Nossa Cidade

Centro de Memória continua com exposição sobre tropeirismo

Espaço está aberto à visita de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30

Você procura um passeio para levar as crianças nestas férias escolares? A Prefeitura de Hortolândia oferece uma boa opção de lazer cultural: é a exposição “Hortolândia: de trilha, passagem para tropeiros e os ventos nos levam ao rodeio”, que continua em exibição no Centro de Memória “Professor Leovigildo Duarte Junior”, localizado na rua Rosa Maestrello, 2, Vila São Francisco. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30.

Anuncio


A exposição mostra fotos antigas, materiais e objetos relacionados ao tropeirismo. O título da exposição faz referência a um trecho do primeiro verso do Hino de Hortolândia. O tropeirismo influenciou a formação histórico-cultural do município.

Na exposição, os visitantes também conhecem curiosidades. De acordo com a pesquisa feita pela Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, no século 19, quando Hortolândia se chamava Jacuba, a cidade serviu de ponto de parada para tropeiros. O nome Jacuba, em tupi-guarani, significa “água quente”, baseia-se  em um pirão feito com farinha de mandioca, cachaça, açúcar e mel que era consumido pelos tropeiros. 

O Centro de Memória ocupa o prédio, restaurado pela Prefeitura, onde funcionava a antiga Estação Ferroviária Jacuba. O espaço reúne acervo sobre a história do município e dispõe de videoteca, biblioteca, mapoteca, fototeca e terminal de consulta digital. Em todo último fim de semana de cada mês, a Prefeitura abre o Centro de Memória para visitação.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo