Nossa Cidade

Campanha de vacinação contra o Sarampo é prorrogada até o dia 30 deste mês

Mais uma oportunidade para quem ainda não se imunizou contra o Sarampo. A Prefeitura de Hortolândia prorroga a campanha de vacinação contra a doença até o dia 30 deste mês. A campanha é para vacinar a população das faixas etárias de seis meses até 29 anos e de 30 a 49 anos. De acordo com a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, até o momento, já foram aplicadas 8.728 doses, das quais 4.348 para a faixa etária de seis meses a 29 anos e 4.380 em pessoas de 30 a 49 anos.

Em virtude de o Sarampo ter contágio rápido, a Secretaria de Saúde reforça a orientação para que aqueles que  ainda não recebeu a imunização procure a UBS mais próxima de casa para que seja avaliado se há necessidade de tomar a vacina.

Anuncio


Crianças devem tomar duas doses válidas da vacina contra o Sarampo, sendo a primeira aos 12 meses e a segunda aos 15 meses. A Vigilância Epidemiológica orienta que é importante que crianças a partir de 6 meses a 11 meses recebam a dose zero. Já os adultos precisam ter, pelo menos, duas doses anotadas na carteira de vacinação.

De acordo com informações no site do Ministério da Saúde, o Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. A transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o Sarampo é pela vacina. Dentre os sintomas da doença estão febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido, mal-estar intenso e exantema, que são as manchas avermelhadas que surgem na pele.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo