Connect with us
Publicidade

Nossa Cidade

Caps promove 1ª Feira de Saúde Mental, nesta sexta-feira (28/06)

Prefeitura

Publicado

em

 

Os usuários dos Caps (Centros de Atenção Psicossocial) de Hortolândia estão finalizando a confecção de lindas peças de artesanato que serão comercializadas na 1ª Feira de Saúde Mental de Hortolândia. O evento “Produzindo Arte e Saúde” será nesta sexta-feira (28/06), das 8h às 16h, na praça localizada em frente à Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Zenaide Ferreira de Lira Seorlin, antiga Emei Bambino, na região central da cidade. A ação contará com exposição e comercialização dos itens de artesanato, além de pastéis, bolos, pães caseiros, bolachinha de goiabada, camisetas e peças de roupas seminovas. As oficinas de artesanato dos Caps são parte da terapia oferecida no local e servem, também, como geração de renda para a família dos pacientes e para custeio de parte das atividades da Rede de Atenção Psicossocial.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a feira será realizada por trabalhadores dos Caps, usuários e familiares dos serviços de saúde mental, com objetivo de criar um espaço que incentive as relações sociais dos usuários, autonomia, independência e a inserção social em atividades produtivas. 

A Rede de Atenção Psicossocial de Hortolândia é composta pelo Caps Vida 24h, que atende adultos durante os dias úteis e pacientes em crise em hospitalidade noturna; além do Caps-I (Infantil) e do Caps-AD (Álcool e Drogas). As três unidades atendem de portas abertas, ou seja, não é necessário encaminhamento médico para procurar atendimento, com exceção do atendimento em hospitalidade. A Rede de Atenção Psicossocial tem apoio, ainda, das UBSs (Unidades Básicas de Saúde), onde há uma equipe multidisciplinar, composta por enfermeiros, agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem e médicos, que auxiliam na estruturação do atendimento em saúde e acompanham os pacientes. Após o diagnóstico nas UBSs, os casos mais graves são conduzidos para os Caps, onde os usuários recebem tratamento, como terapias e oficinas, além de acompanhamento médico, terapia ocupacional, assistência social e psicológica.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Hortolândia confirma mais duas mortes por Covid-19; Numero de óbitos chega a 95

Redação

Publicado

em

Por

A prefeitura de Hortolândia confirmou na tarde desta sábado(8) mais duas mortes pelo novo Coronavírus. O total de óbitos na cidade pela doença chaga a 95.

Uma das vítimas foi um homem que tinha 69 anos e teve o exame para diagnosticar a Covid-19 coletado no dia 21/07. Ele foi internado na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia no dia 28/07 e transferido para o AME, em Campinas no dia 30/07.

O óbito aconteceu no dia 04/08, sendo que o exame confirmando a Covid-19 saiu no dia 07/08.

A outra vítima foi uma mulher de 84 anos, que foi internada no Hospital Municipal Mario Covas no dia 27/07, mesmo dia em que foi transferido para o Hospital Estadual de Sumaré.

O exame para diagnosticar a Covid-19 foi coletado no dia 30/07 e recebido como positivo no dia 31/07. O óbito aconteceu no dia 31/07.

Ambos as vítimas tinham outras comorbidades.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Hortolândia avança para fase amarela e publica novo decreto neste domingo (09/08)

Prefeitura

Publicado

em

Nesta sexta-feira (07/08), Hortolândia avança para a “Fase 3 – Amarela”, do “Plano São Paulo”. A Prefeitura começa a elaborar um novo decreto municipal, que será publicado neste domingo (09/08), de retomada consciente das atividades na cidade.

O documento será baseado nos protocolos e orientações do Governo do Estado. A fase 3 é uma etapa de flexibilização que permite a liberação de demais setores para a retomada das atividades, com a abertura do comércio por seis horas diárias e amplia a capacidade de atendimento de 20% para 40%. Além disso, libera o funcionamento de salões de beleza, cabeleireiros, manicure e pedicure, academias, bares e restaurantes, para consumo no local.

O Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento do Coronavírus (COVID-19), da Prefeitura, se prepara para realizar a publicação com as novas orientações, que começarão a valer a partir da data de sua publicação, e iniciará um novo trabalho de acompanhamento, apoio e orientação aos empresários, comerciantes, prestadores de serviços e toda a população. Dentre os critérios definidos para a cidade e toda a RMC se enquadrarem na terceira fase estão taxa de ocupação dos leitos de UTI e o ritmo de crescimento do contágio.

De acordo com a Administração Municipal, a implantação de 10 leitos de UTI no Hospital Municipal e dos leitos de tratamento semi-intensivo na Unidade Respiratória do Jd. Nova Hortolândia foi fundamental para Hortolândia entrar na segunda fase da retomada consciente e responsável das atividades econômicas.

Segundo o prefeito Angelo Perugini, avançar para a fase amarela é resultado de um trabalho conjunto. “Esta retomada é uma vitória de todos: dos comerciantes, que com todo o sacrifício, respeitaram as regras; dos líderes religiosos, que nos ajudaram na orientação dos fiéis e com responsabilidade apoiaram as medidas restritivas. Ressalto, também, o grande trabalho de nossas equipes de fiscalização, que com um espírito incansável, colocando a própria vida em risco, orientaram e dialogaram com todos de uma forma respeitosa e correta. Destaco a valorosa atuação de nossos médicos e profissionais de saúde, que trabalham de forma dedicada”, ressaltou Perugini. Orientação ao comércio durante a pandemia

A Prefeitura de Hortolândia criou, em março, o Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento do Coronavírus, para avaliar, propor e colocar em práticas medidas de prevenção e disseminação da COVID-19.A Operação de Orientação sobre o Coronavírus nos comércios tem se intensificado, a cada dia. Desde 21 de março, equipes da Administração Municipal percorrem a cidade, de domingo a domingo, para orientar e conscientizar sobre os protocolos de higiene e dispersar aglomerações.De acordo com a Secretaria de Segurança, foram orientados e fiscalizados mais de 3 mil estabelecimentos, durante a pandemia, até agora. O trabalho orientativo, para conter a disseminação do vírus, é realizado em todas as regiões de Hortolândia por uma força tarefa formada pela Guarda Municipal, pelo Setor de Fiscalização e pela Vigilância Sanitária.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Hortolândia atinge 93 mortes por Covid19

Portal Hortolândia

Publicado

em

Em nota de pesar nesta sexta-feira (07), a Prefeitura de Hortolândia informou mais um morte por Coronavirus na cidade. O paciente era um homem de 67 anos e tinhas outras comorbidades.

BOLETIM – CORONAVÍRUS (COVID-19) HORTOLÂNDIA – 07/08

Casos notificados: 4756
Pacientes em investigação: 1087

  • Em Isolamento domiciliar aguardando exame: 1039
  • Em Internação na Unidade Respiratória – UPA Nova Hortolândia: 4
  • Em Internação no Hospital Municipal Mário Covas: 2 (2 em UTI)
  • Em Internação hospitalar fora do município: 42 (27 em UTI / 15 em enfermaria)

Casos confirmados: 2070

  • 31 pacientes em isolamento domiciliar
  • 0 em Internação no Unidade Respiratória – UPA Nova Hortolândia
  • 0 em Internação no Hospital Municipal Mário Covas (em UTI)
  • 31 pacientes em internação hospitalar fora do município (20 em UTI / 10 em enfermaria)
  • 1915 pacientes já receberam alta / curados
  • 93 Óbitos

Casos descartados: 1599

*Todos os casos em investigação encontram-se em isolamento e acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde
**Comunicação de casos confirmados mediante informação da Secretaria de Saúde do Estado

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Populares