do Estado

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Acidente no SP-101 faz vitima fatal na noite desse domingo (12)

Portal Hortolândia

Publicado

em

Na noite desse domingo (12) um acidente envolvendo três veículos deixou uma vitima fatal da na Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP-101) altura do KM 6.5, sentido Campinas.

A vitima é um homem de 49 anos morreu e duas outras vitimas foram socorridas pelo resgate.

A pista foi interditada completamente e o transito estava sendo desviado para marginal do bairro. Por volta das 20:30 o transito foi liberado.

A causa do acidente não foi informada. Em breve o artigo será atualizado.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Atacadista divulga vagas de emprego em Hortolândia para pessoas com deficiência

Prefeitura

Publicado

em

O atacadista Assaí, que está se instalando em Hortolândia, com inauguração anunciada para breve, está com 15 vagas abertas, em diferentes níveis de escolaridade, para PCDs (pessoas com deficiência). Segundo o Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres da Prefeitura, a iniciativa da empresa está alinhada com as ações de empregabilidade realizadas no município.

De acordo com a empresa, o processo de seleção será todo realizado pela internet. Para concorrer a uma das vagas, é necessário fazer cadastro por meio do link https://expansaoassaihortolandia.gupy.io/. O candidato deverá informar telefone e e-mail atualizados para que a empresa entre em contato.

De acordo com as informações divulgadas pelo Assaí, no total, estão disponíveis 257 vagas, em 33 cargos diferentes. Os salários variam de R$ 1.072,00 a R$ 2.583,00.

Quem tiver dúvidas sobre o processo de seleção, pode entrar em contato com o Departamento de Direitos Humanos, órgão da Secretaria de Governo pelo telefone (19) 3965-1472.

INAUGURAÇÃO

A empresa atacadista Assaí já iniciou as obras de construção de sua loja em um grande terreno localizado na rua Luiz Camilo de Camargo (foto), na região central. De acordo com a empresa, a previsão de inauguração da loja é para o segundo semestre deste ano.

Hortolândia conquistou a loja da rede atacadista no ano passado, quando a empresa anunciou sua intenção de abrir uma unidade na cidade, em reunião com o prefeito Angelo Perugini e as secretarias de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, de Governo e de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação.

Para viabilizar a vinda da empresa, a Prefeitura apresentou os benefícios oferecidos por meio do Proemph (Programa Municipal de Incentivo Empresarial de Hortolândia).  

A conquista de novas empresas para a cidade, com geração de emprego e renda, é uma das prioridades do prefeito Angelo Perugini por meio do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento) da Prefeitura, que realiza ações e obras por meio de parcerias com a iniciativa privada, governos estadual e federal para incentivar o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Populares