Connect with us

Nossa Cidade

Centro de Memória é opção de passeio gratuito para este fim de semana

Prefeitura

Publicado

em

Quer fazer um passeio cultural, “nutritivo” e, o melhor de tudo, gratuito? A dica é visitar o Centro de Memória “Professor Leovigildo Duarte Junior”, órgão da Prefeitura de Hortolândia, que abrirá neste sábado (29/02) e domingo (01/03), das 9h às 16h. A Prefeitura abre o espaço todo último fim de semana de cada mês. O Centro de Memória está localizado na rua Rosa Maestrello, 2, Vila São Francisco.

Atualmente, o centro está com a exposição “Sabores de Hortolândia – Uma Mistura de Temperos, Histórias e Culturas”. A exposição foi inaugurada em dezembro do ano passado, no mesmo dia da cerimônia de premiação do Prêmio Jacuba que escolheu o estabelecimento gastronômico da cidade que fez o melhor prato criado com mel, cachaça e farinha de mandioca, os três ingredientes da receita do pirão jacuba.

De acordo com pesquisa feita pela Secretaria de Cultura, Hortolândia era ponto de pouso e parada de tropeiros no século 19. Nestas ocasiões, eles consumiam a jacuba. O prêmio foi uma ação que integrou o lançamento da 2ª edição do roteiro gastronômico “Sabores de Hortolândia”, promovido em 2019 pela Prefeitura, que contou com 110 estabelecimentos gastronômicos da cidade inscritos.

A exposição mostra o aspecto histórico-cultural da alimentação. Também são abordados temas como gastronomia e saúde. A exposição tem vídeos relacionados com o tema e uma mesa com potes contendo temperos e especiarias. Outro atrativo da exposição é um cantinho de leitura em homenagem à poetisa goiana Cora Coralina (1889-1985), que também se notabilizou por ser uma doceira talentosa. Em vários de seus poemas e contos, Coralina fez referência a alimentos.

Além de se deliciar com a exposição, o visitante poderá conhecer um pouco a história da antiga Estação Jacuba e do município ao conferir objetos, fotos e materiais antigos que integram o acervo do Centro de Memória. O espaço ocupa o prédio da antiga Estação Ferroviária Jacuba, que foi restaurado pela Prefeitura e inaugurado em 2014.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

Desassoreamento da lagoa do Pq. Remanso das Águas inicia nas próximas semanas

Prefeitura

Publicado

em

A lagoa de contenção de enchentes do Parqu e Remanso das Águas, na região do Jd. Carmem Cristina, será desassoreada, em breve. Equipes da Prefeitura de Hortolândia trabalham atualmente na limpeza nas margens, com a remoção da camada vegetal das laterais. Máquinas ajudam na limpeza, preparando o espaço para passar por desassoreamento, a partir das próximas semanas. Durante o procedimento, a areia que se acumulou no fundo do lado será removida, assim como outros resíduos que reduzem a capacidade de armazenamento do reservatório de água. A ação melhorará a condição ambiental do parque, garantindo mais qualidade de vida aos moradores do entorno.

De acordo com a Secretaria de Obras, a estimativa é de que sejam removidos do fundo da lagoa aproximadamente 95.979,00 metros cúbicos de detritos, material correspondente a uma área de 44.470,00 metros quadrados.

O reservatório de contenção de enchentes do Parque Remanso das Águas tem capacidade de armazenamento para até 840 milhões de litros de água. Quando chove muito e este volume excede, a água é direcionada ao Ribeirão Jacuba por meio de um extravasor, porém num volume menor do que o da enxurrada. Isso evita alagamentos na Região Central da cidade. O mesmo método é usado no Parque Lago da Fé, onde as duas lagoas de contenção de enchentes funcionam como reservatórios em dias de chuva forte.

A Prefeitura também prepara a licitação para a limpeza do lago que fica embaixo da Ponte da Esperança (estaiada), na região entre o Jd. Santa Rita de Cássia e Jd. Novo Ângulo. Além da limpeza da camada vegetal e dos detritos depositados no fundo da água, este lago terá seu entorno urbanizado, com a implantação de equipamentos públicos de lazer, como pista de caminhada, ciclovia e academia ao ar livre. A obra de urbanização já está em licitação.

PIC

O desassoreamento do lago do Parque Remanso das Águas faz parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento). O programa prevê mais de 100 obras e serviços, em diversas áreas. Para a realização destas intervenções, a Prefeitura conta com apoio da iniciativa privada, dos governos estadual e federal, sendo que a principal fonte de recursos é um financiamento junto ao banco internacional CAF.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

Shopping Hortolândia reabriu as portas

Portal Hortolândia

Publicado

em

O Shopping Hortolândia reabriu as portas nesta segunda-feira, 01/06, seguindo as orientações oficiais. Seguimos em horário reduzido e tomando todas as precauções necessárias para garantir sua segurança e conforto.

Fique atento(a) aos horários de funcionamento:

1. Lojas e quiosques: todos os dias, das 14h às 18h.
2. Lotérica: de segunda a sábado, das 9h às 18h.
3. Supermercado Tenda: de segunda a sábado, das 7h às 19h. Domingos e feriados, das 8h às 18h.
4. Bild: de segunda a sábado, das 8h às 18h.
5. Praça de alimentação: fechada, sendo permitida apenas a comercialização através do delivery, take-away (retirada no balcão para consumo fora das dependências do shopping) ou drive-thru (retirada no estacionamento sem sair do carro) conforme horários abaixo:
6. Delivery: todos os dias, das 12h às 22h.
7. Take-away: todos os dias, das 14h às 18h.
8. Drive-thru: de segunda a sábado, das 12h às 19h. Domingos e feriados, das 12h às 18h.

Inicialmente, todas as lojas estarão em funcionamento, com exceção dos cinemas, áreas de entretenimento, atividades para crianças, barbearia, salões de beleza, cabeleireiros e academia.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Famílias de alunos da rede municipal receberão mais um kit de alimentação

Prefeitura

Publicado

em

Famílias de alunos da rede municipal que são assistidas pela Prefeitura de Hortolândia, por meio de kits de alimentação entregues nas escolas, podem ficar tranquilas.  A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia já prepara mais uma remessa de alimentos básicos, que serão distribuídos a partir da segunda quinzena deste mês. Aquelas que já receberam os kits em abril e maio serão convocadas para retirar a nova remessa nas escolas municipais e, também, nas instituições particulares conveniadas com o Bolsa Creche. Quem não retirou os alimentos nos meses anteriores, mas precisará de ajuda em junho, deve procurar a secretaria da escola, a partir da próxima segunda-feira (08/06), das 9h às 15h, e agendar a retirada.

A entrega dos kits de alimentação foi adotada pela Administração Municipal para garantir a segurança alimentar de alunos em vulnerabilidade social, enquanto as aulas regulares estão temporariamente suspensas, para conter a disseminação da COVID-19. O kit é composto por gêneros comumente utilizados no preparo da alimentação escolar. Desde que a entrega iniciou, no final de março, 45 mil alunos foram beneficiados.

De acordo com a diretora do Departamento de Segurança Alimentar, Alessandra Barbosa Sarto, a entrega dos alimentos segue um cronograma para evitar aglomerações. “Adotamos todos os protocolos sanitários para realizar a entrega dos kits de alimentação com segurança para os funcionários das escolas e para as famílias”, destacou a diretora.

“Estes kits suprem a necessidade dos alunos durante o período sem aulas com uma alimentação balanceada e o mais adequada possível, preparada pelas famílias, em casa. As famílias estão recebendo estes alimentos e entendendo que é uma ação importante diante da necessidade do momento”, destacou a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Sandra Fagundes Freire.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo