Nossa Cidade

Campanha de atualização de vacinas continua até a próxima semana

Desde o início da Campanha Nacional de Atualização de Vacinas, no dia 11, a Prefeitura de Hortolândia conferiu a carteira de vacinação de 3.668 crianças e adolescentes, das quais 1.928 tiveram doses atualizadas. A campanha de multivacinação prossegue até a próxima terça-feira (26/09), com 17 salas de vacina atuando na busca de pessoas com doses em atraso.

Para atualizar a Carteirinha de Vacinação, basta comparecer na unidade de saúde mais próxima de casa, levando o documento com o histórico das imunizações já recebidas. Para este sábado, é preciso conferir as unidades de saúde que participam da ação. A lista pode ser checada abaixo. Nas UFSs e UBSs, as equipes das salas de vacina vão conferir se a Carteirinha está com as doses em dia e, caso alguma vacina esteja atrasada, a pessoa é imunizada na hora, gratuitamente.

Anuncio


Unidades com sala de vacina, abertas de segunda a sexta-feira:

UBS (Unidade Básica de Saúde) Jd. Amanda, UBS Jd. Rosolen, UBS Nova Hortolândia, UBS Santa Clara, UBS Novo Ângulo, USF (Unidade de Saúde da Família) Villa Ghiraldelli, USF Orestes Ôngaro, USF Jd. Santa Esmeralda, USF Taquara Branca, USF Santiago, USF Jd. Amanda, USF Jd. São Bento, USF Parque do Horto, USF Jd. São Jorge, USF São Sebastião e USF Nova Europa.

Febre Amarela

Quem ainda não recebeu a vacina contra Febre Amarela, pode procurar uma das cinco UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município para garantir a proteção contra a doença, que pode ser fatal. Desde o início do ano, a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde, intensifica a ação de vacinação gratuita contra a doença. Há uma recomendação para que, ate o final deste ano, toda a população esteja protegida. Uma única dose da vacina tem eficácia comprovada pela vida toda, por isso, quem já se vacinou antes não precisa procurar a unidade de saúde.

O atendimento nas UBSs acontece em esquema de rodízio. A cada dia da semana, a sala de vacina de uma das unidades de saúde oferece as doses. Por isso, é preciso conferir, abaixo, o calendário com as datas corretas. A dose está disponível das 8h às 12h, pois após aberto o frasco da vacina, ele tem curto prazo de validade.

É importante ressaltar que a vacina está contra-indicada para pessoas com baixa imunidade, idosos em idade avançada, crianças menores de um ano, gestantes e lactantes. Para garantir a vacina é preciso levar carteira de vacinação.

Casos de Febre Amarela

A vacina contra Febre Amarela sempre fez parte da lista de vacinas gratuitas oferecidas na rede pública de saúde. A dose é recomendada às pessoas que vão viajar para áreas endêmicas, ou seja, onde a doença é transmitida por meio da picada de pernilongos. No entanto, neste ano houve casos da doença em cidades de Minas Gerais e no interior paulista, o que fez aumentar a busca pela vacina.

Em abril, a GVE (Gerência de Vigilância Epidemiológica), órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde, classificou Hortolândia como cidade de risco ampliado para a Febre Amarela. Desde então, há uma recomendação para que toda a população da cidade seja vacinada até o final do ano. De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica do município, até esta terça-feira (19/09), 43.380 pessoas foram imunizadas, neste ano, contra a doença. Não há suspeitas ou casos confirmados de pessoas infectadas na cidade.

Calendário

2ª feira – UBS Rosolén

3ª feira – UBS Novo Ângulo

4ª feira – UBS Santa Clara

5ª feira – UBS Nova Hortolândia

6ª feira – UBS Amanda

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo