Nossa Cidade
Campanha dos “16 dias de ativismo” pelo fim da violência contra a mulher começa nesta quinta-feira (19/11)

A fim de conscientizar a população de Hortolândia com relação à violência contra a mulher, a Prefeitura promove, a partir desta quinta-feira (19/11), a Campanha dos “16 dias de ativismo” pelo fim da violência de gênero. Assim como nos anos anteriores, a iniciativa do Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres da Secretaria de Governo inclui diversas ações e atividades que se estendem até 10 de dezembro. O objetivo é sensibilizar a população no sentido de perceber e enfrentar as diversas modalidades de agressão à figura feminina.
Segundo o Departamento de Direitos Humanos, a Campanha dos “16 dias de ativismo” foi lançada em 1991 por 23 mulheres de diferentes países, reunidas no Centro de Liderança Global de Mulheres para promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres. O período engloba datas históricas significativas, marcos de luta das mulheres, iniciando em 25 de novembro, declarado o Dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres, e finalizando em 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. No Brasil, a Campanha foi antecipada para 20 de Novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, fazendo o reconhecimento histórico da opressão e discriminação contra a população negra e, especialmente, as mulheres negras brasileiras cujas vidas são marcadas pela opressão de gênero, raça e classe social.
“Celebrando a consciência negra”
A ação de abertura da campanha será a live “Celebrando a consciência negra” com a presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Hortolândia, Mãe Eleonora Ap. Alves de Souza Domingos, presidente da ONG (Organização Não Governamental) Ilê Asé Omo Oya Bagan Odé Ibô. O evento será no próprio dia 19/11, às 19h, via aplicativo Zoom. Carioca radicada em Hortolândia, a palestrante é sacerdotisa de Candomblé e tem forte atuação na área cultural, sendo uma liderança no município e na macrorregião de Campinas.
Além da live, a campanha inclui ainda publicação de vídeo com idosos da Melhor Idade, distribuição de panfletos, roda de conversa com live, palestras sobre temas relacionados, campanha do Laço Branco (em que homens buscam sensibilizar outros homens sobre o tema) e Blitz do “Não é Não” (veja programação abaixo).
“O Departamento de Direitos Humanos tem como meta planejar ações para quebrar os paradigmas da naturalização de comportamentos machistas e da violência contra a mulher”, afirma a diretora do Departamento de Direitos Humanos, Josefa Teixeira.
Lançada no município em 2017, a Campanha do Laço Branco abraça a mobilização mundial em que homens já sensibilizados buscam sensibilizar outros homens para a causa. A mobilização é realizada em parceria com o CMDM (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher).
Confira abaixo a programação da campanha:
19/11, 19h – Celebrando a Consciência Negra – Live com a presidente do Conselho da Igualdade Racial
Local: Aplicativo Zoom
25/11, 17h15 – Dia Nacional de combate à violência contra a mulher
Local: Região Central – CRAM e Blitz na Av. Luís Camilo de Camargo
25/11 – Publicação de vídeo com idosos do CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) com mensagens de conscientização
26/11, às 16h – Tema: “Conquista Femininas” (roda de conversa)
Local: Centro Comunitário Igreja Matriz Nossa Sra. Do Rosário – Vila Real
27/11 – Tema: “A Mulher e a Cultura do Cancelamento”
Local: Roda de conversa com live
30/11, 19h – Tema: Mulher e empreendedorismo
Local: Casa Quilombola
01/12, 8h30 – Tema: Violência Sexual / Estupro Culposo
Local: Sede da GM (Guarda Municipal)
02/12 – Tema: A violência contra a Mulher com Deficiência
Local 1: 9h – Sala de reunião do HORTOFÁCIL
Local 2: 10h – Blitz no semáforo da Rua Argolino de Moraes com representantes do Conselho de PCD
03/12, 9h – Tema: O aumento da violência doméstica contra a mulher no período de isolamento social
Local: CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) Jd. Amanda, na Av. Princesa Isabel ,1280 Jd. Amanda I
04/12 – Tema: Dia D Campanha do Laço Branco (distribuição de laços brancos)
Local: : Equipamentos da Prefeitura (mobilizar servidores, comércio e comunidades locais a usar branco neste dia – divulgação em mídias sociais e digitais)
07/12, 18h – Tema: O Homem pelo fim da violência contra a mulher
Local: CRAM Roda Conversa com Conselheiras do Conselho Municipal de Diretos das Mulheres
08/12, 9h – Violência doméstica não respeita Idade
Local: Centro de Conivência da Melhor Idade Remanso
09/12 – Tema: Publicação Vídeo com as idosas do Centro de Convivência da Melhor Idade enfatizando a importância do Não é Não
10/12 – Dia Internacional dos Direitos Humanos – Os Direitos Humanos são definidos como direitos assegurados a todos os seres humanos, um ideal a ser atingido, independentemente de nacionalidade, sexo, etnia, religião, língua, opinião política ou qualquer outro critério desse tipo
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
- Capacidade em uso do balde: 4 Litros / capacidade máxima do balde: 8 Litros
- O sistema de centrifugação substitui a torção do pano, livrando as mãos do contato com a sujeira
- Ideal para pisos frios, sintéticos ou madeira, para uma limpeza completa ou uma faxina rápida do dia a dia
- Alças flexíveis para facilitar o transporte e o manuseio
- Cabo com altura regulável de 104 a 128 cm, possui a base flexível permitindo alcançar áreas de difícil acesso
Nossa Cidade
Mostra Na Lona tem programação variada nesta terça-feira (20/04)

A 6ª Mostra Nacional de Teatro Na Lona está movimentada nesta terça-feira (20/04), com quatro espetáculos e duas oficinas. Todas as atividades são exibidas nos canais do YouTube da mostra e da Secretaria de Cultura. A mostra vai até este sábado (24/04).
A programação começa às 13h com a oficina “Formatação de Projetos Culturais”. Os participantes aprenderão como formatar um projeto cultural, quais os requisitos básicos e os meios possíveis para viabilizá-lo com apoio e/ou recursos público-governamentais, como participar de editais, entre outros tópicos. A oficina é para pessoas com idade a partir de 16 anos. Os participantes que quiserem receber o certificado, devem fazer inscrição por este LINK. Depois, às 17h, acontece a segunda parte da oficina “Dança Criativa”.
Já para as crianças, a mostra terá uma atração ao vivo, também às 17h. É o espetáculo “O Circo Sem Teto da Lona Furada dos Bufões”, do grupo Dona Zezinha. Protagonizada pelos palhaços Bufão, Panfeto e Pafim, a peça é uma comédia musical que conta a história de um circo mambembe nordestino que tenta sobreviver no atual mundo midiático. O trio de palhaços toca instrumentos musicais exóticos, fazem gags, mágicas e números circenses para fazer o público se divertir e gargalhar.
Para os apreciadores da dança, a dica é conferir o espetáculo “Mulher Peixe”, que terá exibições às 18h e às 19h. A peça é uma performance que, por meio da dança, busca conscientizar o público sobre a igualdade e a convivência de respeito e tolerância entre os seres humanos.
O clima circense volta a dar o tom no espetáculo “O Melhor Espetáculo de Hoje”, com o grupo Os Barbacas, que será exibido às 20h. A peça busca resgatar a magia, o encanto e a ludicidade do circo, que atualmente corre o risco de desaparecer diante do uso massivo das tecnologias da informação. O espetáculo apresenta música ao vivo, malabares, monociclo, números de equilibrismo, além das clássicas cenas de palhaços. A programação desta terça-feira da mostra terá ainda mais uma apresentação do espetáculo “Dona Julia”, da Cia. São Genésio, às 22h.
Após as apresentações, serão realizados bate-papos ao vivo abertos para o público com os grupos e os elencos de cada peça. Todos os espetáculos terão ainda um “chapéu virtual”, por meio do qual o público poderá colaborar com o cachê e a manutenção dos grupos que participam deste ano da mostra. Mais informações sobre o “chapéu virtual” e a programação completa pode ser consultadas no site da mostra.
MOSTRA NA LONA
A edição deste ano da Mostra Nacional de Teatro Na Lona acontece no formato online em razão do agravamento da pandemia e da prorrogação da Fase Vermelha do governo estadual para evitar aglomeração e conter a disseminação do Coronavírus. O festival é um dos contemplados com recursos da lei federal Aldir Blanc, que oferece subsídio para artistas, grupos, empresas e profissionais dos setores artístico-culturais do município cujas atividades foram afetadas pela pandemia. A mostra tem ainda apoio do governo estadual, por meio do ProAC (Programa de Ação Cultural) Expresso LAB 40/2020, e da Prefeitura de Hortolândia. A organização da mostra é do Centro Cultural Casa de Joana e da produtora City Web.
Ao longo de suas cinco edições anteriores, a Mostra Nacional de Teatro Na Lona ofereceu um panorama das artes cênicas com apresentações de grupos brasileiros e de outros países, trocas de experiências, debates e cursos. Com isso, a mostra tornou-se um evento de referência. Desde a primeira edição, a mostra apresentou mais de 240 espetáculos e registrou público de mais de 40 mil pessoas.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
- Capacidade em uso do balde: 4 Litros / capacidade máxima do balde: 8 Litros
- O sistema de centrifugação substitui a torção do pano, livrando as mãos do contato com a sujeira
- Ideal para pisos frios, sintéticos ou madeira, para uma limpeza completa ou uma faxina rápida do dia a dia
- Alças flexíveis para facilitar o transporte e o manuseio
- Cabo com altura regulável de 104 a 128 cm, possui a base flexível permitindo alcançar áreas de difícil acesso
Nossa Cidade
Nota da Prefeitura com relação à Operação Contágio da Polícia Federal em Hortolândia

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Governo, informa que, em relação à Operação Contágio, da Polícia Federal, a Administração Municipal está à disposição da investigação para que sejam apuradas as denúncias e, caso sejam identificadas irregularidades, os responsáveis sejam punidos com o rigor da lei.
A Prefeitura reitera que as contratações municipais obedecem critérios técnicos, passam por auditoria interna e que, mesmo diante da necessidade de ações emergenciais no combate à pandemia, sempre são observadas as determinações da legislação que rege os processos de aquisição de insumos e as contratações de serviços para o poder público.
Será realizada uma coletiva de imprensa no paço municipal que fica na rua José Cláudio Alves dos Santos, nº 585, Remanso Campineiro, hoje, 20/04, às 14h para atender as demais dúvidas.
- Capacidade em uso do balde: 4 Litros / capacidade máxima do balde: 8 Litros
- O sistema de centrifugação substitui a torção do pano, livrando as mãos do contato com a sujeira
- Ideal para pisos frios, sintéticos ou madeira, para uma limpeza completa ou uma faxina rápida do dia a dia
- Alças flexíveis para facilitar o transporte e o manuseio
- Cabo com altura regulável de 104 a 128 cm, possui a base flexível permitindo alcançar áreas de difícil acesso
Nossa Cidade
Confira os serviços públicos que funcionam no feriado de Tiradentes, nesta quarta-feira (21/04)

A Prefeitura de Hortolândia manterá os serviços públicos essenciais em funcionamento, durante o feriado de Tiradentes, que acontece nesta quarta-feira (21/04). Veja abaixo como será o atendimento em cada área.
Protocolo Geral
O Paço Municipal “Palácio das Águas”, no Remanso Campineiro, onde está localizado o Setor de Protocolo Geral, encerra o expediente na terça-feira (20/04), às 15h. A Prefeitura retomará o atendimento na quinta-feira (22/04), às 9h, ainda de forma remota, por meio do telefone 3965-1400 ramal 6925, (19) 99806-6202 (WhatsApp) e e-mail [email protected].
Saúde
As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) estarão fechadas, neste dia, reabrindo na quinta-feira (22/04), às 8h.
Já o Pronto Socorro do Hospital Municipal Mário Covas funcionará 24 horas todos os dias da semana. A população também poderá procurar atendimento nas UPAs-24h (Unidades de Pronto Atendimento) Jd. Amanda e Jd. Rosolen, uma vez que o hospital municipal passa por obras e, deste modo, evita-se aglomeração. A UPA-24h Jd. Nova Hortolândia também estará aberta para prestar atendimento na UR (Unidade Respiratória), recebendo os casos suspeitos e confirmados de COVID-19.
O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) poderá ser acionado pelo telefone 192.
Proteção e Bem-estar animal
A UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, para nesta quarta-feira (21/04) e retoma na quinta (22/04), às 8h.
Já o DPBEA (Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal), órgão da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, funcionará em regime de plantão, com atendimento pelo telefone 3897-3312 e 3897-5974. Ele é responsável por ocorrências relacionadas à fauna, como captura de animais silvestres, por exemplo.
Assistência Social
Serviços de Assistência Social, como CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CCS (Centro de Convivência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), assim como o Cadastro Único, estarão fechados na quarta-feira. As atividades serão retomadas na quinta-feira (22/04), às 9h, de maneira remota. O Cadastro Único pode ser acessado pelo número (19) 99976-4011 (WhatsApp) ou e-mail [email protected]a.sp.gov.br. Outras dúvidas podem ser esclarecidas, em outros dias da semana, das 9h às 15h, por meio dos telefones 3965-1400 (ramais 8204, 8210, 8222), 3965-1438 e 99976-4011 (WhatsApp).
O Conselho Tutelar poderá ser acionado 24 horas/dia pelos telefones: 3865-3287 e 3897-2513.
Segurança
A Secretaria de Segurança informa que a Guarda Municipal e a Defesa Civil funcionarão normalmente, podendo ser solicitadas pelos telefones 153 ou 08000-111-580 (GM) e 199 (Defesa Civil).
Coleta de lixo doméstico
De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, a coleta de lixo orgânico domiciliar será feita normalmente neste dia.
Coleta seletiva
Ainda de acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, a coleta de materiais recicláveis, porta a porta, acontecerá regularmente no feriado.
Os LEVs (Locais de Entrega Voluntária de Recicláveis) também estarão disponíveis durante todo o período para descarte voluntário de materiais reutilizáveis.
Os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de Entulho e outros Materiais Recicláveis) Jd. Santa Emília, Jd. Nossa Senhora de Fátima e Jd. Santa Esmeralda funcionarão normalmente na quarta-feira (21/04), das 8h às 12h e das 13h às 18h. Os demais também funcionam, neste dia, porém das 9h às 15h.
Confira abaixo os telefones de plantão:
SAMU – 192
Hospital Municipal – 3809-5100
Conselho Tutelar – 3865-3287 e 3897-2513
Guarda Municipal – 153 e 08000-111-508
Defesa Civil – 199
Corpo de Bombeiros – 193
DPBEA – 3897-3312
- Capacidade em uso do balde: 4 Litros / capacidade máxima do balde: 8 Litros
- O sistema de centrifugação substitui a torção do pano, livrando as mãos do contato com a sujeira
- Ideal para pisos frios, sintéticos ou madeira, para uma limpeza completa ou uma faxina rápida do dia a dia
- Alças flexíveis para facilitar o transporte e o manuseio
- Cabo com altura regulável de 104 a 128 cm, possui a base flexível permitindo alcançar áreas de difícil acesso
-
Emprega Hortolândia2 semanas atras
Honda Sumaré abre vagas de emprego, confira:
-
Emprega Hortolândia4 semanas atras
GoodBom em Sumaré está com diversas vagas de emprego
-
Emprega Hortolândia1 semana atras
Empresa de grande porte dentro do Aeroporto de Viracopos está com 2 vagas para Administrativo
-
Emprega Hortolândia1 semana atras
IBM está com diversas oportunidades de trabalho em Hortolândia, confira:
-
Emprega Hortolândia2 semanas atras
3M está com diversas vagas de emprego, confira:
-
Nossa Cidade3 semanas atras
Ângelo Perugini morre aos 65 anos vítima da covid-19
-
Nossa Cidade1 semana atras
Família faz apelo para localizar jovem desaparecida em Hortolândia
-
Policial3 semanas atras
Ciclista de Hortolândia morre atropelado em rodovia de Santa Bárbara d’ Oeste