Nossa Cidade

“Casa de Leitura Sustentável” leva consciência ambiental a alunos municipais

Biblioteca da Emef Prof. Cláudio Roberto Marques transforma materiais reaproveitados e recicláveis em “casa”

Uma biblioteca diferente, onde a cultura se une à conscientização ambiental para atrair as crianças ao universo da literatura. Assim é a “Casa de Leitura Sustentável”, montada na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Prof. Cláudio Roberto Marques. Por meio deste projeto permanente, a unidade transformou o espaço em uma “casa” com móveis construídos a partir de objetos reaproveitados e material reciclável para abrigar os livros. Reinaugurada nesta semana, a biblioteca tem cerca 5 mil títulos.

Anuncio


Prateleiras, mesas e pufes foram criados a partir de caixotes, pallets (suportes de madeira) e pneus. No local, há até a “geloteca”, uma geladeira usada que agora guarda livros.

A distribuição dos títulos é temática, de acordo com o cômodo da “casa” representado no espaço. Na cozinha, por exemplo, há livros sobre culinária e alimentação saudável. No jardim, sobre animais.

Segundo a auxiliar da biblioteca, idealizadora do projeto, Helena Cristina Nelson, o objetivo é proporcionar um ambiente mais aconchegante para os alunos. A iniciativa faz parte do projeto “Resgate da nossa identidade: construindo uma sociedade sustentável”. “O espaço foi criado com a participação da comunidade e de profissionais da escola. As pessoas acham que é difícil praticar a sustentabilidade mas, com isso, mostramos um pouco do que podemos fazer”, diz a servidora.

Para Helena, a transformação da biblioteca em um “cantinho diferente” animou as crianças. “É outro ambiente. Os alunos estão encantados”, afirma.

Júlia Beatriz Santos Pereira, de 10 anos, aluna do 5º ano do Ensino Fundamental, conta que achou a ideia diferente. “Nunca vi nada assim. O que mais gostei foi da cozinha, que tem livros sobre alimentos”, declara. “Muitas coisas vão para o lixo e isso ensina que podemos reutilizar os objetos”, completa.

“Ficou muito legal e divertido. Tudo foi reformado com material reciclável. Gostei da cozinha”, concorda a aluna Nicole Eduarda Vidotti dos Santos, também do 5º ano.

Hortolendo na Escola

As ações de reaproveitamento de materiais na Emef Cláudio não estão só na biblioteca. Para o “Hortolendo na Escola”, evento realizado em toda a rede municipal até a próxima segunda-feira (31/08), a unidade criou uma sala dedicada à música, com exposição de instrumentos musicais antigos e outros criados a partir da reutilização de objetos e materiais recicláveis.

Segundo a professora do 2º ano, Cristiane dos Santos Sousa Andriolli, a sala criada juntamente com os alunos falou sobre a tecnologia na música. “Tivemos um rádio de madeira, criado pelo pai de um aluno, que não sabíamos se era original ou reciclado”, conta ela, referindo-se à beleza do objeto.

“Por meio da música, a criança aprende melhor e tem mais interesse pela leitura, que se torna mais prazerosa. Música é algo lúdico”, comenta Cristiane.

A professora destaca ainda a importância de promover a reutilização de materiais junto às crianças. “Um aluno mesmo me disse que, se reutilizarmos, vamos precisar tirar menos recursos da natureza”, diz Cristiane.

Outras atrações da sala preparada pelos alunos da turma foram um painel retratando a noite, com diversos personagens do folclore desenhados e estrelas criadas a partir do reaproveitamento de CDs.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo