Nossa Cidade

Chácaras Acaray e Jd. Sumareizinho recebem nebulização para eliminar criadouros do Aedes aegypty, nesta sexta-feira e sábado (17 e 18/04)

Nesta sexta-feira (16/04), a Administração realiza nebulização contra o mosquito da Dengue no bairro Chácaras Acaray.  A ação é feita, com auxílio de nebulizadores costais motorizados, por uma equipe de agentes da UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde. Já neste sábado (18/04), a UVZ realizará nebulização no Jardim Sumarezinho. A ação acontecerá na região delimitada pelas ruas Maria Zilda Salustiano de Freitas, Valdiva Fernandes da Silva e Sebastião Isidoro Rosa. 

Durante a ação, os agentes visitam as casas dos moradores para eliminar focos de criadouro de larvas do mosquito. Para isso, eles utilizam o nebulizador para espalhar o inseticida. Na quarta-feira (15/04), os agentes fizeram busca ativa na região da Chácaras Acaray e informaram os moradores sobre a nebulização que foi iniciada na quinta-feira (16/04). 

Anuncio


Na quinta-feira (16/04), o órgão realizou o bloqueio de controle de criadouros (BCC) na região do Jardim Sumarezinho. “No bloqueio, os agentes entram nas casas dos moradores para procurar recipientes com água parada, caixas abertas, vasos de plantas com água, entre outros itens  que podem servir de criadouro para as larvas do Aedes aegypti”, explica o coordenador do órgão, Ibraim Almeida.   

De acordo com a Vigilância Sanitária, órgão da Secretaria de Saúde, o município registra, até o momento, 1.130 casos notificados de Dengue, 267 positivos, 346 negativos, 517 aguardando resultado e nenhum óbito. A cidade não tem nenhum caso notificado neste ano de Zika e Chikungunya.  

Além desta ação, a Prefeitura tem realizado nebulização veicular, em parceria com a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), órgão do governo estadual, em diversas regiões da cidade. A ação consiste em espalhar inseticida em forma de vapor, a partir de um veículo equipado, a fim de eliminar o Aedes aegypti. Para que o inseticida tenha maior eficácia, a nebulização deve ser feita durante três dias seguidos. 

10 MINUTOS 

A Prefeitura de Hortolândia salienta que a população também deve fazer sua parte e colaborar na prevenção e no combate ao Aedes aegypti. Para isso, a Secretaria de Saúde está com a campanha “10 minutos contra o mosquito”, na qual explica como é possível, em apenas 10 minutos por semana, acabar com o ciclo de procriação do inseto.

No material informativo da campanha, há orientações para checar alguns itens dentro de casa e nos quintais, e realizar ações como manter tampados tonéis, barris e caixas d´água, colocar telas em ralos e mantê-los limpos, entre outras medidas. O material está disponível no site da Prefeitura, neste link .

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo