Nossa Cidade

Campanha de vacinação contra Pólio começa neste sábado (08/11)

Crianças com idade entre seis meses e quatro anos completos devem ser vacinadas

vacinacao

Anuncio


A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde, participa, entre os dias 08 e 22 de novembro, da Campanha Nacional contra a Poliomielite. Crianças com idade entre seis meses e quatro anos completos devem ser vacinadas na unidade de saúde mais próxima de casa.

A vacina estará disponível em todas as unidades de saúde, de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h. No sábado (08/11), será o dia D da campanha de vacinação, com todas as unidades de Saúde abertas para ampliar a cobertura vacinal. Confira abaixo as unidades de saúde com sala de vacinação.

A apresentação da carteirinha de vacinação é obrigatória. De acordo com informações da Vigilância Epidemiológica de Hortolândia, a exigência da caderneta de vacinação terá função ainda mais importante neste ano: além de anotar a aplicação da dose, o documento ajudará o profissional a identificar se nas campanhas anteriores a criança iniciou a imunização contra poliomielite pela vacina oral (gotinha) ou injetável. “Se a criança já tomou a vacina injetável, ela precisa continuar com este esquema vacinal. Por isso, é muito importante que os pais ou responsáveis levem a carteirinha de vacinação com todo o histórico da criança”, disse a coordenadora técnica da Vigilância Epidemiológica, Êrika Adriane R. Ribeiro.

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, teve seu último caso registrado no Brasil em 1989, sendo que a doença é considerada erradicada no País desde 1994. Apesar disso, em alguns países da África e Ásia, principalmente, ainda há transmissão da doença, o que reforça a necessidade de imunização a fim de garantir a erradicação global da doença.

Sarampo

Durante o período da Campanha contra a Pólio, a Prefeitura também fará reforço de dose de Sarampo em todas as crianças com idade entre um e quatro anos. Esta é a faixa etária com maior incidência de casos no Brasil, sendo que, neste ano, já são 205 confirmações de Sarampo. Em Hortolândia, não há nenhum caso positivo.

O objetivo do reforço é cobrir eventuais falhas no esquema de vacinação obrigatória, que prevê a imunização de crianças em duas doses: a primeira com um ano e a segunda com um ano e três meses. “Neste reforço, será aplicada a dose de segurança em todas as crianças que já foram vacinadas corretamente. Já as que têm o esquema vacinal falho, receberão a primeira dose e terão agendada uma data para a segunda vacina”, explicou Êrika.

Unidades de Saúde:

Unidade Básica de Saúde do Jardim Novo Ângulo

Unidade Básica de Saúde do Jardim Santa Clara

Unidade Básica de Saúde do Jardim Rosolén

Unidade Básica de Saúde da Vila Real

Unidade Básica de Saúde do Jardim Amanda

Posto de Saúde da Família do Jardim Adelaide

Posto de Saúde da Família do Jardim Amanda

Posto de Saúde da Família do Jardim Carmem Cristina

Posto de Saúde da Família do Parque Orestes Ôngaro

Posto de Saúde da Família do Parque do Horto

Posto de Saúde da Família do Jardim Santiago

Posto de Saúde da Família do Jardim São Bento

Posto de Saúde da Família do Jardim São Sebastião

Posto de Saúde da Família do Jardim Santa Esmeralda

Posto de Saúde da Família do Villagio Ghiraldelli

Posto de Saúde da Família do Jardim São Jorge

Posto de Saúde da Família do Taquara Branca

Fonte: Pref. Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo