Nossa Cidade

Cantigas de roda animam feirantes no Jd. Santa Clara, em evento de contação de histórias

A tradicional feira do Jd. Santa Clara do Lago ficou mais colorida, na manhã desta quarta-feira (20/11). Em meio a flores, verduras, legumes, queijos, biscoitos, panelas, roupas e muito mais, apareceram livros, guarda-chuvas coloridos, bonecos, tapetes mágicos, músicas populares, contos de fadas e histórias do presente. Era a “trupe” dos contadores do Hortolendo 2019, espalhando alegria, em meio às barracas, e conquistando novos participantes.

No Dia da Consciência Negra, o grupo promoveu o 5º evento de contação de histórias em parques e praças públicas, desta vez na Rua Ida Amádio, próxima à praça de esportes do bairro. A iniciativa da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia faz parte do calendário de atividades do 9º Hortolendo, política pública municipal de incentivo à leitura na cidade.

Anuncio


Ao som de cantigas de roda como “Alecrim Dourado”, “Peixe Vivo” e “Meu limão meu limoeiro”, fortes no imaginário popular, a “trupe” percorreu a fileira de bancas, conquistando, entre vendedores e clientes, novas vozes para o coral. “É muito bacana. Achei ótimo isso. Gosto muito dessas canções. Lembro dessas músicas antigas, porque estudei em colégio de freira e lá a gente fazia muito teatrinho. Lembro bastante”, comentou a enfermeira Clara Batista, de 67 anos, moradora do bairro que estava na feira para fazer compras.

“Animou bastante. É gostoso. Faz tempo que não ouvia contação de histórias. Acho que há uns oito anos, desde quando meu filho era pequeno. É uma boa iniciativa”, afirmou o feirante Mílton Righetti, de 57 anos, que vende queijos e derivados de leite no local.

Fazem parte da “trupe” do Hortolendo a contadora Solange Cachimiro F. Biazzio e sua boneca Flor; a educadora Agnes Laudino Batista Damanda, da Secretaria de Mobilidade Urbana; a educadora infantil Neusa Sahu; e o professor Gilmar Gilson Faria, da Emeb Interlagos, no violão. Por onde passa, o grupo busca encantar os visitantes com histórias, parlendas e brincadeiras musicais e utiliza tapetes coloridos, baús com objetos e livros para compor o cenário do evento. O quinteto já passou pelo Parque Dorothy Stang, no Jd.Nossa Senhora de Fátima; pela praça em frente à Emeief Zenaide Ferreira de Lira Seorlin, no Remanso Campineiro; e agora, pela feira do Jd. Santa Clara do Lago.

Os eventos de contação de histórias estão em sintonia com o tema do Hortolendo deste ano, o da “Leitura em Movimento”. A grande festa literária aconteceu no Parque Dorothy, no dia 20 de outubro. 

Segundo a coordenadora pedagógica Solange Cachimiro, as contações de história, em diversos locais da cidade, visam sensibilizar e atrair toda a comunidade, promovendo o gosto pela leitura e pelas atrações culturais, seja como opção de lazer e entretenimento, seja em busca de conhecimento. A ideia é, ainda neste ano, realizar mais um evento, previsto para o domingo (01/12), às 10h, na praça São Francisco de Assis, na Vila Real, para atender à comunidade da região do Jd. Nova Hortolândia.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo