Connect with us
Publicidade

Nossa Cidade

Caps Vida terá atendimento 24h para pacientes em crise

Prefeitura

Publicado

em

I Encontro da Rede de Atenção Psicossocial e Saúde Mental do Município de Hortolândia reuniu usuários, familiares, trabalhadores e gestores para discutir formas de qualificar serviço

Publicidade

Dezenas de pessoas se reuniram, nesta sexta-feira (22/03), no Caps I (Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil), para discutirem políticas públicas de saúde mental durante o I Encontro da Rede de Atenção Psicossocial e Saúde Mental do Município de Hortolândia. O evento promovido pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde, teve como objetivo refletir sobre a rede de atenção psicossocial e analisar diretrizes de atendimento aos pacientes. Participaram do evento usuários dos Caps, familiares dos pacientes, funcionários destas unidades e coordenadores do serviço. Uma das novidades da Rede de Atenção Psicossocial de Hortolândia será o início de atendimento 24 horas no Caps Vida, cujo público principal são adultos com transtornos mentais. Este atendimento integral está em organização e deve iniciar ainda neste semestre, como foco no acolhimento de pacientes em crise.

Ao longo do encontro, foram apresentadas três palestras: “Crianças e adolescentes e a produção da saúde mental em suas vidas”; “A produção da saúde em rede”; e “Luta Antimanicomial”. No período da tarde, grupos de trabalho discutiram sobre estes temas. “Discutimos as práticas dos serviços oferecidos nos Caps e propostas para qualificar estes serviços”, enfatizou a coordenadora do Caps AD (Álcool/Drogas), Marina Fernandes Santos.

Uma das pessoas que acompanhou a programação foi a dona de casa Cecília Aquino, de 53 anos, moradora do Jd. Santana. O filho dela é autista e participa das atividades do Caps I. “Gosto de vir nestas palestras porque aprendo com as outras pessoas”, destacou.

Rede de Atenção Psicossocial

Em Hortolândia, a rede de atenção psicossocial é consolidada em atendimentos que acontecem nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e nos Caps (Centros de Atenção Psicossocial). Nas UBSs, há uma equipe multidisciplinar, composta por enfermeiros, agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem e médicos, que auxiliam na estruturação do atendimento em saúde e acompanham os pacientes. Após o diagnóstico, os casos mais graves são conduzidos para o Caps (Centro de Atenção Psicossocial), onde recebem tratamento, como terapias e oficinas, além de acompanhamento médico, terapia ocupacional, assistência social e psicológica. Crianças e jovens com idade até 18 anos passam por atendimento no Caps Infantil. No Caps Vida, são atendidas pessoas com mais de 18 anos, com neuroses e psicoses. Já no Caps AD (Álcool e Drogas), o atendimento é voltado para dependentes químicos. As três unidades atendem de portas abertas, ou seja, não é necessário encaminhamento médico para procurar atendimento.

Recentemente, profissionais de enfermagem das unidades de urgência e emergência do município, como UPAs-24h (Unidades de Pronto Atendimento), Hospital Municipal Mário Covas e Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), participaram de um curso de capacitação em saúde mental, para a oferta de atendimento mais humanizado e integrado aos pacientes psiquiátricos em crise. Com isso, a rede de atenção psicossocial passou a contar, também, com suporte especializado das unidades de urgência.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Vias do Jardim Rosolem recebem reforço na sinalização de solo

Portal Hortolândia

Publicado

em

O Jardim Rosolem recebeu, nesta terça-feira (20/10), mais uma etapa dos serviços de reforço e implantação da sinalização de solo, realizados pela Prefeitura de Hortolândia. O trabalho aconteceu entre as ruas Jorgina de Souza Francisca, Ercílio Antônio Meira e Benedito Leite, localizadas próximas ao Supermercado Pague Menos. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, esta ação na região tem o objetivo de oferecer mais segurança ao grande número de pedestres que circulam por estes locais.

Publicidade

Equipes da Administração Municipal reforçaram a pintura das faixas duplas amarelas contínuas, faixas de pedestres e de retenção, lombofaixas, paradas obrigatórias, faixas seccionadas amarelas e alertas como “PEDESTRES” e “DEVAGAR”. O trabalho no bairro e em outras regiões da cidade continua, nos próximos dias.

“Pedimos a colaboração dos motoristas nesta região. Muitos pedestres circulam pelas ruas por ali e, além de redobrar a atenção, os motoristas devem seguir os limites de velocidades e as leis de trânsito para preservar a vida de todos. O interesse para a melhoria da segurança viária em Hortolândia é de todos. A implantação e o reforço da sinalização de solo são etapas importantes no trabalho de melhoria da segurança viária”, afirma o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

Segurança viária cresce em Hortolândia

Para salvar vidas no trânsito, a Prefeitura realiza, desde 2017, uma série de ações, que vão de atividades educativas com motoristas e pedestres, reforço na sinalização, até a implantação de radares controladores de velocidade, principal medida adotada pela Administração Municipal para a redução de mortes no trânsito da cidade. Os dispositivos começaram a funcionar em janeiro do ano passado.

Outra medida importante é a instalação de dois painéis eletrônicos com informações sobre o trânsito, nas entradas da cidade. Eles já estão em funcionamento. O objetivo é informar ao motorista sobre o fluxo do trânsito no município, além de dar avisos necessários para a boa fluidez do tráfego, cuidados e bem-estar pessoal.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Ciclista colide contra carro estacionado na Estrada do Panaino, na região do Novo Ângulo

Redação

Publicado

em

Por

Um ciclista ficou ferido após colidir contra um carro que estava estacionado na Estrada do Panaino, na tarde desta terça-feira (20) , na região do Jardim Novo Ângulo.

Publicidade

De acordo com testemunhas a bicicleta teria perdido os freios, vindo a colidir violentamente contra o Fiat/Pálio, que estava estacionado.

Trabalhadores do canteiro de obra no local acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que chegou rapidamente para prestar socorros.

Diante da gravidade dos ferimentos, o SAMU acionou o Águia da Policia Militar, que encaminhou a vítima para o Hospital de Clinicas da Unicamp. O real estado da vítima não foi informado.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Incêndio atinge moradias de madeira no Jardim Boa Esperança

Redação

Publicado

em

Por

Um incêndio atingiu três moradias na noite desta segunda-feira (19), no Jardim Boa Esperança. Em setembro um incêncendio já havia atingido sete moradias da mesma região.

Publicidade

O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu controlar o fogo. As causas do incidente não foram confirmadas. Ninguém ficou ferido.

O incêndio teria comecado em um barraco vazio, enquanto que os outros dois foram desocupados antes de serem tomados pelas chamas.

A Secretaria de Inclusão foi até o local para fazer a triagem das famílias que vão precisar de acolhimento.

Em setembro, ao menos 7 barracos já haviam pegado fogo e os moradores que estavam no local foram levados para um abrigo improvisado na escola municipal do bairro Jardim Boa Esperança.

De acordo com a Prefeitura de Hortolândia o local é uma área de preservação ambiental e registra ocupação desde janeiro.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares