Connect with us
Publicidade


Nossa Cidade

Campanha “Fique Sabendo” de prevenção ao HIV realiza mais de 500 testes rápidos

Prefeitura

Publicado

em

O diagnóstico precoce é uma medida importante para o tratamento de doenças, em especial as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). É por este motivo que a Prefeitura de Hortolândia realiza a campanha “Fique Sabendo”, que oferece testes rápidos gratuitos para a detecção do vírus HIV, causador da Aids, durante este mês. De acordo com a Secretaria de Saúde, foram aplicados, até o momento, 525 testes, dos quais dois deram positivo para Sífilis. A campanha marca o mês “Dezembro Vermelho” de prevenção e conscientização das ISTs e o Dia Internacional de Combate à Aids, que foi no dia 1º. De acordo com a Secretaria de Saúde, a campanha também oferece testes para Sífilis e Hepatites B e C.

Os testes estão disponíveis nas UBSs (Unidades Básicas do Município) do município. De acordo com a Secretaria de Saúde, neste mês cada UBS realizou o Dia D da campanha. Quem quiser, também pode fazer o teste rápido no CEI (Centro Especializado em Infectologia), antigo Amdah (Ambulatório Municipal de DST/Aids de Hortolândia), que é a unidade de referência no município para acompanhamento e tratamento de pacientes com ISTs. Não é necessário fazer agendamento para o teste rápido. O exame é sigiloso. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. A campanha vai até o dia 23 deste mês.

De acordo com a coordenadora do CEI, Sandra Duarte, a baixa procura pelos testes rápidos registrada na campanha deste ano pode ser atribuída à pandemia do Coronavírus, que tem restringido a circulação das pessoas para evitar aglomeração e conter a disseminação do vírus. Em 2019, a campanha realizou durante o mês de dezembro 1.673 testes. Quem não conseguir fazer o teste durante a campanha, pode procurar o CEI ao longo do ano. A coordenadora Sandra Duarte salienta que o teste rápido está disponível nas UBSs e no órgão de  forma permanente. De acordo com a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, o município registra neste ano 6 óbitos em função da Aids.

ACOMPANHAMENTO

Os pacientes diagnosticados com HIV recebem acompanhamento médico, social e psicológico da Prefeitura durante o tratamento, que é realizado no CEI, órgão da Secretaria de Saúde, que é referência no município para tratamento de pacientes com ISTs. O órgão conta com equipe multidisciplinar, formada por profissionais de infectologia, assistência social, psicologia e enfermagem. O CEI está localizado na avenida Thereza Ana Cecon Breda, 1.115, Vila São Pedro. Atualmente, o CEI acompanha 438 pacientes diagnosticados com HIV, dos quais 15 têm Aids.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Previsão de dias chuvosos em Hortolândia

Portal Hortolândia

Publicado

em

Prepare-se para uma semana com dias chuvosos em Hortolândia. Então, leve o guarda chuvas para onde quer que for, para não ser pego desprevenido.

            Na Segunda Feira (18), veremos um aumento de nuvens pela manhã e pancadas de chuvas à tarde e à noite, totalizando 10 mm*. Juntamente com a Terça Feira (19), os termômetros marcarão entre 21° e 32° – a umidade pode chegar a excelentes 86%.

            Na Quarta Feira (20) teremos 2 mm a menos de chuvas** se comparado aos dias anteriores, com oscilações durante todos os períodos. A temperatura vai de 20° a 31°.

            O sol volta a aparecer entre nuvens na Quinta Feira (21) e os ventos de 10 km/h trarão até 8 mm** de chuvas à tarde e à noite.

            Na Sexta Feira (22) e no Sábado (23) chegaremos aos 31° com 4 mm* de chuvas prevista e o máximo de 83% de umidade relativa do ar.

            E no Domingo (24), que normalmente estava passando sem precipitações, poderemos ter um total de 7 mm* com 12 km/h de ventos, ou seja, mesmo com esta quantidade de chuvas, a sensação de abafamento estará presente.

*Probabilidade de 90%

**Probabilidade de 80%

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Motoqueiro fica ferido após acidente no Vila Inêma

Redação

Publicado

em

Por

Um motoqueiro ficou ferido após colidir contra um carro, no início da tarde deste sábado(16), no Vila Inêma, região do Jardim Novo Ângulo.

O acidente aconteceu na Avenida Antônio Ferreira Ariel com a rua Manoel João Silva. Vizinhos chamaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU que foram ágeis e em menos de 10 minutos já atendiam a ocorrência.

A vítima foi levado com ferimentos moderados para o Hospital Municipal Mário Covas.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Coronavírus Hortolândia: 6762 casos confirmados, 6500 curados e 191 óbitos

Redação

Publicado

em

Por

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta sexta-feira(15) mostra que o município teve 6762 casos confirmados, 6500 curados e 191 óbitos.

Casos confirmados: 14 pacientes internados em UTI’s fora do município; 02 em enfermaria fora do município; 0 na UTI do Hospital Municipal Mário Covas e 01 na enfermaria; 11 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 43 em isolamento domiciliar.

Casos suspeitos – aguardando exame: 04 casos internados em UTI’s fora do município; 08 em enfermaria fora do município; 00 caso na enfermaria do Hospital Municipal Mário Covas; 05 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 1068 em isolamento domiciliar.

8750 casos já foram descartados mediante resultado do exame de Covid-19.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Populares