Connect with us

Nossa Cidade

Carreta da mamografia atenderá também neste sábado (18/02)

Carreta mamografia

Mulheres com atendimento agendado para esta data precisam estar atentas para não perder horário; exame perdido não será reagendado

Já ultrapassa a casa dos 1.000 o número de agendamentos para a carreta da mamografia, serviço oferecido pelo governo do Estado, via programa Mulheres de Peito, em parceria com a Prefeitura de Hortolândia. Apesar da grande procura pelo exame gratuito na unidade móvel, o índice de faltas verificado nos dois primeiros dias de atendimento preocupa a Secretaria de Saúde. Entre quarta e quinta-feira (14 e 15/02) houve, em média, entre 20 e 25% de faltas/dia, o equivalente a 10 e 12 horários/dia que seriam perdidos, caso não tivessem sido remanejados pelas equipes da Prefeitura. O exame previne contra o câncer de mama.

Anuncio

Neste sábado (18/02), a equipe da carreta, que está instalada na Praça São Francisco de Assis, na Vila Real, em frente ao salão paroquial da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, atenderá das 9h às 13h. Quem tem mamografia agendada deve estar atenta para não perder o horário. Afinal, em caso de falta, não há possibilidade de reagendamento, porque o serviço da unidade móvel é temporário, vai até 18 de março.

“Na hora do exame, cada mulher é chamada duas vezes. A equipe ainda dá 15 minutos de tolerância pelo atraso. Depois disso, ela perde a oportunidade, não temos como reagendar. Nesta semana, felizmente, aproveitamos 100% das vagas, porque foi possível fazer encaixes, chamando mulheres com mais de 50 anos que tinham o perfil de atendimento. No entanto, queremos que as pessoas entendam que tão importante quanto agendar é comparecer no dia e na hora marcada”, esclarece a enfermeira Fátima Gomes, da Articulação de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde.

Advertisement

Agendamento prévio para todas

Todas as mulheres do público-alvo precisam fazer agendamento prévio em unidades de saúde da rede municipal para serem atendidas na carreta da mamografia. Não é possível fazer agendamento na unidade móvel. Quem ainda não agendou deve se apressar, pois restam poucos horários vagos. Para fazer isto, basta procurar a unidade municipal de saúde mais próxima. Poderão solicitar a mamografia mulheres a partir dos 35 anos, moradoras da cidade.

De segunda a sexta-feira, a unidade atende das 9h às 18h, e, aos sábados, das 9h às 13h. Na segunda e terça-feira de Carnaval (27 e 28/02), não haverá atendimento. Serão realizados 50 exames durante a semana e 20 aos sábados. A expectativa é beneficiar, neste período, cerca de 1.300 mulheres. Exames e laudos deverão ser retirados pela paciente no CESM (Centro Especializado da Saúde da Mulher) “Maria José Santos Ferreira”, localizada na rua Caminho da Servidão, 255, na região do Jardim Green Park Residence. A data de retirada será informada pela equipe da carreta, logo após a realização do exame.

O que é mamografia

Advertisement

A mamografia é o exame que permite diagnosticar de forma rápida o câncer de mama. O objetivo do Programa Mulheres de Peito é promover a saúde e a prevenção do câncer, realizar o diagnóstico, tratar a lesão e reabilitar as pacientes.

De acordo com Roseni Noventa, supervisora técnica de unidades móveis da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, as carretas do Programa Mulheres de Peito contam com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.

As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria da Saúde que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado fica pronto em até 48 horas após a realização do procedimento.

Além de mamógrafo, as carretas são equipadas com aparelho de ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antena de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Saiba quais UBSs realização vacinação contra Dengue em Hortolândia no próximo sábado (27)

vacinação contra Dengue

Neste sábado (27), Hortolândia realiza mais um dia de vacinação contra Dengue, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Amanda I, Campos Verdes e Rosolém. Segundo a Secretaria de Saúde, serão distribuídas senhas até às 16h.

A vacinação é direcionada exclusivamente para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Para receber a dose, é necessário apresentar algum documento com foto e o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas).

Detalhes sobre a vacinação contra Dengue em Hortolândia

Anuncio

Hortolândia já recebeu 4.298 doses da vacina do governo do Estado, imunizando até o momento 411 pessoas. A expectativa da Secretaria de Saúde é ampliar esse número com a vacinação deste sábado.

Além da vacina contra a Dengue, também será realizada a imunização contra a gripe, porém exclusivamente para os públicos-prioritários da campanha deste ano.

Advertisement

Ana Paula Fernandes, coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde, destaca a importância da vacinação e ressalta que o número de pessoas imunizadas até agora está dentro das expectativas.

Conforme as diretrizes do Ministério da Saúde, a vacinação contra a Dengue consiste em duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Cada UBS contará com três salas para vacinação contra a Dengue e uma sala para vacinação contra a gripe.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Clínica em Hortolândia inaugura atendimento diferenciado para crianças com TEA

Clínica Ability Therapy - tea

No último sábado (20/04), diversas famílias participaram da abertura de um novo espaço dedicado ao cuidado e desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A Clínica Ability Therapy, localizada na Avenida Santana, 1103, no Parque Ortolândia, inaugurou suas portas com uma solenidade marcada por entusiasmo e esperança.

De acordo com a responsável pelo espaço, a Dra. Isis, a missão da clínica é singular. “Vamos proporcionar um atendimento diferenciado, centrado no desenvolvimento individual de cada criança, enquanto se integra plenamente à família e aos ambientes em que a criança está inserida. O espaço não se limita apenas ao tratamento, mas abraça a pesquisa e o ensaio clínico. O Centro de Pesquisa e Ensaio Clínico promete impulsionar os limites do conhecimento e encontrar novas abordagens para o tratamento do TEA”, afirmou a Dra. Isis.

Anuncio

Durante a inauguração, os presentes degustaram do delicioso coquetel e foram agraciados com performances musicais especiais, ressaltando a importância da arte e da expressão na jornada terapêutica das crianças com TEA.

Um dos pilares da Clínica Ability Therapy é a abordagem baseada na regulação dos sistemas sensoriais da criança. Buscando um efeito de regulação prolongado, o tratamento visa não só melhorar o bem-estar imediato da criança, mas também possibilitar uma participação mais eficaz em outras terapias.

Advertisement

Para Kelly Prado, que leva o filho Diego de 5 anos para participar das sessões de terapia, o atendimento do espaço é de muita qualidade. “Meu filho melhorou muito na escola, em casa e com os amiguinhos. Ele passa no atendimento com a Dra. Isis há seis meses e já observamos a sua melhoria. Eu indico as mães e pais a procurarem o espaço”, explicou Kelly.

Para garantir o sucesso desse modelo inovador, toda a equipe da clínica é habilmente treinada em análise do comportamento e técnicas de acomodação sensorial. Esse conjunto de habilidades garante que cada criança receba um plano terapêutico personalizado, adaptado às suas necessidades individuais.

A Clínica Ability Therapy representa um farol de esperança para famílias que enfrentam os desafios do TEA. Com sua abordagem integrada e compromisso com o desenvolvimento infantil, está destinada a desempenhar um papel crucial na vida de muitas crianças e suas famílias.

Trabalho Social

A Clínica Ability Therapy realiza um trabalho social para crianças em situação de vulnerabilidade social, em Hortolândia. O espaço oferece oferece vagas de atendimento gratuito para essas crianças. O objetivo é garantir todos os atendimentos necessários de acordo com o quadro da criança, e orientação familiar.

Advertisement

Para saber mais sobre o trabalho social, basta entrar em contato direto na clínica, no endereço Avenida Santana, 1103, no Parque Ortolândia.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Homenagem a Jura do Pote em mural de grafite em Hortolândia

Grafiteiro Edson Xis jardim estefania

No último fim de semana, Hortolândia ganhou um novo mural de grafite na EMEF Profa Lílian Cristiane Martins de Araújo, localizada no Jardim Estefânia. O grafiteiro Edson Xis dedicou aproximadamente 16 horas ao trabalho, usando cerca de 16 latas de spray para homenagear Juracy Monteiro dos Santos, conhecido como Jura do Pote, uma figura icônica na cultura local que faleceu em junho de 2023.

O projeto “Pintando o Reconhecimento“, já em sua terceira edição, visa destacar personalidades negras que marcaram significativamente a sociedade. Jura do Pote, selecionado por sua relevante trajetória cultural em Hortolândia, agora tem sua imagem e arte celebradas através deste vibrante mural que também contempla elementos da cultura afro-brasileira e quilombola, bem como referências ao seu trabalho como paisagista.

Anuncio

A escolha de Jura para esta homenagem reflete seu legado duradouro e seu impacto na comunidade local. O mural, inspirado em uma famosa apresentação de Jura na Escola de Artes Augusto Boal, não apenas revitaliza o espaço mas também serve como um ponto de encontro para aqueles que conheceram o artista. Segundo Edson Xis, o projeto incluirá também um minidocumentário que captura a realização do mural e testemunhos sobre a vida e a arte de Jura do Pote.

Este esforço é apoiado pela Lei Paulo Gustavo, por meio de uma chamada pública da Secretaria Municipal de Cultura de Hortolândia, que busca fomentar a retomada das atividades culturais afetadas pela pandemia da Covid-19, reafirmando o compromisso da cidade com a valorização de suas raízes e histórias locais.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

vacinação contra Dengue vacinação contra Dengue
Nossa Cidade2 minutos ago

Saiba quais UBSs realização vacinação contra Dengue em Hortolândia no próximo sábado (27)

Neste sábado (27), Hortolândia realiza mais um dia de vacinação contra Dengue, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de...

trem intercidades trem intercidades
Nossa Região38 minutos ago

Trem Intercidades, que passaria pela RMC, tem assinatura do contrato suspensa

O Trem Intercidades, projeto que ligaria Campinas a São Paulo, teve sua assinatura de contrato de concessão suspensa, temporariamente, pela...

Jardim Nossa Senhora Auxiliadora Jardim Nossa Senhora Auxiliadora
Policial5 horas ago

Operação policial no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora apreende drogas e leva menor de idade para a delegacia

Na manhã da última segunda-feira (22), uma operação policial foi realizada no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, em Hortolândia, para coibir...

Jd. Santa Emília Jd. Santa Emília
Policial5 horas ago

Suspeito de tráfico de drogas tenta fugir da polícia, mas é detido no Jd. Santa Emília, em Hortolândia

Na madrugada de hoje (24), uma equipe policial seguia em patrulhamento pelo bairro Jd. Santa Emília, em Hortolândia, quando avistaram...

Praça da Cidadania Praça da Cidadania
Nossa Região5 horas ago

Praça de 7 mil metros quadrados vai ser inaugurada em Hortolândia

Nesta quinta-feira, dia 25 de abril, um sonho se torna realidade para os moradores de Hortolândia. A Prefeitura entrega a...

Clínica Ability Therapy - tea Clínica Ability Therapy - tea
Nossa Cidade6 horas ago

Clínica em Hortolândia inaugura atendimento diferenciado para crianças com TEA

No último sábado (20/04), diversas famílias participaram da abertura de um novo espaço dedicado ao cuidado e desenvolvimento de crianças...

Mega-Sena Mega-Sena
Nossa Região17 horas ago

Prêmio da Mega-Sena 2716 acumula em R$6 milhões. Sumaré leva 58 mil reais

O suspense estava no ar enquanto os jogadores aguardavam ansiosamente o resultado do sorteio da Mega-Sena 2716, e a expectativa...

Advertisement
cinema

Populares