Nossa Cidade

Centro de Memória tem novo horário de funcionamento

Espaço fica aberto ao público de terça a sexta-feira, das 9h às 16h45; no último final de semana de cada mês, Centro de Memória abre das 9h às 17h

Anuncio


A partir deste mês, o Centro de Memória de Hortolândia “Professor Leovigildo Duarte Júnior” tem novo horário de funcionamento. O espaço, administrado pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura, passa a receber visitas de terça a sexta-feira, das 9h às 16h45. No último final de semana de cada mês, o órgão abre para visitação em horário diferenciado, das 9h às 17h.

O Centro de Memória de Hortolândia está localizado na Rua Rosa Maestrello, nº 02, na Vila São Francisco. A visitação é gratuita e livre para todas as idades. Grupos e excursões também podem agendar a visita monitorada por meio do telefone 3865 2678, com as servidoras Paula ou Tatiane.

Estudantes do 5º ano da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Jd. Amanda I (CAIC) fizeram este passeio histórico no ano passado. No dia 14 deste mês, quem visita o local são os alunos do 1º ano da Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Sebastiana das Dores Moura, do Jd. Vila Real.

Exposições

Para contar a história de Hortolândia, o Centro de Memória abriga documentos e objetos antigos em seu acervo. O espaço também tem como aliada a tecnologia para garantir a interatividade dos visitantes com o conteúdo. No local, há diversas exposições permanentes e temporárias, Biblioteca de Referência, laboratórios audiovisual, cartográfico e fotográfico digital.

Nas exposições permanentes estão os memoriais “Estação Jacuba”, “Professor Leovigildo Duarte Júnior”, “Executivo e Legislativo” e de “Famílias”.

No “Memorial Estação Jacuba”, fotos, mapas, peças ferroviárias antigas e diversos outros documentos levam o público a conhecer um pouco mais sobre a sede do Centro de Memória.

O “Memorial Professor Leovigildo Duarte Júnior” mostra arquivos do patrono e idealizador do Centro, que também atuou como militante do Movimento Pró-Emancipação de Hortolândia.

A vida política da cidade é retratada no “Memorial dos poderes Executivo e Legislativo”, onde estão expostas fotos dos prefeitos e legislaturas da câmara municipal.

No “Memorial de Famílias”, fotos, conteúdo audiovisual e objetos de antigos moradores levam ao público informações sobre famílias tradicionais, que viram a cidade passar por muitas transformações.

Centro de Memória de Hortolândia “Professor Leovigildo Duarte Júnior”

Horário de visitação: *de terça a sexta-feira, das 9h às 16h45;

                            *no último final de semana de cada mês, das 9h às 17h

Endereço: Rua Rosa Maestrello, nº 02, Vila São Francisco

Telefone: 3865 2678

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo