Nossa Cidade

Campanha de vacinação contra Sarampo termina nesta sexta-feira (13/03)

Quem ainda não procurou a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de casa durante esta Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo, tem até esta sexta-feira (13/03) para providenciar a atualização da caderneta de vacinas. Em Hortolândia, a imunização está disponível, de forma seletiva, para pessoas com idade entre seis meses e 60 anos. Nas unidades de saúde, os profissionais avaliam as anotações da caderneta de cada pessoa para identificar a necessidade ou não de doses de reforço. Nesta campanha, das 7.770 pessoas que procuraram uma UBS para avaliação, 284 receberam a imunização, o que representa 3,7% dos atendidos.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Hortolândia, as crianças devem ter duas doses da vacina contra Sarampo e um reforço, conforme o Calendário Obrigatório. Já os adultos precisam ter, pelo menos, duas doses da vacina anotadas. É importante que todos compareçam à UBS, inclusive aquelas pessoas que tenham doses de vacina contra Sarampo anotadas na caderneta. 

Anuncio


Orientações

Mesmo no período fora da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, qualquer pessoa com idade até 59 anos que ainda não se vacinou ou não se lembra se recebeu a vacina alguma vez na vida, deve procurar a UBS mais próxima de casa para que a equipe da sala de vacina avalie a necessidade da proteção.

O Sarampo, que estava erradicado no Brasil, foi reintroduzido no território nacional. Desde agosto de 2019, as unidades de saúde de Hortolândia passaram a oferecer vacina contra Sarampo para crianças de seis a 11 meses de idade, por recomendação do Ministério da Saúde. A medida tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e oferecer proteção para as crianças menores de 12 meses,  contribuindo para o controle da doença. Na ação de reforço, a dose extra aplicada de seis a onze meses não terá validade como rotina: as crianças precisam ser vacinadas novamente aos 12 e 15 meses de idade.

A Prefeitura também realiza ação de bloqueio após a notificação de suspeitas, mesmo antes da doença ser confirmada ou descartada, com vacinação das pessoas que tiveram contato com o paciente. Neste ano, dois casos da doença são investigados na cidade.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo