Nossa Cidade

Campanha de Vacinação contra Gripe é prorrogada em Hortolândia

Objetivo é ampliar a cobertura vacinal até atingir meta de 90% do público alvo; percentual está em 72,99%

Anuncio


A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, grupo de vírus, como o H1N1, que causam a gripe, foi prorrogada até o dia 09 de junho em Hortolândia, por recomendação da GVE (Gerência de Vigilância Epidemiológica) de Campinas, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde. A vacinação que encerraria nesta sexta-feira, ainda não atingiu a meta de imunizar 90% do público alvo, estimado em 36 mil pessoas. A prorrogação tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal, que está atualmente em 72,99%.

O público alvo da campanha são idosos com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas (mães com bebês de até 45 dias), crianças com mais de seis meses e menos de quatro anos completos, doentes crônicos e professores da rede pública e privada. Quem ainda não se vacinou, deve procurar o posto de saúde mais perto de casa e garantir a dose da vacina, que previne a ocorrência de complicações causadas pela gripe.

Desde o início do ano, o município registra 24 notificações suspeitas de H1N1. Dezesseis casos foram descartados; os demais seguem em investigação. No ano passado, foram 105 notificações suspeitas, com 21 casos confirmados.Confira abaixo os postos de saúde que oferecem a vacina gratuitamente.

Prevenção

A melhor maneira de se prevenir contra a Influenza é através da vacina, mas hábitos de higiene, como cobrir a boca ao tossir e lavar as mãos com frequência reduzem o contágio. A transmissão da gripe ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz. A maioria das pessoas infectadas pelo vírus da Influenza se recupera dentro de uma a duas semanas, sem a necessidade de tratamento médico. No entanto, nas crianças muito pequenas, idosos e portadores de doenças crônicas, a infecção pode evoluir para formas graves.

Cobertura Vacinal – Balanço de 25/05/2017

GRUPO

DOSES APLICADAS

%

Idosos com mais de 60 anos

13.547

89,91

Puérperas

189

50,67

Gestantes

910

40,11

Crianças > 6 meses < 4 anos

5.829

45,87

Trabalhadores da Saúde

2.889

47,77

Total*

26.618

72,99

 

*Professores e doentes crônicos não são contabilizados na meta de cobertura vacinal

 

Confira abaixo os locais de vacinação:

  1. UBS D. Bruno Gamberini (Nova Hortolândia)
  2. UBS Jd. Rosolen
  3. UBS Santa Clara
  4. UBS Novo Ângulo
  5. UBS Jd. Amanda
  6. USF São Sebastião
  7. USF São Jorge
  8. USF Parque do Horto
  9. USF Orestes Ôngaro
  10. USF Santa Esmeralda
  11. USF Santiago
  12. USF Jd. Adelaide
  13. USF São Bento
  14. USF Jd. Amanda
  15. USF Villagio Ghiraldelli
  16. USF Nova Europa
  17. USF Taquara Branca
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo