Nossa Cidade

Chamada eletrônica organiza fluxo de pacientes no Hospital Mário Covas

Segundo artigo da Prefeitura, desde a semana passada, pacientes atendidos no Hospital Municipal Mário Covas contam com uma novidade tecnológica: a chamada eletrônica. Por meio de um painel instalado na recepção, quem aguarda atendimento ou medicação visualiza no televisor seu nome e a sala para a qual deve se dirigir. Auto-falantes também anunciam, por voz, as mesmas informações. Além de organizar o fluxo interno dos pacientes no ambiente hospitalar, a chamada eletrônica é o primeiro passo para a informatização do sistema de atendimento que terá, em breve, o histórico dos pacientes arquivado digitalmente, entre outros benefícios.

A chamada eletrônica é uma das iniciativas da OS (Organização social) APGP (Associação Paulista de Gestão Pública), empresa contratada pela Prefeitura de Hortolândia, em maio, para cuidar da gestão das unidades de urgência e emergência do município. Esta é mais uma reportagem da série de notícias sobre as principais melhorias em implantação no Hospital, que resultam em qualidade no atendimento prestado à população.

Anuncio


Depois de fazer a ficha na recepção, a primeira chamada é para o acolhimento do paciente, onde um profissional de enfermagem afere pressão, observa se há febre e faz a classificação de risco de acordo com o estado de saúde da pessoa. Em seguida, o paciente é chamado pelo consultório médico. No painel aparece, além do nome da pessoa, o número do consultório, evitando confusão nos corredores internos. A chamada eletrônica acaba com a necessidade de um funcionário ou do próprio médico sair do consultório para chamar pelo paciente na recepção. Além disso, a espera na recepção evita aglomeração nos corredores. Caso o médico faça receita de medicação ou procedimento de enfermagem, a pessoa volta para a recepção onde espera ser convocado, pelo painel, para a sala específica.

O sistema é semelhante ao utilizado por hospitais particulares. Para que a chamada eletrônica fosse possível, a OS comprou 12 computadores novos, instaladas em todos os consultórios e salas de atendimento, como medicação e acolhimento. Além disso, impressoras foram instaladas nos consultórios. Em breve, os pacientes receberão receitas e atestados impressos. Esta é a primeira ação para a informatização do atendimento do Hospital que, até o final do ano, será interligado às UPAs-24h (Unidades de Pronto Atendimento), salas de medicação, laboratório de análises clínicas e serviço de diagnóstico por imagem. Assim, todo o histórico do paciente ficará arquivado digitalmente, inclusive resultados de exames e medicações prescritas anteriormente.

Um novo hospital

A Prefeitura trabalha com o objetivo de colocar a saúde para funcionar. Ao assumir a Administração Municipal, em janeiro, o governo do prefeito Angelo Perugini encontrou o Hospital Municipal de forma precária: macas, equipamentos e diversas instalações precisavam de manutenção, estoques estavam desabastecidos e o prédio apresentava problemas estruturais, entre outros problemas constatados.

Desde então, uma força-tarefa trabalha para transformar o Mário Covas em um novo hospital. A unidade emergencial ganhou novos serviços e a reestruturação do atendimento garante mais organização e segurança na realização dos procedimentos. A compra de novos equipamentos possibilitaram a ampliação do número de leitos. Além disso, mudanças estruturais, reformas internas e a modernização do centro cirúrgico, como a chegada de equipamento de videolaparoscopia, são outras ações que já estão acontecendo e fazendo a diferença no dia a dia dos pacientes.

Para cuidar da gestão das unidades de urgência e emergência do município, a Prefeitura contratou a OS APGP, empresa que pode fazer investimentos como pessoa jurídica, sem procedimentos burocráticos como os que são enfrentados pela Administração Municipal. Isso garante agilidade na solução dos problemas, como o abastecimento dos estoques de medicamentos do Hospital, ação realizada recentemente e que, se fosse feita pelo município, dependeria de licitação com prazos longos.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo