Connect with us
Publicidade

Nossa Cidade

Centro de Memória recebe alunos das Emeiefs Três Casas e Viva Mais

Prefeitura

Publicado

em

 

Professores têm uma boa oportunidade de mostrar a história da cidade para os alunos de uma forma divertida. Basta agendar uma visita monitorada ao Centro de Memória “Professor Leovigildo Duarte Junior”, órgão da Prefeitura, localizado na rua Rosa Maestrello, 2, Vila São Francisco. Foi isso o que fizeram professores das Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Bairro Três Casas e Viva Mais. Cerca de 200 crianças das duas escolas visitaram o espaço, nesta terça (14/05) e quarta-feira (15/05). 

A visita foi monitorada pela equipe do Centro de Memória. O espaço ocupa o prédio, restaurado pela Prefeitura, onde funcionava a antiga Estação Ferroviária Jacuba. O acervo reúne materiais sobre a antiga estação e a história do município. O espaço dispõe ainda de videoteca, biblioteca, mapoteca, fototeca e terminal de consulta digital. 

Os alunos conferiram a exposição “Hortolândia: de trilha, passagem para tropeiros e os ventos nos levam ao rodeio”. A exposição mostra a influência do tropeirismo na formação histórico-cultural do município. De acordo com a pesquisa feita pela Secretaria de Cultura, no século 19, quando Hortolândia se chamava Jacuba, a cidade foi ponto de parada para tropeiros. Lançada em setembro do ano passado, a exposição fica em cartaz até junho. As crianças ainda conferiram materiais e objetos antigos do acervo do Centro de Memória que ficam em exposição permanente.

Além de escolas das redes pública e particular de ensino, as visitas monitoradas também podem ser agendadas por entidades e empresas. Para isso, basta ligar, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h,no próprio Centro de Memória, no telefone 3865-2678. A visita monitorada tem entre 40 a 50 minutos de duração.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Rua do Jd. São Sebastião ganha reforço na sinalização de solo

Portal Hortolândia

Publicado

em

A rua Alecrim, no Jardim São Sebastião, recebeu, nesta segunda-feira (26/10), uma nova etapa do trabalho de reforço e implantação de sinalização de solo, realizado pela Prefeitura de Hortolândia. Toda a extensão da via foi repintada com faixas duplas amarelas contínuas, além de faixas de pedestres, faixas de retenções e paradas obrigatórias. Na via, ainda foram implantadas e pintadas duas lombadas. O trabalho da Secretaria de Mobilidade Urbana continua em outros locais nos próximos dias, uma vez que é realizado diariamente em diversas regiões da cidade.

“Temos de melhorar a segurança viária na cidade. A implantação e o reforço da sinalização de solo contribuem com pedestres e motoristas, além de evitar acidentes. Precisamos da colaboração de todos para que circulem nos limites corretos de velocidade de cada via da cidade e respeitem as leis de trânsito”, solicita o diretor de Operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

Segurança viária cresce em Hortolândia

Para salvar vidas no trânsito, a Prefeitura realiza, desde 2017, uma série de ações, que vão de atividades educativas com motoristas e pedestres, reforço na sinalização, até a implantação de radares controladores de velocidade, principal medida adotada pela Administração Municipal para a redução de mortes no trânsito da cidade. Os dispositivos começaram a funcionar em janeiro do ano passado.

Outra medida importante é a instalação de dois painéis eletrônicos com informações sobre o trânsito, nas entradas da cidade. Eles já estão em funcionamento. O objetivo é informar ao motorista sobre o fluxo do trânsito no município, além de dar avisos necessários para a boa fluidez do tráfego, cuidados e bem-estar pessoal.

imagem ilustrativa

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Aumenta número de ocorrências ligadas à perturbação do sossego e aglomerações em Hortolândia

Portal Hortolândia

Publicado

em

A “Operação Saturação”, realizada semanalmente pela Prefeitura de Hortolândia, registrou novo aumento no número de ocorrências de aglomeração de pessoas e perturbação do sossego, neste final de semana. Da noite de sexta-feira a domingo (23 a 25/10), foram atendidas 41 denúncias pelas equipes da Guarda Municipal. No final de semana passado, houve 30 atendimentos deste tipo na cidade, 11 a menos que agora.

Realizada pela GM e pelo Setor de Fiscalização todos os finais de semana,
a Operação tem o objetivo de conscientizar a população, orientar o funcionamento correto dos estabelecimentos comerciais e evitar a disseminação do Coronavírus. A iniciativa acontece desde o final do mês de março.

Mesmo com a entrada de Hortolândia na “Fase Verde” do Plano São Paulo de reabertura gradual e consciente das atividades, do Governo Estadual, é proibida a realização de festas com aglomerações, em espaços públicos e privados, além de ações que perturbem o sossego dos munícipes. Segundo a Secretaria de Segurança, desde janeiro, foram registradas 2.692 ocorrências ligadas à perturbação do sossego e aglomeração de pessoas com maior número de casos registrados durante a pandemia.

Como denunciar

Quem flagrar estas situações poderá denunciar os infratores, que podem ser levados à delegacia. Denúncias que caracterizem aglomeração de pessoas ou perturbação de sossego podem ser feitas à corporação, a qualquer hora do dia ou da noite, todos os dias da semana, pelo telefone 153 ou 08000-111-580.

Os responsáveis por organizar festas clandestinas podem ser multados em até R$ 5.000,00, segundo as leis de perturbação do sossego. O local da confraternização poderá ser lacrado, alerta a Secretaria de Governo.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Agentes de Educação Ambiental orientam moradores do entorno do Parque Novo Ângulo

Portal Hortolândia

Publicado

em

Agentes do Núcleo de Educação Ambiental da Prefeitura de Hortolândia realizam, nesta semana, trabalho de conscientização junto à comunidade do entorno do futuro Parque Novo Ângulo.

O novo espaço de lazer e convivência tem inauguração prevista para o próximo mês. A iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável visa orientar os usuários da praça que já está pronta no local.

Durante a ação, os agentes orientaram os moradores sobre descarte correto de resíduos e em quais PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis), mais próximos da região, a comunidade pode fazer o descarte. “Também falamos para os moradores sobre as oficinas de materiais recicláveis e outras atividades educativas que a Prefeitura realizará no parque assim que for inaugurado”, explica o coordenador do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ricardo Zanoni.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares