Connect with us
Publicidade


Nossa Cidade

Campanha dos “16 dias de ativismo” pelo fim da violência contra a mulher começa nesta quinta-feira (19/11)

Prefeitura

Publicado

em

A fim de conscientizar a população de Hortolândia com relação à violência contra a mulher, a Prefeitura promove, a partir desta quinta-feira (19/11), a Campanha dos “16 dias de ativismo” pelo fim da violência de gênero. Assim como nos anos anteriores, a iniciativa do Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres da Secretaria de Governo inclui diversas ações e atividades que se estendem até 10 de dezembro. O objetivo é sensibilizar a população no sentido de perceber e enfrentar as diversas modalidades de agressão à figura feminina.

Publicidade

Segundo o Departamento de Direitos Humanos, a Campanha dos “16 dias de ativismo” foi lançada em 1991 por 23 mulheres de diferentes países, reunidas no Centro de Liderança Global de Mulheres para promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres. O período engloba datas históricas significativas, marcos de luta das mulheres, iniciando em 25 de novembro, declarado o Dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres, e finalizando em 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. No Brasil, a Campanha foi antecipada para 20 de Novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, fazendo o reconhecimento histórico da opressão e discriminação contra a população negra e, especialmente, as mulheres negras brasileiras cujas vidas são marcadas pela opressão de gênero, raça e classe social.  

“Celebrando a consciência negra”

A ação de abertura da campanha será a live “Celebrando a consciência negra” com a presidente do  Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Hortolândia,  Mãe Eleonora Ap. Alves de Souza Domingos, presidente da ONG (Organização Não Governamental) Ilê Asé Omo Oya Bagan Odé Ibô. O evento será no próprio dia 19/11, às 19h, via aplicativo Zoom. Carioca radicada em Hortolândia, a palestrante é sacerdotisa de Candomblé e tem forte atuação na área cultural, sendo uma liderança no município e na macrorregião de Campinas.

Além da live, a campanha inclui ainda publicação de vídeo com idosos da Melhor Idade, distribuição de panfletos, roda de conversa com live, palestras sobre temas relacionados, campanha do Laço Branco (em que homens buscam sensibilizar outros homens sobre o tema) e Blitz do “Não é Não” (veja programação abaixo).

“O Departamento de Direitos Humanos tem como meta planejar ações para quebrar os paradigmas da naturalização de comportamentos machistas e da violência contra a mulher”, afirma a diretora do Departamento de Direitos Humanos, Josefa Teixeira.

Lançada no município em 2017, a Campanha do Laço Branco abraça a mobilização mundial em que homens já sensibilizados buscam sensibilizar outros homens para a causa. A mobilização é realizada em parceria com o CMDM (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher).

 

Confira abaixo a programação da campanha:

19/11, 19h – Celebrando a Consciência Negra – Live com a presidente do Conselho da Igualdade Racial

Local: Aplicativo Zoom

25/11, 17h15 – Dia Nacional de combate à violência contra a mulher

Local:  Região Central – CRAM e Blitz na Av. Luís Camilo de Camargo

25/11 – Publicação de vídeo com idosos do CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) com mensagens de conscientização

26/11, às 16h – Tema: “Conquista Femininas” (roda de conversa)

Local: Centro Comunitário Igreja Matriz Nossa Sra. Do Rosário – Vila Real

27/11 – Tema: “A Mulher e a Cultura do Cancelamento”

Local: Roda de conversa com live

30/11, 19h – Tema: Mulher e empreendedorismo

Local: Casa Quilombola

01/12, 8h30 – Tema: Violência Sexual / Estupro Culposo

Local: Sede da GM (Guarda Municipal)

02/12 – Tema: A violência contra a Mulher com Deficiência

Local 1: 9h – Sala de reunião do HORTOFÁCIL

Local 2: 10h – Blitz no semáforo da Rua Argolino de Moraes com representantes do Conselho de PCD

03/12, 9h – Tema: O aumento da violência doméstica contra a mulher no período de isolamento social

Local: CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) Jd. Amanda, na Av. Princesa Isabel ,1280 Jd. Amanda I

04/12 – Tema: Dia D Campanha do Laço Branco (distribuição de laços brancos)

Local: : Equipamentos da Prefeitura (mobilizar servidores, comércio e comunidades locais a usar branco neste dia – divulgação em mídias sociais e digitais)

07/12, 18h – Tema: O Homem pelo fim da violência contra a mulher

Local: CRAM Roda Conversa com Conselheiras do Conselho Municipal de Diretos das Mulheres

08/12, 9h – Violência doméstica não respeita Idade 

Local: Centro de Conivência da Melhor Idade Remanso

09/12 – Tema: Publicação Vídeo com as idosas do Centro de Convivência da Melhor Idade enfatizando a importância do Não é Não 

10/12 – Dia Internacional dos Direitos Humanos – Os Direitos Humanos são definidos como direitos assegurados a todos os seres humanos, um ideal a ser atingido, independentemente de nacionalidade, sexo, etnia, religião, língua, opinião política ou qualquer outro critério desse tipo

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Coronavírus Hortolândia: 5028 casos confirmados, 4832 curados e 163 óbitos

Redação

Publicado

em

Por

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta sexta-feira(27) mostra que o município teve 5028 casos confirmados, 4832 curados e 163 óbitos.

Publicidade

Casos confirmados: 04 pacientes internados em UTI’s fora do município; 03 em enfermaria fora do município; 0 no Hospital Municipal Mário Covas; 02 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 24 em isolamento domiciliar.

Casos suspeitos – aguardando exame: 04 casos internados em UTI’s fora do município; 07 em enfermaria fora do município; 00 caso na enfermaria do Hospital Municipal Mário Covas; 01 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 585 em isolamento domiciliar.

6520 casos já foram descartados mediante resultado do exame de Covid-19.

Desde o dia 17/05, os casos de síndrome gripal sem coleta de exames estão excluídos dos boletins diários. Somente constarão no relatório, os casos em que são colhidos exames para diagnosticar pacientes contaminados pelo Coronavírus.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura lança campanha “Hortolândia luz que acolhe”

Prefeitura

Publicado

em

A cidade começa a entrar no clima de Natal. A Prefeitura lança a campanha “Hortolândia luz que acolhe”. O objetivo é incentivar a população a consumir no comércio local durante o final do ano. A campanha começará no dia 5 de dezembro e irá até 6 de janeiro de 2021. A ação envolverá as Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Governo, Educação, Cultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Segurança e Mobilidade Urbana. Esta medida integra o plano da Prefeitura para a retomada econômica do munícipio, com responsabilidade no combate à pandemia do Coronavírus.

Publicidade

A campanha também deixará a cidade mais brilhante e bonita. As três principais ruas de comércio do município serão decoradas com enfeites natalinos e receberão iluminação especial. As vias em questão são avenida Brasil, no Jardim Amanda; rua Luiz Camilo de Camargo, na região central; e rua Antônio Fernandes Leite, no Jardim Rosolém.

Em razão da campanha, o comércio terá o tradicional horário especial de funcionamento: segunda a sexta-feira até as 21h, sábado até as 18h e domingo das 10h às 15h. Na véspera de Natal, 24/12, as lojas funcionarão até as 15h e fecharão no dia 25/12. Já no dia 26/12, o comércio abrirá das 12h às 21h. Nos dias 31/12 e 01/01 de 2021 as lojas não funcionarão. A partir do dia 02/01 de 2021 o comércio retoma o horário normal de funcionamento. Esta ação é uma parceria da Prefeitura com a ACIAH (Associação Comercial de Hortolândia).

ENFEITES

A Secretaria de Educação já iniciou o trabalho de confecção dos enfeites que adornarão as três ruas de comércio. Os itens decorativos estão sendo produzidos na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Prof. Claudio Roberto Marques”, localizada no Jardim Santana. Participam da confecção dos enfeites cerca de 20 servidores das Secretarias de Educação e de Cultura. Para a confecção dos enfeites são utilizados materiais recicláveis, tais como pneus e garrafas PET. Serão produzidos bonecos de Papai Noel, árvores e bolas natalinas, presépios, entre outros itens.

Um dos mais belos cartões postais da cidade também será enfeitado para a campanha. O Parque Socioambiental “Irmã Dorothy Stang”, localizado na rua Manoel Antônio da Silva, 415, no Jardim Nossa Senhora de Fátima, também receberá decoração especial para o período de final de ano.

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável iniciou o trabalho de reaproveitamento de enfeites natalinos que foram utilizados nos anos anteriores no próprio parque. O trabalho é realizado pelos agentes do Núcleo de Educação Ambiental. Os enfeites que estão sendo recuperados foram feitos com materiais reaproveitáveis, tais como garrafas PET, CDs, discos de vinil, fitas de presente, lâmpadas usadas, conduíte, entre outros.

LOGOMARCA

Para estimular a adesão do comércio, a Prefeitura disponibiliza a logomarca da campanha para os lojistas. A ideia é fazer com que eles estampem a logomarca em camisetas e máscaras que serão utilizadas em seus estabelecimentos. A logomarca está disponível para download no arquivo anexo abaixo. Além disso, a Prefeitura orienta os comerciantes para que decorem suas lojas para participar da campanha.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Monique Freschet, destaca que a campanha já movimenta a cidade. “A ideia é criar uma identidade que demonstre a união de toda a cidade neste ano que foi tão difícil. Disponibilizamos a logomarca da campanha para que os lojistas reproduzam em camisetas e máscaras. Com isso, criamos um sentimento na própria população de como é importante valorizar e comprar na cidade. Esta proposta foi discutida e aceita em reuniões com os empreendedores, que acreditam que estas ações aproximarão as pessoas e farão um Natal bonito e acolhedor em Hortolândia”, destaca Monique.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Caminhão choca-se contra muro no Jardim Boa Vista

Redação

Publicado

em

Por

Um caminhão chocou-se contra o múro de uma chácara, na tarde desta sexta-feira(27), no bairro Jardim Boa Vista.

Publicidade

O motorista do veiculo teria perdido o controle da direcao. Felizmente ele sofreu apenas ferimentos leves.

O acidente aconteceu na rua das Acácias com a rua Damasco. De acordo com internautas os acidentes ali são frequentes.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Populares