Nossa Cidade

Carreta da mamografia começa atender terça (14)

Mulheres de Hortolândia, a partir dos 35 anos de idade, com horário agendado precisam tomar alguns cuidados antes de fazer exame

A carreta da mamografia, fruto de parceria entre a Prefeitura e o governo do Estado, por meio do programa Mulheres de Peito, já está em Hortolândia. Os atendimentos começam nesta terça-feira (14/02), às 9h, na Praça São Francisco de Assis, na Rua Alfredo Gomes, 30, na Vila real, em frente ao salão paroquial da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário.

Anuncio


Quem tem horário agendado precisa tomar alguns cuidados antes de realizar o exame que previne contra o câncer de mama. No dia do atendimento, é fundamental chegar antes do horário marcado para apresentar documentos e eventuais exames anteriores (ultrassom e mamografia). Além disso, a paciente não deve usar hidratantes, óleos ou cremes na região dos seios nem mesmo desodorante nas axilas, pois isto atrapalha a realização do exame. Outro aviso importante, dado pela Secretaria de Saúde, é quanto ao comprometimento da paciente: uma vez perdido dia e hora marcados, não será possível reagendar o procedimento, em razão de a carreta ser um serviço móvel, que permanecerá em Hortolândia por prazo definido.

Até agora mais de 200 exames já foram agendados. Não há mais vaga para a primeira semana de atendimento. No entanto, quem não agendou a mamografia gratuita, ainda pode fazer isto. Basta procurar a UBS (Unidade Básica de saúde) ou a USF (Unidade de Saúde da Família) de sua referência. Poderão solicitar a mamografia mulheres a partir dos 35 anos, moradoras da cidade.

A carreta atenderá até18 de março, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e, aos sábados, das 9h às 13h. Na segunda e terça-feira de Carnaval (27 e 28/02), não haverá atendimento. Serão realizados 50 exames durante a semana e 20 aos sábados. A expectativa é beneficiar, neste período, cerca de 1.300 mulheres.

Apresentação de documentos e retirada de exames

No dia do exame, quem tem até 49 anos, além de apresentar RG e cartão SUS (Sistema Único de Saúde), precisará de encaminhamento médico, solicitado por profissionais da rede pública ou particular. Quem tem 50 anos ou mais não precisará apresentar encaminhamento, apenas RG e cartão SUS.Laudo e exame serão retirados na própria carreta em data agendada pela equipe de atendimento.

“A falta causa prejuízo a outras mulheres, que poderiam fazer o exame e não podem porque a vaga foi preenchida, mas não utilizada. É preciso a paciente ter comprometimento, não faltar no dia e horário marcados”, explica a enfermeira Fátima Gomes, da Articulação de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde.

Segundo ela, o alvo do serviço são principalmente mulheres de 40 a 49 anos, que só fariam uma mamografia se houvesse histórico de queixa ou investigação em curso, mas que já estão numa faixa mais apropriada para fazer este acompanhamento. “Mulheres mais novas seguem outra orientação e conduta médica, como autoexame, exame clínico de mamas e ultrassom. Nossa maior preocupação é fazer o diagnóstico precoce, porque isto aumenta a possibilidade de cura, de sobrevida e de qualidade de vida desta mulher”, esclarece Fátima.

Parceria

A Carreta de Mamografia é uma parceria da Prefeitura com a Secretaria Estadual da Saúde, uma conquista do prefeito Angelo Perugini, durante o mandato como deputado. A realização dos exames gratuitos de mamografia é uma das prioridades para a área da Saúde nos 100 primeiros dias do governo Perugini.

“Nosso objetivo é garantir que todas as mulheres de Hortolândia tenham a oportunidade de fazer o exame, gratuitamente. A mamografia é um importante instrumento de prevenção e diagnóstico do câncer de mama. Pode salvar vidas”, afirma o prefeito.

O que é mamografia

A mamografia é o exame que permite diagnosticar de forma rápida o câncer de mama. O objetivo do Programa Mulheres de Peito é promover a saúde e a prevenção do câncer, realizar o diagnóstico, tratar a lesão e reabilitar as pacientes.

De acordo com Roseni Noventa, supervisora técnica de unidades móveis da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, as carretas do Programa Mulheres de Peito contam com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.

As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria da Saúde que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado fica pronto em até 48 horas após a realização do procedimento.

Além de mamógrafo, as carretas são equipadas com aparelho de ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antena de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo