Connect with us
Publicidade


Nossa Cidade

“Casa de Leitura Sustentável” leva consciência ambiental a alunos municipais

Portal Hortolândia

Publicado

em

Biblioteca da Emef Prof. Cláudio Roberto Marques transforma materiais reaproveitados e recicláveis em “casa”

Uma biblioteca diferente, onde a cultura se une à conscientização ambiental para atrair as crianças ao universo da literatura. Assim é a “Casa de Leitura Sustentável”, montada na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Prof. Cláudio Roberto Marques. Por meio deste projeto permanente, a unidade transformou o espaço em uma “casa” com móveis construídos a partir de objetos reaproveitados e material reciclável para abrigar os livros. Reinaugurada nesta semana, a biblioteca tem cerca 5 mil títulos.

Prateleiras, mesas e pufes foram criados a partir de caixotes, pallets (suportes de madeira) e pneus. No local, há até a “geloteca”, uma geladeira usada que agora guarda livros.

A distribuição dos títulos é temática, de acordo com o cômodo da “casa” representado no espaço. Na cozinha, por exemplo, há livros sobre culinária e alimentação saudável. No jardim, sobre animais.

Segundo a auxiliar da biblioteca, idealizadora do projeto, Helena Cristina Nelson, o objetivo é proporcionar um ambiente mais aconchegante para os alunos. A iniciativa faz parte do projeto “Resgate da nossa identidade: construindo uma sociedade sustentável”. “O espaço foi criado com a participação da comunidade e de profissionais da escola. As pessoas acham que é difícil praticar a sustentabilidade mas, com isso, mostramos um pouco do que podemos fazer”, diz a servidora.

Para Helena, a transformação da biblioteca em um “cantinho diferente” animou as crianças. “É outro ambiente. Os alunos estão encantados”, afirma.

Júlia Beatriz Santos Pereira, de 10 anos, aluna do 5º ano do Ensino Fundamental, conta que achou a ideia diferente. “Nunca vi nada assim. O que mais gostei foi da cozinha, que tem livros sobre alimentos”, declara. “Muitas coisas vão para o lixo e isso ensina que podemos reutilizar os objetos”, completa.

“Ficou muito legal e divertido. Tudo foi reformado com material reciclável. Gostei da cozinha”, concorda a aluna Nicole Eduarda Vidotti dos Santos, também do 5º ano.

Hortolendo na Escola

As ações de reaproveitamento de materiais na Emef Cláudio não estão só na biblioteca. Para o “Hortolendo na Escola”, evento realizado em toda a rede municipal até a próxima segunda-feira (31/08), a unidade criou uma sala dedicada à música, com exposição de instrumentos musicais antigos e outros criados a partir da reutilização de objetos e materiais recicláveis.

Segundo a professora do 2º ano, Cristiane dos Santos Sousa Andriolli, a sala criada juntamente com os alunos falou sobre a tecnologia na música. “Tivemos um rádio de madeira, criado pelo pai de um aluno, que não sabíamos se era original ou reciclado”, conta ela, referindo-se à beleza do objeto.

“Por meio da música, a criança aprende melhor e tem mais interesse pela leitura, que se torna mais prazerosa. Música é algo lúdico”, comenta Cristiane.

A professora destaca ainda a importância de promover a reutilização de materiais junto às crianças. “Um aluno mesmo me disse que, se reutilizarmos, vamos precisar tirar menos recursos da natureza”, diz Cristiane.

Outras atrações da sala preparada pelos alunos da turma foram um painel retratando a noite, com diversos personagens do folclore desenhados e estrelas criadas a partir do reaproveitamento de CDs.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Coronavírus Hortolândia: 7108 casos confirmados, 6745 curados e 197 óbitos

Redação

Publicado

em

Por

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta sexta-feira(22) mostra que o município teve 7108 casos confirmados, 6745 curados e 197 óbitos.

Casos confirmados: 10 pacientes internados em UTI’s fora do município; 01 em enfermaria fora do município; 01 na UTI do Hospital Municipal Mário Covas e 00 na enfermaria; 11 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 143 em isolamento domiciliar.

Casos suspeitos – aguardando exame: 04 casos internados em UTI’s fora do município; 09 em enfermaria fora do município; 01 caso na UTI do Hospital Municipal Mário Covas; 08 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 1200 em isolamento domiciliar.

9066 casos já foram descartados mediante resultado do exame de Covid-19.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Avança obra da terceira faixa na avenida da Emancipação

Prefeitura

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia realiza intervenções na avenida da Emancipação para intensificar a obra de construção da terceira faixa de rolagem da via, na altura da rua Barão de Itapura, no Residencial Maria de Lourdes. De acordo com a Secretaria de Obras, nesta sexta-feira (22/01), equipes da Administração Municipal realizaram, com maquinários, ajustes como nivelamentos necessários no local onde será a pista, ao lado da da empresa farmacêutica EMS. O trabalho prossegue nos próximos dias. 

Após a obra, motoristas que seguirem pela avenida da Emancipação, sentido Monte Mor/Rodovia dos Bandeirantes, terão maior fluidez no trânsito, sem a necessidade de parar no trevo da EMS. O objetivo da Prefeitura é acabar com o congestionamento de veículos que se forma neste trecho da avenida, principalmente em horários de pico.

Ao todo, serão construídos 550 metros de nova pista, desde o cruzamento com a Rua Barão de Itapura, próximo à empresa Horto Portas e Janelas, até o entroncamento da avenida com a Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101). Na primeira etapa da obra, iniciada em outubro do ano passado, já houve o afastamento do gradil da EMS e a escavação do trecho para implantação do sistema de drenagem de águas pluviais. Segundo a Secretaria de Obras, o projeto da terceira faixa da avenida da Emancipação terá calçada e ciclofaixa ao lado do gradil da empresa EMS.

Outra obra será realizada pela Administração Municipal, neste mesmo contrato, na Avenida da Emancipação, mas no sentido de entrada da cidade. Trata-se da adequação viária que tornará o trânsito mais seguro para quem vem a Hortolândia pela SP-101.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

O Portal Hortolândia parabeniza o SAMU Hortolândia que completa 13 anos de atividades

Redação

Publicado

em

Por

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) completou nesta semana 13 anos de atividades na cidade de Hortolândia.

O Portal Hortolândia parabeniza a toda equipe que está ou que já passou por lá. Esse serviço essencial que desde sua instalação na cidade vem fazendo diferença no atendimento de Urgência.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares