Nossa Cidade

Casos de Dengue caem 86% nos primeiros quatro meses deste ano

Agenda Verde colaborou para redução dos casos positivos

Anuncio


Desde o início do ano, a Prefeitura de Hortolândia trabalha incessantemente na eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue e outras doenças. Por meio da ação Agenda Verde, as secretarias municipais se unem em mutirões de limpeza e zeladoria, com objetivo de deixar a cidade mais limpa e livre de doenças. O trabalho da Administração Municipal, aliado ao ciclo natural da dengue, resultou na redução de 86% dos casos positivos da doença nos quatro primeiros meses deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado. Entre janeiro e abril, Hortolândia registrou 142 casos positivos de Dengue, contra 1.014 casos confirmados na mesma época, em 2016. Apesar da boa notícia, as ações de combate à Dengue e as outras doenças causadas pela Aedes aegypti vão continuar, contribuindo para manter em baixa a proliferação do mosquito vetor.

De acordo com o diretor do Departamento de Saúde Coletiva, Antônio Roberto Stivalle, o ciclo natural da Dengue indica, pela série histórica, que a doença tem períodos de menor transmissão. “O vírus que circula em um ano infecta muitas pessoas, que criam imunidade àquele tipo de Dengue. No ano seguinte, se não houver mutação do vírus, o tipo em circulação já não infecta mais tantas pessoas. Temos esta tendência a cada quatro anos, em média”, explicou o especialista. “Além disso, temos um trabalho intenso de busca e eliminação de criadouros, o que colabora para diminuir ainda mais a transmissão e evitar que as pessoas que nunca tiveram Dengue também não adoeçam”, afirmou Stivalle.

Em 2016, ao longo de todo o ano, Hortolândia registrou 1.313 casos positivos de Dengue. Neste ano, a expectativa é que o número total de pessoas infectadas mantenha a tendência de queda registrada nos quatro primeiros meses deste ano.

Agenda Verde

O objetivo da Agenda Verde é envolver toda a comunidade numa parceria construtiva, para que praças, ruas e avenidas, áreas de lazer e outros espaços públicos recebam manutenção permanente, com equipamentos e pessoal trabalhando em todos os bairros. A Prefeitura acredita que, mobilizando a população, será mais fácil resolver, em conjunto, questões ambientais que se tornam problemas de saúde pública, como o descarte irregular de entulhos e volumosos nas calçadas, terrenos baldios e áreas verdes, situações que favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti. As ações buscam despertar no munícipe o sentimento de participação, responsabilidade e atenção para com os próprios hábitos em relação à cidade.

Na primeira etapa da Agenda Verde, 22 bairros receberam a ação, que consiste em visitas às residências com orientação aos moradores, Operação Cata Bagulho, com remoção de itens inservíveis e criadouros da Dengue, e mutirão de limpeza e manutenção de áreas públicas. Na segunda etapa, outros 24 bairros foram atendidos. Na próxima semana, inicia a terceira etapa da ação, com atividades programadas para atender a região do Jardim Amanda.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo