Connect with us

Nossa Cidade

Campanha de vacinação contra a Influenza é prorrogada até o dia 30 deste mês

Prefeitura

Publicado

em

Você ainda não tomou a vacina contra o vírus  H1N1, que causa a Influenza? Então, fique ligado! A campanha de vacinação foi prorrogada até o dia 30 deste mês. A Prefeitura de Hortolândia reforça a orientação de que crianças com idade entre seis meses a menos de seis anos, gestantes e puérperas precisam receber a imunização. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Saúde, a cobertura vacinal destes grupos continua baixa no município. Até o momento, a cobertura vacinal de crianças é de 46,44%, gestantes 33,45% e puérperas 37,57%. Na cidade já foram aplicadas cerca de 59 mil doses da vacina. 

Portanto, se você é de um desses grupos ou tem crianças dessa faixa etária, é importante tomar a vacina, alerta a ginecologista e obstreta da rede municipal de saúde, Fernanda Bertozzi. A especialista ressalta que, no caso de gestantes e puérperas, a vacina tem um grande efeito protetor tanto para a mãe quanto para a criança. “Para a mãe porque na gravidez, pela sua condição de gestante, ela tem uma baixa imunidade. Então, ela está mais propensa a adquirir a gripe. Já a criança, quando nasce, ela só vai poder tomar a vacina a partir dos seis meses. Por isso, ela estará desprotegida. Quando a mãe toma a vacina, ela passa anticorpos para o filho ainda na barriga e a criança vai nascer já com uma imunidade que chamamos de passiva, que vai da mãe para o filho”, explica Fernanda. 

A especialista salienta que puérperas também devem tomar a vacina para garantir sua saúde e também a do bebê. “Todos os anticorpos adquiridos pela mãe serão repassados para o bebê na amamentação. Mesmo as mães que não amamentam devem tomar a vacina, pois elas vão estar se protegendo e também seu bebê do contanto com o H1N1”, reforça Fernanda. 

A especialista aproveita para esclarecer uma dúvida frequente que tem confundido a população sobre a vacina diminuir a imunidade das pessoas e aumentar a possibilidade de pegar outras doenças. “Não, a vacina não altera ou diminui o nosso sistema imunológico, e sim o contrário. A vacina é feita com ‘vírus morto’. Então, não há riscos para as gestantes. É um grande erro pensar que a vacina diminui a imunidade das pessoas e aumentam a possibilidade de pegar outras doenças, ainda mais neste período de pandemia da COVID-19. Essa é uma pergunta muito frequente que as pessoas têm feito”, informa a especialista. 

LOCAIS DE VACINAÇÃO 

O horário da vacinação nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) é das 7h às 16h. Nas demais unidades, o horário é das 8h às 15h. Confira abaixo a lista dos locais de vacinação. 

A campanha nacional de vacinação contra a Influenza começou no dia 23 de março, tendo como público-alvo, inicialmente, idosos acima de 60 anos, profissionais da saúde e profissionais das forças públicas de segurança (Guarda Municipal, Defesa Civil, Polícias Civil e Militar, e bombeiros). Já a segunda fase ofereceu imunização para portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; funcionários do sistema prisional; e motoristas de transporte coletivo e portuários. Por fim, a terceira fase teve como grupos prioritários PCDs (pessoas com deficiência), gestantes, puérperas, adultos de 55 a 59 anos de idade, e professores de escolas públicos e particulares. 

Confira abaixo a lista dos locais de vacinação:

UBS de referência

Local de vacinação

Nova Europa

Tenda montada na área externa da UBS

Santiago

Na própria UBS, com controle de fluxo

Novo Ângulo

Na própria UBS, com controle de fluxo

Nova Hortolândia

EMEIEF João Carlos do Amaral Soares

Pq. do Horto

EMEI Jardim Novo Estrela

Orestes Ôngaro

Tenda montada na área externa da UBS

São Jorge

Na própria UBS, com controle de fluxo

Amanda I

Na própria UBS, com controle de fluxo

Amanda II

EMEF Jardim Amanda I (CAIC)

Taquara Branca

Tenda montada na área externa da UBS

São Bento

EMEIEF Jardim São Pedro

Rosolen /Adelaide

Salão da Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Santa Esmeralda

Pátio da UBS

Santa Clara

EMEI Santa Clara

Campos Verdes

Na própria UBS, com controle de fluxo

Figueiras

Tenda montada na área externa da UBS

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Com mais duas fatalidades por Coronavírus, Hortolândia soma 41 óbitos

Portal Hortolândia

Publicado

em

A prefeitura de Hortolândia confirmou na tarde desta quarta-feira (08) mais uma morte por Covid-19. Essa é a 2ª morte registrada hoje , somando um total de 41 óbitos na cidade.

Uma das pacientes era uma mulher de 78 anos,que foi internada na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia no dia 28/06,mesma data que foi colhido exame para Covid-19, recebeu alta no dia 30/06,mas teve nova internar;:ao na U.R. em 05/07. O resultado positivo recebido em 07107. O falecimento aconteceu dia 05/07.

A outra paciente era uma mulher de 91 anos, que foi internada na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia no dia 30/06, mesma data que foi coletado o exame para Covid-19. O resultado positivo para Coronavírus foi recebido no dia 07107. O falecimento aconteceu no dia 02/07.

Ambas as pacientes tinham outras comorbidades.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Veículo avança sinal vermelho e colide contra outro no centro de Hortolândia

Redação

Publicado

em

Por

Dois veículos colidiram após um deles avançar o sinal vermelho, no centro de Hortolândia, na tarde desta quarta-feira (8).

O acidente aconteceu por volta das 16h, no cruzamento entre a rua Nelso Pereira Bueno com a Luiz Camilo de Camargo.

A Guarda Municipal e o Departamento de Trânsito estiveram no local para organizar o trânsito até a retirada dos veículos.

Não houve feridos.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura reforça sinalização de trânsito em frente a mais uma escola

Prefeitura

Publicado

em

Mais uma etapa do reforço e implantação de sinalização em ruas localizadas em frente a escolas foi realizada, na manhã desta quarta-feira (08/07), por equipes da Prefeitura de Hortolândia. Faixas de pedestres, retenção e alertas como “PARE” foram pintados entre as ruas José Moscardini e Delmira Antônia de Jesus, próximo à escola infantil Girassol, no Jardim Nossa Senhora de Fátima.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, a ação garantirá mais segurança no trânsito da região para pais, alunos e motoristas, após o reinício das aulas na unidade de ensino. Além disso, o trabalho organiza o trânsito e evita o excesso de velocidade por parte dos motoristas e ajuda na travessia de pedestres. O serviço acontece, diariamente, em diversas regiões da cidade e continuará nos próximos dias.

Implantação de lombadas

Para evitar o excesso de velocidade dos motoristas, a Prefeitura também implantou mais uma lombada na avenida Joaquim Martarolli, próximo à Câmara Municipal, além de outra na rua Benedito Alves Pinto, na mesma região.

O reforço e a implantação da sinalização viária estão entre as diversas ações realizadas pela Prefeitura para aumentar a segurança no trânsito da cidade. Em 2017, foi criado um pacote de medidas para reduzir os acidentes de trânsito. Além da sinalização, o pacote inclui a instalação de radares para fiscalização, que funcionam desde janeiro do ano passado, e ações educativas com motoristas e a comunidade em geral.

De janeiro a março deste ano, foram registrados três óbitos causados por acidentes nas vias de Hortolândia. Em maio, nenhum acidente fatal foi registrado na cidade. Os dados do Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo) apontam que o município cumpriu a meta estabelecida pelo Governo Estadual para o período. Segundo o Infosiga, Hortolândia registra os menores índices de violência no trânsito desde 2015, quando o órgão passou a disponibilizar as estatísticas, por meio do site oficial da entidade.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares