Connect with us
Publicidade


Nossa Cidade

CARTA ABERTA: A Prefeitura e a manifestação em Hortolândia

Portal Hortolândia

Publicado

em

Palácio das Águas - Hortolândia (SP)

Nos últimos dias, o Brasil tem assistido e participado de um fenômeno social que nos orgulha do ponto de vista político e democrático. Um fenômeno que partiu das capitais e que vem tomando o interior, inclusive nossa cidade.

Em Hortolândia, o ato de mobilização popular teve início na sexta-feira, 21 de junho. Desde então, a Prefeitura aguarda um contato de representantes da manifestação dispostos a apresentarem uma pauta a ser discutida e se coloca à disposição, por meio da Secretaria de Chefia de Gabinete.

Vale ressaltar de que a Prefeitura, comunicada oficialmente da manifestação por meio de ofício entregue à Secretaria de Segurança, tomou providências para apoiar o manifesto pacífico. Manteve contato com a Associação Comercial, a Polícia Militar, as concessionárias da SP-101 e do sistema de transporte e disponibilizou, conforme solicitado, agentes de trânsito e da Guarda Municipal com o objetivo proporcionar segurança aos manifestantes e aos motoristas.

O propósito do governo municipal é manter um canal de diálogo aberto colocando-se à disposição para uma agenda oficial com representantes da manifestação. A Administração quer ouvir a voz das ruas porque entende que toda manifestação popular pacífica é legítima e deve ser respeitada.

Hortolândia e suas conquistas são fruto dos movimentos populares a começar pela emancipação do município. O povo foi às ruas por direitos como água, coleta e tratamento de esgoto, duplicação da rodovia SP-101, asfalto, iluminação, escola técnica federal, entre outras que contribuíram e fortaleceram nossa cidade. São as manifestações populares, importantes ferramentas da democracia, que ajudam todas as esferas governamentais a melhorar a vida das pessoas.

Transporte público de qualidade e com redução da tarifa figura como uma das prioridades do governo municipal e integra o Plano de Governo do prefeito Antonio Meira, registrado em cartório. Com apoio da população, a Prefeitura trabalha para garantir tarifa mais barata, eficiência e rapidez no transporte de passageiros.

A redução da tarifa de ônibus municipal, por meio do subsídio parcial da Prefeitura, faz parte do pacote de ações do governo para ampliar a eficiência do transporte coletivo municipal em Hortolândia.

Para colocar a medida em prática, a Prefeitura finaliza os estudos técnicos que definirão o valor do subsídio, que entrará em vigor ainda neste ano. Desde janeiro, a Prefeitura realiza uma série de ações para reestruturar o sistema. Estão em instalação 51 novos abrigos de ônibus, 12 estações elevatórias de embarque e desembarque de passageiros, privilegiando, também, o acesso de pessoas com deficiência visual, por meio do piso podotátil.

Em breve, entrarão em circulação 10 novos ônibus, que resultarão na criação de novas linhas e na continuidade da integração do transporte municipal com o interurbano, em parceria com a EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano). A ação reduzirá o intervalo entre um ônibus e outro e o tempo de viagem.

O governo municipal dá passos importantes para prestar um serviço de transporte com qualidade. Criou o Plano Municipal de Transporte, elaborado com a participação da comunidade, e implantou a lei que regulamenta o serviço na cidade, em vigor desde o ano passado. Com essas medidas, a Prefeitura definiu regras para a prestação do serviço de transporte de passageiros, ampliou o poder de fiscalização.

Ao lado da população – que participa das discussões sobre transporte, por meio de audiências públicas – a Prefeitura avança nas políticas públicas para o setor. O compromisso de garantir tarifa mais barata ao consumidor continua, junto com medidas que garantam que o transporte urbano eficiente chegue a todas as regiões da cidade. Com diálogo e participação da sociedade, vamos avançar, ainda mais, na questão do transporte.

Antonio Meira
Prefeito do Município de Hortolândia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Prefeito de Hortolândia é eleito presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC

Prefeitura

Publicado

em

O prefeito de Hortolândia, Angelo Perugini, acaba de se tornar presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas). Ele e o prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, eleito vice-presidente, estarão à frente do colegiado durante um ano, podendo o mandato ser renovado por igual período.

Perugini e Reis foram escolhidos, nesta terça-feira (19/01), durante a primeira reunião do Conselho neste ano, realizada no Hotel Fazenda Duas Marias, em Jaguariúna. Prefeitos e representantes do Estado, que compõem o Conselho da RMC, participaram da eleição. O encontro reuniu 17 dos 20 chefes do Executivo Municipal que compõem o colegiado.

“O papel do presidente é o papel de articulador, de motivador. Eu me disponho a ser o motivador de vocês para que tenha uma região metropolitana bem articulada, com presença forte para negociação com o Governo do Estado e com o Governo Federal”, afirmou Perugini. “Temos que conquistar recursos efetivos e ter uma relação mais proativa com o Governo do Estado. É isso que eu e o Gustavo Reis estamos nos propondo”, completou o prefeito de Hortolândia.

Sobre o Conselho de Desenvolvimento da RMC

O Conselho de Desenvolvimento da RMC é um órgão deliberativo, que trata de reivindicações e projetos conjuntos dos municípios, além de convênios e da utilização de recursos do Fundocamp (Fundo de Desenvolvimento da RMC). O fundo é formado pelas anualidades pagas pelas próprias prefeituras e tem na Agemcamp (Agência Metropolitana) o braço executivo para implementar políticas e ações. Os seis membros do Conselho do Fundocamp também foram eleitos na reunião.

 

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Prática esportiva com acompanhamento profissional pode ser realizada mesmo em casa

Prefeitura

Publicado

em

Mesmo com a suspensão temporária dos treinos habituais e de alto rendimento do Projeto Escolinhas Esportivas da Prefeitura de Hortolândia e das práticas esportivas nos espaços públicos, por tempo indeterminado, para evitar a disseminação do Coronavírus, é importante a realização de atividades que mantenham o movimento corporal e contribuam com a saúde da população. 

De acordo com a Secretaria de Esporte e Lazer de Hortolândia, atividades básicas como caminhar ao ar livre e subir escadas em vez de utilizar o elevador, por exemplo, ajudam a deixar o corpo ativo e a saúde em dia. Outras atividades físicas também podem ser realizadas em casa, mas sempre com atenção, auxílio profissional e respeito aos limites de cada um.

“Há uma forma de praticar exercícios em casa utilizando o peso do corpo, por exemplo. Abdominal, flexão e alongamento são algumas das atividades que, se realizadas de maneira correta, 30 minutos por dia, três vezes por semana, contribuem com a saúde do praticante. Antes de começar, o conselho é bom se consultar, mesmo que de maneira online, com um profissional da área de educação física. O limite do corpo deve ser respeitado também. Cada organismo reage à atividade física de uma forma e ao respeitar os limites, as lesões são evitadas”, explica Felipe Belozo, mestre em treinamento esportivo pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e gerente de esportes da Prefeitura de Hortolândia.

“Caminhadas e andar de bicicleta são algumas práticas que se realizadas, todos os dias, em um período entre meia hora e uma hora também contribuem muito com a saúde. A internet pode ser perigosa, pois há pessoas que não são capacitadas para realizar treinamentos esportivos. Portanto, pesquisar e se informar antes de seguir treinos de pessoas que não são habilitadas é a principal forma de preservar a saúde”, analisa Belozo.

No início da pandemia, a Prefeitura disponibilizou uma série de vídeos para contribuir com a prática esportiva em casa. Clique nos links abaixo para acompanhar:

https://www.facebook.com/watch/?v=221441512299611

https://www.facebook.com/watch/?v=2320516728242299

https://www.facebook.com/watch/?v=239252604192142

https://www.facebook.com/watch/?v=814279215734290

https://www.facebook.com/watch/?v=2916616978374405

https://www.facebook.com/watch/?v=220930642572331

https://www.facebook.com/watch/?v=917736948660407

De acordo com a Secretaria de Esporte e Lazer, os alunos matriculados nas modalidades esportivas de todos os espaços do Projeto Escolinhas Esportivas podem ficar tranquilos: ninguém perderá a matrícula e eles poderão retornar aos treinos normalmente, após a volta das atividades. Quem está na lista de espera também não perderá a vez de realizar a matrícula, quando o serviço voltar.

Confira abaixo os espaços esportivos fechados:

– Campo do Remanso Campineiro (Em reforma)

– Campo do Adelaide

– Campo do Poliesportivo

– Campo do Rosolen

– Campo do Caic (Jd. Amanda)

– Campo da Confibra (Construção de arquibancada em andamento)

– Campo Society do Jd. Adelaide

– Ginásio Poliesportivo Victor Savala

– Academia Municipal “Jaime Pereira”

– Poliesportivo “Nelson Cancian”

– Centro de Especialidades em Artes Marciais “Eliel Gomes”

– Centro de Treinamento em Ginástica Artística “Yasmin Geovana Santos Bonfin”

– Espaço Cantuário 

– CIF Santa Clara

– “Estação Cidadania de Esportes – Deputado Luiz Lauro Filho” 

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Bate papo de cinema do Ponto MIS exibe documentário sobre Adoniran Barbosa

Prefeitura

Publicado

em

Adoniran Barbosa, um dos mais importantes artistas do samba, é a atração do projeto online “Bate-Papo de Cinema”, realizado pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com o Ponto MIS (Museu da Imagem e do Som), órgão da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Nesta sexta-feira (22/01) e sábado (23/01), o projeto disponibilizará online o documentário “Adoniran: Meu Nome é João Rubinato”. Para assisti-lo, é necessário fazer inscrição no site do Ponto MIS, por meio deste LINK. 

No sábado (23/01), às 18h, o projeto realizará um bate-papo sobre o filme. Participam da atividade o diretor do documentário, Pedro Serrano, o músico e ator Paulo Miklos e o sambista e pesquisador Tadeu Augusto Matheus (Tadeu Kaçula). A mediação será do crítico de cinema Cassio Starling Carlos. O bate-papo será transmitido ao vivo pelo canal do MIS no YouTube. O link é https://www.youtube.com/user/missaopaulo.

O documentário mostra a carreira de Adoniran Barbosa (1910-1982), cujo nome verdadeiro era João Rubinato. Nascido no interior de São Paulo, Adoniran sonhava ser ator. Nos anos 1940 e 1950, trabalhou no rádio e no cinema, chegando a contracenar com artistas como Dercy Gonçalves, Nicette Bruno e Inezita Barroso. Mas foi na música que Adoniran alcançou fama, ao gravar músicas, acompanhado pelo grupo Demônios da Garoa, que se tornaram clássicos que até hoje são cantadas em rodas de samba país afora, como “Saudosa Maloca”, “Trem das Onze” e “Tiro Ao Álvaro”. O documentário reúne ainda várias imagens raras do artista.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

São Paulo3 horas atras

Fatecs divulgam lista de classificação geral do Vestibular do 1º semestre de 2021

Está disponível em vestibularfatec.com.br a lista de classificação geral do processo seletivo das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) para o primeiro...

Nossa Cidade6 horas atras

Prefeito de Hortolândia é eleito presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC

O prefeito de Hortolândia, Angelo Perugini, acaba de se tornar presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de...

Nossa Cidade6 horas atras

Prática esportiva com acompanhamento profissional pode ser realizada mesmo em casa

Mesmo com a suspensão temporária dos treinos habituais e de alto rendimento do Projeto Escolinhas Esportivas da Prefeitura de Hortolândia...

Nossa Cidade6 horas atras

Bate papo de cinema do Ponto MIS exibe documentário sobre Adoniran Barbosa

Adoniran Barbosa, um dos mais importantes artistas do samba, é a atração do projeto online “Bate-Papo de Cinema”, realizado pela...

Nossa Cidade7 horas atras

Prefeitura mantém distribuição de cestas básicas para famílias em vulnerabilidade social

A fim de auxiliar moradores em situação vulnerável, afetados pela pandemia do Coronavírus, a Prefeitura de Hortolândia distribui cestas de...

Nossa Cidade7 horas atras

Hortolândia inicia vacinação de profissionais de linha de frente da saúde

A Prefeitura de Hortolândia realizou, na tarde desta quinta-feira (21/01), ato simbólico para marcar o início da vacinação dos profissionais...

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares